Close Menu
Login
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Notícias
    • Mercado
    • Saúde
    • PDV
    • Medicamentos
    • HPC
    • Regulatório
    • Lançamentos
  • Revista
    • Edição Atual
    • Edições Anteriores
    • Colunistas
    • Guia da Farmácia Responde
  • + Conteúdo
    • Vídeos
    • Ebooks
    • Especiais
    • Ferramentas
  • Plataformas
    • Guia Farma Digital
    • Guia de Equivalentes
    • Guia de Genericos
  • Serviços
    • Indústrias
    • Distribuidoras
    • Farmácias
    • Bulas
  • Busca de Medicamentos
  • Anuncie
ASSINE o Guia da Farmácia Cadastre-se na Área Restrita
×

Área Restrita

Cadastro gratuito apenas para prescritores de medicamento.
Acesse conteúdos exclusivos do Portal.

Cadastre-se

Esqueceu a senha?
Facebook X (Twitter) Instagram YouTube Login
Guia da Farmácia Guia da Farmácia
Guia da Farmácia
  • Notícias
    • Mercado
    • Saúde
    • PDV
    • Medicamentos
    • HPC
    • Regulatório
    • Lançamentos
  • Revista
    • Edição Atual
    • Edições Anteriores
    • Colunistas
    • Guia da Farmácia Responde
  • + Conteúdo
    • Vídeos
    • Ebooks
    • Especiais
    • Ferramentas
  • Plataformas
    • Guia Farma Digital
    • Guia de Equivalentes
    • Guia de Genericos
  • Serviços
    • Indústrias
    • Distribuidoras
    • Farmácias
    • Bulas
  • Busca de Medicamentos
  • Anuncie
ASSINE o Guia da Farmácia
PDV

WhatsApp para farmácias: um aliado do atendimento ao checkout

Por Guia da Farmácia 24 de abril de 2022 Atualizado em: 12 de abril de 2022 1 comentário 3 Minutos de leitura
WhatsApp-farmácias

Antes mesmo do lançamento do WhatsApp Business, em 2018, vários setores do varejo já utilizavam o aplicativo de mensagens para se comunicar com os clientes e para fins comerciais – principalmente os pequenos varejistas, que constroem uma relação muito mais “íntima” e direta com os consumidores. No segmento farmacêutico, essa particularidade sempre foi um DNA do negócio, dado que 65% das farmácias e drogarias do país são pequenas ou médias, de acordo com o Conselho Federal de Farmácia (CFF).

Com os avanços na tecnologia e a pandemia – que colocou todos em distanciamento social da noite para o dia – as pessoas passaram a utilizar ainda mais o WhatsApp. Uma pesquisa da Panorama Mobile Time/Opinion Box, publicada em dezembro de 2021, aponta o WhatsApp no topo do ranking de aplicativos mais utilizados pelos brasileiros, com 54% dos entrevistados afirmando utilizar o app ao menos uma vez por dia. Além disso, 33% dos entrevistados disseram que o WhatsApp é o aplicativo em que passam mais tempo ao longo do dia.

A mesma pesquisa, realizada no ano anterior, mostrou que 76% dos respondentes afirmaram se comunicar com empresas através do WhatsApp e, além disso, 52% compram produtos e serviços pelo aplicativo. Se antes o contato por telefone eram modalidades fortes no setor, as mensagens hoje são ferramenta de comunicação (e venda!) que já está na mão do cliente e que o varejista deve encontrar os melhores caminhos para utilizá-la a seu favor.

No negócio, o app representa uma flexibilidade no atendimento, sem a necessidade de designar uma pessoa só para responder às ligações (como acontecia nos tempos de contato telefônico), além de levar facilidades que fazem a diferença no momento de decisão do cliente, como a possibilidade de realizar o pagamento da compra pelo WhatsApp Pay ou por links de pagamento integrados ao sistema

Mas, de nada adianta utilizar o WhatsApp como mais um canal de venda se ele não estiver integrado à operação. Sem isso, toda venda realizada pelo aplicativo terá que ser lançada manualmente no sistema (da mesma forma como era pelo telefone) – um gasto enorme de tempo que compromete toda a agilidade e produtividade do dia a dia. É preciso, mais do que nunca, buscar integrar e automatizar os processos.

Por fim, já existem empresas que viabilizam essa integração do WhatsApp no sistema de gestão e, inclusive, algumas associações, como a Febrafar, já utilizam deste recurso, bem como as grandes redes farmacêuticas. Para se manter competitivo dentro deste mercado, é importante não só manter este canal ativo, mas torná-lo um aliado do seu negócio, reduzindo as tarefas operacionais e usufruindo dele do atendimento à finalização da venda.

Inovação em farmácias: como o pequeno varejista pode se beneficiar? 

Fonte e foto: Gerente de Ofertas e Produtos Linx, Leandro Maia Ruggero, com exclusividade para o Guia da Farmácia.

Guia da Farmácia

Premiado pela Anatec na categoria de mídia segmentada do ano, o Guia da Farmácia é hoje a publicação mais conhecida e lembrada pelos profissionais do varejo farmacêutico. Seu conteúdo diferenciado traz informações sobre os principais assuntos, produtos, empresas, tendências e eventos que permeiam o setor, além de Suplementos Especiais temáticos e da Lista de Preços mais completa do mercado.

1 comentários em “WhatsApp para farmácias: um aliado do atendimento ao checkout”

  1. Guilherme disse:
    26 de abril de 2022 às 10:25

    Ola, sabe se o facebook parou de bloquear os numeros de whatsapp business de farmacias, ja tive 3 numeros bloqueados por isso! hoje uso ele normal e funcina porem gostaria de usar o whatsapp business

    Responder

Deixe um comentário para Guilherme Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Edição Atual

Prescrição em Debate

Notícias da Última Edição

Mais força e imunidade com vitamina C

8 de janeiro de 2025 Leia mais »

Fortalecendo a mente com as vitaminas C e D

4 de dezembro de 2024 Leia mais »

Franquias que cuidam

2 de dezembro de 2024 Leia mais »

Fios protegidos no verão

2 de dezembro de 2024 Leia mais »

Redes Sociais

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Telegram
  • WhatsApp

Sobre

Revista dirigida aos profissionais de saúde.

Rua da Paz, 1601
Conj 507
Chácara Santo Antônio, São Paulo - SP
04713-002
Tel: (11) 5082-2200
Clique aqui para enviar uma mensagem

Estamos nas redes sociais:

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • LinkedIn

Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de Serviço são aplicados.

Institucional

  • Sobre o Guia da Farmácia
  • Contento
  • Anuncie
  • Loja Virtual
  • Assine o Guia da Farmácia
  • Outros sites do Grupo
    • Medicamentos Equivalentes
    • Medicamentos Genéricos
  • LGPD – Política de privacidade

Últimos Posts

RD Saúde abre 3000 vagas de trabalho

RD Saúde abre 3000 vagas de trabalho

4 de agosto de 2025
Viroses: veja o que pode ajudar na recuperação

Viroses: veja o que pode ajudar na recuperação

13 de janeiro de 2025
Surya Cosméticos cresce 30% no mercado norte-americano

Surya Cosméticos cresce 30% no mercado norte-americano

13 de janeiro de 2025
FIT FOOD amplia portfólio de snacks saudáveis

FIT FOOD amplia portfólio de snacks saudáveis

13 de janeiro de 2025
São João disponibiliza totens de autoatendimento

São João disponibiliza totens de autoatendimento

13 de janeiro de 2025