No Brasil são produzidos aproximadamente 79 milhões de toneladas de resíduo sólido por ano. Quando os resíduos são misturados, somente 1% destes resíduos pode ser reaproveitado, e quando ocorre a separação correta, o aproveitamento passa para a ser 70%.
A reciclagem é uma forma de reduzir o resíduo depositado no ambiente e todos podem colaborar para a conscientização da sociedade sobre os benefícios desse processo.
Além disso, a reciclagem é uma fonte de renda para muitas famílias em condições de vulnerabilidade, sendo, portanto, um importante instrumento de desenvolvimento social.
O profissional que destina o tempo para reciclagem é totalmente importante para o ciclo e redução de resíduos depositados em aterro sanitários. Por isso que foi criada uma data comemorativa destinada somente a esse público. O dia do reciclador e da reciclagem que é celebrado 22 de novembro. Dia importante para esse profissional e para a atividade tão significativa para o meio ambiente.
O que é reciclagem?
A reciclagem é um processo de conversão do desperdício em materiais ou produtos de potencial utilidade. Este processo permite reduzir o consumo de matérias primas, de utilização de energia e a poluição do ar e da água. Além de reduzir a necessidade de tratamento do resíduo e a emissão de gases do efeito estufa.
A reciclagem é um componente importante na gestão dos resíduos sólidos e o quarto componente na hierarquia dos resíduos (ou ordem de prioridade da Política Nacional de Resíduos Sólidos): não gerar, reduzir, reutilizar e reciclar!
Portanto, a reciclagem é o processo de reaproveitamento do resíduo que não serve mais para o processo, com mudanças em seus estados físico, físico-químico ou biológico, de modo a atribuir características para que se torne novamente matéria-prima ou produto. Aplicando um conjunto de técnicas esses resíduos dão origem a um novo produto ou a uma nova matéria-prima com o objetivo de diminuir a produção de rejeitos e o seu acúmulo na natureza, reduzindo o impacto ambiental.
Esses conjuntos de técnicas vão desde a separação do resíduo por material (plástico, papel, metal e vidro são alguns exemplos) até a sua transformação final em outro produto.
O Ministério do Meio Ambiente classifica a reciclagem como uma das alternativas de tratamento de resíduos mais vantajosas, uma vez que reduz o consumo de recursos naturais, poupa energia e água, diminui o volume de lixo e gera emprego a milhares de pessoas. São muitos os materiais que são recicláveis e podemos fazer a separação na nossa casa e no local de trabalho. Os materiais que são recicláveis são: vidro, papel, metal, plástico, tecidos e componentes eletrônicos.
Também tem a compostagem, que é a reutilização dos detritos biodegradáveis, como o resíduo orgânico.
Os materiais que serão reciclados são transportados para uma cooperativa ou são recolhidos em locais estratégicos, esses materiais são limpos e reprocessados em novos materiais para a produção industrial.
Benefícios da reciclagem
Os benefícios são muitos, tanto para o meio ambiente, quanto para a área socioeconômica.
Para o meio ambiente redução da acumulação dos resíduos, evitando a produção de novos materiais, como: papel, que exige o corte de árvores, com emissão de gases como metano e gás carbônico, consumo de energia, agressões ao solo, ar e água. Na questão socioeconômica, a reciclagem contribui para o uso racional dos recursos naturais e da reposição dos recursos que podem ser reaproveitados. A reciclagem também proporciona uma melhora na qualidade de vida das pessoas, com a preservação das condições ambientais, e também gera renda para aquelas pessoas que encontram nessa atividade uma oportunidade de negócio.
A regulamentação das atividades de coleta seletiva e reciclagem no Brasil teve um importante avanço no segundo semestre de 2010, quando foram sancionados a Lei nº 12.305, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos e o Decreto nº 7.404, que regulamentou a Lei nº 12.305, criando o Comitê Interministerial da Política Nacional de Resíduos Sólidos e o Comitê Orientador para a Implantação dos Sistemas de logística reversa.
A PNRS veio, entre outras ações, regulamentar a atividade das cooperativas de trabalhadores do setor de coleta seletiva e traçar as diretrizes a serem seguidas pelas esferas de governo para implementar os serviços de coleta e reciclagem de resíduos sólidos.
Reciclar embalagens usadas, ou outros materiais, traz diversas vantagens ambientais e econômicas:
- redução da acumulação de resíduos;
- evita a produção de novos produtos;
- evita o consumo de energia;
- evita agressões ao solo, ar e água;
- contribuição para o uso racional dos recursos naturais;
- proporciona melhor qualidade vida;
- proporciona fonte de renda.
- evita sansões ambientais a empresas
- melhora a imagem das organizações que se incubem também de reciclar.
Dicas para facilitar a reciclagem dos resíduos sólidos
Mesmo com profissionais que auxiliam na limpeza urbana, é essencial cada pessoa fazer a sua parte. Pode ser em casa, no local de trabalho ou em ambiente público.
Selecionamos algumas dicas para ajudar a separar o lixo e facilitar a gestão dos resíduos sólidos:
– separar o lixo orgânico do lixo inorgânico: separar o lixo orgânico (restos de comida), do lixo seco (papel, plástico, vidro);
– higienizar as embalagens: limpar com água as embalagens usadas, limpar com água, por exemplo: cerveja, refrigerante, iogurte, garrafas PETs. Assim evita acúmulo de insetos e animais que são atraídos por objetos sujos. Além de evitar o mau cheiro.
– diminuir o volume do resíduo: separar papéis e caixas de papelão, rasga-los e empilhá-los, pois ocupa menos espaço do que papel ou caixas amassados e jogados. E também facilita o trabalho dos catadores.
– amassar as latinhas: sempre que possível deverá amassar as latinhas de alumínio, economizando espaço e contribuindo para a gestão da coleta seletiva.
– secar as embalagens: embalagens tetrapack devem ser secadas e dobradas para ocupar menos espaço, não atrair animais ou insetos e gerar menos mau cheiro;
– separar o óleo de cozinha: armazenar garrafas PET após a utilização do óleo de cozinha, procurar postos de coleta desse produto. Com isso, evita o entupimento do encanamento, contribui para a produção de sabão de limpeza.
– embale os resíduos recicláveis: coloque em embalagens separadas e que sejam resistentes para facilitar para o reciclador de lixo efetuar o transporte.
– jogue resíduos no local correto: deposite seus resíduos na lixeira, e não jogados nas ruas, evitando assim que animais ou pessoas possam rasga-los, e evita poluição nas vias públicas.
Reciclagem e a gestão dos resíduos sólidos
O controle de resíduos em uma empresa é um aspecto fundamental dentro do processo produtivo. Quando bem estruturada, a gestão de resíduos torna-se uma ferramenta estratégica, criando oportunidades de reciclagem, redução de custos e conformidade ambiental.
Esse gerenciamento pode ser viabilizado por meio do reaproveitamento e venda de resíduos, além do aumento das possibilidades de reciclagem, seja pela descoberta de novos componentes ou matérias-primas que originem produtos mais sustentáveis e tecnologicamente mais limpos.
Um dos principais desafios das organizações é garantir que todos os resíduos sejam tratados de forma adequada e segura, desde a sua geração até a disposição final — seguindo o conceito do “berço ao túmulo”. Isso envolve etapas como:
- Geração e caracterização;
- Manuseio, acondicionamento e armazenamento;
- Coleta e transporte;
- Reutilização, reciclagem e tratamento;
- Destinação ou disposição final ambientalmente adequada.
A plataforma Vertown oferece uma solução prática e funcional, permitindo à sua empresa realizar a gestão completa do ciclo de vida dos resíduos, monitorar históricos e tomar decisões estratégicas com base em gráficos, indicadores e relatórios automatizados.
Além disso, a adoção da ISO 14001 — norma internacional para sistemas de gestão ambiental — auxilia sua empresa a implementar práticas eficientes para o gerenciamento de resíduos sólidos e obter indicações de fornecedores confiáveis para processos de reciclagem.
A ISO 14001 proporciona uma abordagem sistemática para manter a empresa em conformidade com a legislação ambiental aplicável, ao mesmo tempo em que contribui para a melhoria contínua da performance ambiental.
Portanto, a reciclagem é o processo de reaproveitamento de resíduos que não têm mais utilidade no processo original. Por meio de transformações físicas, físico-químicas ou biológicas, esses materiais podem ser convertidos novamente em matéria-prima ou produtos, promovendo circularidade e sustentabilidade no ambiente corporativo.
Conteúdos relacionados
Ver maisReceba nossos conteúdos em primeira mão
Veja o que há de mais novo no mercado ESG com conteúdos de curadoria exclusiva.
+5k especialistas ESG fazem parte da nossa comunidade
Reconhecimento de quem faz acontecer
Nossos selos e premiações refletem o compromisso diário com a sustentabilidade, a inovação e a responsabilidade climática.