Os resíduos de sucatas movimentam mercados de compra e venda, proporcionando diversos benefícios para as empresas. O seu valor é imenso, seja em qualquer das perspectivas, econômica, política, ambiental ou social.
São denominados como resíduos de sucatas todo tipo de material descartado que seja passível de reutilização ou reciclagem. Esse material pode ser metálico, como: ferro, aço, cobre, alumínio, zinco, magnésio, etc.. Ou não metálico, como: papel, vidro, plástico, borracha, etc..
Esse tipo de resíduo é utilizado como insumo no processo produtivo de algumas empresas ou é objeto de revenda direta por outras. Apesar do lucro que a compra e venda de resíduos de sucatas proporcionam muitos mantém dúvidas acerca do mercado. Investir nesta área possibilita várias oportunidades de lucro para a empresa. Confira quais os resíduos de sucatas mais vendidos e comprados no mercado!
Mercado de resíduos de sucatas
O mercado de compra e venda de resíduos de sucatas movimenta milhões por ano. Só o segmento de sucatas metálicas movimenta R$ 6,38 bilhões e é responsável pela geração de emprego e renda para mais de 1,5 milhão de pessoas no país. Atualmente no Brasil são reutilizados ou reciclados 90% de alumínio, seguido do aço (49%), papel (47%) e vidro (45%).
Para serem reutilizados como matéria prima os resíduos de sucatas devem ser transformados. Existem tecnologias amplamente difundidas para o tratamento destes resíduos e, consequente, agregação de valor aos mesmos. O mais utilizado é a reciclagem.
Para encontrar bons fornecedores e compradores destes resíduos o empreendedor pode contar com a equipe do Vertown. A Vertown criou uma plataforma específica para o comércio de resíduos de sucatas, o Marketplace de Resíduos.
Tipos de resíduos de sucatas
Os resíduos de sucatas mais conhecidos e comercializados são:
– metais ferrosos: estamparia, cavaco (aço, guza, ferro fundido), sucata mista, sucata pesada, chaparia, etc.;
– metais não ferrosos: alumínio, [obre, metal, chumbo, zamac, inoxidáveis, ligas especiais, ferro-liga, etc.;
– sucata de plástico: PEBD (Polietileno de baixa densidade), PEAD (Polietileno de alta densidade), PVC, PET, Vinil, PP, PS, ABS / SAN, etc.;
– sucata de papel e papelão: ondulados, branco, Kraft, sucatas mistas, jornais, revistas, etc.;
– sucata de eletrônicos: computadores, baterias, celulares, pilhas, televisores, monitores, etc..
Os resíduos de sucatas que mais se destaca no mercado hoje são os de metais ferrosos e não ferrosos. Exemplos de sucata dessas categorias são peças de automóveis (aço) e latas de bebidas (alumínio).
Sucatas metálicas mais comercializadas
Sucata de Ferro
Os resíduos de sucatas de ferro consistem em todo tipo de sucata de ferro e aço carbono. Podem está solta ou em fardos como sólidos fundidos e laminados, limalhas e cavacos, reutilizáveis como tubos, barras, bobinas e chapas, automóveis sucateados, navios, trens, vagões, rodas e trilhos ferroviários.
É um tipo de sucata amplamente empregado na construção mecânica podendo substituir o aço em diversas aplicações, muitas vezes com grande vantagem.
Sucata de Cobre
O cobre é um metal de transição que apresenta alta condutibilidade elétrica e térmica. Emprega-se cobre principalmente na transmissão elétrica e na telefonia.
Sucata de Alumínio
É o resíduo mais reciclado justamente por suas propriedades físico-químicas. O alumínio é manufaturado em um grande número de ligas. Os elementos usados nas ligas são o cobre, o zinco, o magnésio, o silício, e o manganês.
Sucata de Aço Inox
Sucatas de aço inox contêm em sua composição 10,5% de cromo como principal elemento de liga.
Sucata de Metal (latão)
O latão é constituído por cobre e zinco, com uma menor proporção de zinco. Sua resistência e ductilidade o tornam fácil de ser trabalhado, tendo aplicação na fabricação de alfinetes, arames e parafusos.
Sucata de Ferro Cavaco
É um tipo de sucata de alto carbono, gerada na usinagem de peças de ferro fundido, principalmente na indústria automobilística, com baixo teor de óleo e isento de impurezas.
Compra e venda de sucatas
Existe um grande potencial para quem vislumbra o mercado de compra e venda de resíduos de sucatas. Investir nesse segmento, transformando esse resíduo por meio da reciclagem em matéria prima para outras empresas, pode ser lucrativo. Além do ganho financeiro é um negócio que pode se tornar sustentável, poupando o planeta e a extração desmedida de recursos naturais.
Conteúdos relacionados
Ver maisReceba nossos conteúdos em primeira mão
Veja o que há de mais novo no mercado ESG com conteúdos de curadoria exclusiva.
+5k especialistas ESG fazem parte da nossa comunidade
Reconhecimento de quem faz acontecer
Nossos selos e premiações refletem o compromisso diário com a sustentabilidade, a inovação e a responsabilidade climática.