Vertown
  • Soluções
  • Cases
  • Aprenda
    • Blog
    • Central de Ajuda
LoginLogin Peça um orçamento
Vertown
  • Soluções
  • Cases
  • Aprenda
    • Blog
    • Central de Ajuda
LoginLogin Peça um orçamento
Home Blog Qual é o tempo de vida útil ideal de um aterro sanitário?
Máquina pesada trabalhando em aterro, cena que ilustra a operação contínua que define a vida útil do local.
Sustentabilidade
06/08/2024
6 min

Qual é o tempo de vida útil ideal de um aterro sanitário?

O aterro sanitário é a forma mais comum de destinação das sobras não reaproveitáveis, mas o aterro sanitário tem uma vida útil limitada. Confira!

O aterro sanitário é o local de destino final de resíduos sólidos gerados em residências, indústrias, hospitais, construções e outros. É a forma mais comum de destinação desses resíduos não reaproveitáveis, mas o aterro sanitário tem uma vida útil limitada. Esse tempo máximo de uso do aterro sanitário é algo sério deve ser respeitado pelo tratador.

A opção pelos aterros sanitários pode ser vantajosa, conforme aponta este estudo. É uma solução de engenharia de baixo custo operacional, se comparado às alternativas existentes, e amplamente conhecida. Porém, podem trazer também transtornos, como a geração de odores e a possibilidade de emissão de gases de efeito estufa. Pode ocorrer, ainda, a resistência das comunidades de seu entorno.

O aterro sanitário deve ser construído e mantido segundo as normas e leis vigentes, do contrário pode haver sanções. É preciso atentar para a construção do local, os benefícios do negócio e as diretrizes legais para o seu funcionamento. Outro ponto fundamental é entender qual a vida útil ideal de um aterro sanitário. Esses são alguns dos temas abordados a seguir. Acompanhe!

 

Saiba como construir o aterro sanitário

Para o funcionamento de um aterro sanitário não basta um terreno grande e vazio de depósito de camadas de lixo. Sua operação é bem mais complexa do que parece a princípio. O primeiro passo é selecionar o local ideal do aterro e ter um estudo de impacto ambiental. Todo projeto de aterro sanitário deve seguir as diretrizes da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Descumpri-las pode resultar em punição.

A base para a construção do aterro inclui algumas etapas:

– escavação: o aterro começa com a escavação de um grande buraco. Mas, antes dessa fase, o solo é perfurado até o lençol freático para verificar se não é arenoso demais. Também se calcula o limite da escavação, pois o fundo não pode ficar a menos de 2 metros do lençol;
– impermeabilização: a terra do fundo do buraco é, então, compactada por tratores. Sobre o solo compactado é colocada uma espécie de manta de polietileno e, sobre ela, uma camada de brita. Nessa camada passarão os líquidos e gases liberados pelos resíduos. A cada 5 metros de resíduos é feita uma camada de impermeabilização;
– vegetação: plantação de um cinturão verde no entorno do aterro

 

Veja como funciona o aterro sanitário

Um dos objetivos principais do aterro sanitário é confinar os resíduos e reduzi-los ao menor volume possível. Também é necessário que o local seja ambientalmente correto, com tratamento dos resíduos tóxicos. Por isso, o funcionamento do aterro sanitário exige, além da preparação do terreno:

– obras de drenagem para captação e tratamento do chorume ou percolado. Trata-se de um resíduo líquido, com grandes concentrações de metais pesados e substâncias tóxicas. Para drená-lo a cada 20 metros devem ser instaladas calhas de concreto, que levarão;
– separação dos resíduos de acordo com suas características, pesagem (para acompanhamento da quantidade de suporte do aterro) e disposição separadamente;

– monitoramento  das áreas do aterro. Medida necessária para se detectar quando um setor atingiu sua capacidade de disposição.  Quando chega ao tempo de uso máximo, cada área deve ser coberta com vegetação, recuperando a paisagem.

 

Entenda as vantagens do aterro sanitário

Desde que seus operadores cumpram as leis ambientais, os aterros sanitários podem ser vantajosos. Os locais podem ser, por exemplo, a solução para o excesso de resíduos sólidos gerados nas grandes cidades.

Outro benefício é que dos aterros sanitários podem surgir soluções ecoefientes, como a produção do biogás. Trata-se de fonte de energia renovável, que pode ser produzida com a drenagem dos gases dos aterros, como o metano. Por meio da combustão em um equipamento chamado biodigestor anaeróbico, obtém-se o biogás. Essa fonte de energia pode substituir o petróleo, evitando o gás metano na atmosfera e o risco de aquecimento global.

 

Conheça as normas válidas para os aterros

A Lei nº 12.305/2010, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), defende a diminuição da geração de resíduos. Deve haver um esforço conjunto de cidadãos, empresas e poder público para reduzir o volume de resíduos gerados. Em primeiro lugar, diz a lei, deve-se investir em coleta seletiva, reciclagem e o reaproveitamento de resíduos.

Para os aterros sanitários, segundo a legislação vigente, devem ir apenas os rejeitos que não puderem passar pelas soluções acima. Quando os resíduos são destinados aos aterros, esses devem ter sido criados segundo as normas técnicas da ABNT. Além disso, os operadores dos aterros devem investir em tecnologias para diminuir danos ambientais e criar soluções como a do biogás.

A lei assinala que os aterros só podem funcionar se estiverem licenciados por órgão competente. Em caso de descumprimento das leis, os operadores de aterros sanitários podem ser multados e o local interditado.

A PNRS também determinava que lixões, ainda muito comuns nas cidades brasileiras, deveriam ser extintos até 2014. Mas, apesar dos riscos aos indivíduos e a natureza, os lixões podem ser encerrados entre 2018 e 2021.

 

Aterro sanitário tem tempo máximo de operação

Normalmente, a vida útil ideal de um aterro sanitário é 10 anos, mas alguns não chegam a durar esse tempo. Quando o aterro esgota sua capacidade, é preciso fechá-lo e providenciar medidas como o reflorestamento, para diminuir os impactos ambientais.

Mesmo depois de encerradas as operações, gás e chorume continuam sendo gerados por pelo menos 15 anos. Sendo assim, não se recomenda que o terreno seja usado, por exemplo, para construções.

Mesmo sendo a destinação mais comum das sobras não reaproveitáveis, o aterro sanitário tem uma vida útil limitada. Esse tempo máximo de uso do aterro é um prazo importante e deve ser respeitado pelo tratador.

Equipe Vertown

Equipe Vertown

167 artigos

Nós somos a Equipe Vertown. Especialistas em resíduos, usamos inteligência, automação e performance para converter seus desafios ESG em resultados e impacto positivo. Inovação para um futuro sustentável. ????????

LinkedIn

Assuntos deste artigo

banner banner

Artigos em destaque

Indústria da moda e impactos no meio ambiente

Indústria da moda e impactos no meio ambiente

Quais são os três pilares do desenvolvimento sustentável?

Quais são os três pilares do desenvolvimento sustentável?

Quais empresas são obrigadas a elaborar o PGRS?

Quais empresas são obrigadas a elaborar o PGRS?

Conteúdos relacionados

Ver mais
Preparação do relatório RAPP do IBAMA, com uma pessoa analisando gráficos de dados ambientais sobre uma mesa de trabalho.
Sustentabilidade
31/07/2025

5 dicas para a preparação do Relatório RAPP – Ibama sem stress

O RAPP é um instrumento de coleta de informações de interesse ambiental. Veja como preencher o relatório de forma correta e sem stress!

Papelão coletado para reciclagem, representando a matéria-prima para empresas gerarem renda com a venda do resíduo.
Sustentabilidade
29/07/2025

5 dicas para sua empresa gerar renda com a reciclagem de papelão

A possibilidade de gerar renda com reciclagem de papelão, alumínio, entre outras, tem crescido bastante atualmente. Saiba mais!

Empreendedora aplicando a sustentabilidade em seu negócio ao criar um arranjo com plantas e produtos ecológicos.
Sustentabilidade
27/07/2025

Como aplicar a sustentabilidade nas empresas?

Confira 6 passos simples de aplicar práticas sustentáveis nas empresas!

Receba nossos conteúdos em primeira mão

Veja o que há de mais novo no mercado ESG com conteúdos de curadoria exclusiva.

+5k especialistas ESG fazem parte da nossa comunidade

Reconhecimento de quem faz acontecer

Nossos selos e premiações refletem o compromisso diário com a sustentabilidade, a inovação e a responsabilidade climática.

Reconhecimento de quem faz acontecer
Vertown

Inteligência na gestão de resíduos para sua empresa ser sustentável hoje

Menu

  • Soluções
  • Cases
  • Blog
  • Central de Ajuda
Copyright © 2025 Vertown | Todos os direitos reservados | Termos de uso | Política de Privacidade | Política de Cookies