Vertown
  • Soluções
  • Cases
  • Aprenda
    • Blog
    • Central de Ajuda
LoginLogin Peça um orçamento
Vertown
  • Soluções
  • Cases
  • Aprenda
    • Blog
    • Central de Ajuda
LoginLogin Peça um orçamento
Home Blog Incineração de resíduos: quando ela deve ser uma boa opção?
Imagem de incineradora industrial liberando fumaça preta, com acúmulo de resíduos sólidos em primeiro plano, ilustrando os impactos ambientais da incineração e a necessidade de critérios técnicos para o seu uso.
Reciclagem
03/09/2024
6 min

Incineração de resíduos: quando ela deve ser uma boa opção?

Você sabia que a incineração de resíduos é um tratamento que diminui a geração das sobras, e ainda por cima pode gerar energia? Saiba mais!

Você sabia que a incineração de resíduos é um tratamento que diminui a geração das sobras, e ainda por cima pode gerar energia? Considerada uma prática sustentável, a incineração pode ser bastante vantajosa para organizações. Desde que respeitadas as leis ambientais, a queima de resíduos pode ser opção ecologicamente correta e rentável para as geradoras. Porém, nem todos os resíduos são indicados para a incineração, somente os de alta periculosidade como os resíduos hospitalares.

Um dos grandes benefícios da incineração é que ela ajuda a combater o problema do excesso de resíduos gerados no Brasil. Anualmente são produzidos 78,4 milhões de toneladas de resíduos no país. Com a queima, reduz-se entre 70 e 90% o volume das sobras, restando apenas um material inerte. No entanto, a geradora que optar pelo método deve estar autorizada pelos órgãos ambientais a realizar a incineração. Ainda assim, todo o processo deve ser feito de maneira criteriosa, evitando danos ambientais.

A seguir, você entenderá como funciona a incineração de resíduos, quais tipos podem ser queimados e quando esse tratamento torna-se uma boa opção.  Acompanhe!

 

Veja como funciona a incineração de resíduos

A incineração é um método de tratamento de resíduos que consiste na queima das sobras, usando fornos ou usinas próprias. É um processo que se dá com altas temperaturas, associadas a oxigênio em excesso. Essa junção promove a formação de cinzas inertes, reduzindo em muito o volume de resíduos.

De acordo com este estudo, existem duas técnicas de incineração, o Mass Burning e o Refuse-derived Fuel. Na primeira, os resíduos são incinerados em estado bruto, sem qualquer pré-tratamento, com exceção da retirada de partes de grandes dimensões. Já com a técnica Refuse-derived Fuel, os resíduos são primeiramente processados. Esse cuidado visa remover materiais recicláveis e minimizar a heterogeneidade do material que será queimado.

A técnica Mass Burning é a mais frequentemente utilizada porque não requer uma etapa anterior à queima.

 

Saiba quais resíduos devem ser incinerados

Há dois tipos de sobras que são especialmente indicados para a incineração, os resíduos hospitalares e os resíduos industriais de grande periculosidade, como os defensivos agrícolas.

Entre os resíduos hospitalares – aqueles gerados em hospitais, clínicas, necrotérios -, pelo menos dois tipos, os do grupo A e do grupo B, podem ser incinerados:

– Grupo A: resíduos potencialmente infectantes, com agentes biológicos que apresentem risco de infecção. Ex: bolsa de sangue contaminada;

– Ggrupo B: resíduos químicos, aqueles que contêm substâncias químicas capazes de causar doenças ou contaminação ao meio ambiente, independente de suas características inflamáveis, de corrosividade, reatividade e toxicidade. Ex: medicamentos para tratamento de câncer, reagentes para laboratório e substâncias para revelação de filmes de raio-x.

Os resíduos gerados em diferentes setores industriais também podem ser incinerados. O tratamento é indicado especialmente para as fábricas que produzem resíduos de alta periculosidade.

 

Entenda quando a incineração é eficiente

Além da redução do volume de resíduos, a incineração pode ser uma boa opção para a geradora que produz sobras danosas.  O método é capaz dar uma destinação final e segura a resíduos que podem causar danos à natureza ou à saúde pública.

A geradora também pode lucrar com a incineração porque esse é um tratamento capaz de gerar energia. Parte da energia liberada no processo de queima pode ser transformada em energia térmica e, posteriormente, elétrica.

Isso ocorre porque incineração de resíduos gera vapor, movimentando pás ligadas a uma turbina. Os movimentos giratórios das turbinas alteram o fluxo do campo magnético dentro do gerador. Essa alternância é capaz de produzir a energia elétrica que pode abastecer, por exemplo, indústrias e residências.

O lucro pode vir, ainda, de subprodutos. As cinzas geradas na incineração podem ser reaproveitadas. Ao serem processadas, geram materiais principalmente ferrosos. Como destino final, podem ser usadas como material agregado em formulações de cimento.

 

Respeite as leis ambientais ao adotar a incineração

A combustão dos resíduos pode ser muito vantajosa para a geradora, mas exige manejo cuidadoso. Um dos principais riscos são os gases emitidos ao se realizar a incineração dos resíduos. A queima pode causar emissão de dioxina e de outros poluentes comprovadamente perigosos para a saúde pública. Essas descargas são potencialmente cancerígenas e de alto nível de toxicidade.

Por isso, é imprescindível que a geradora cumpra todas as obrigações ambientais. Antes de implantar a incineração, o método de tratamento precisa ter sua viabilidade técnica e ambiental aprovadas por órgãos especializados. Além disso, a queima só pode ser realizada se houver um programa que monitore os riscos de emissão dos gases tóxicos.

Para não errar na operação de queima de resíduos é viável contar com uma consultoria.

 

Mercado de Resíduos aproxima interessados

Outra dica importante é saber onde divulgar os resíduos gerados ou tratados. Nesse sentido é possível contar com a plataforma Marketplace de Resíduos, é um software onde se pode comercializar os resíduos, de maneira rápida e prática.

A plataforma reúne interessados em resíduos de todo o Brasil e, sobretudo, aproxima quem quer fornecer ou tratar as sobras. As empresas cadastradas podem acessar a plataforma continuamente, 24 horas por dia, de qualquer lugar do mundo.  Outra vantagem é que todas as empresas cadastradas na plataforma estão em conformidade com a legislação ambiental.

Cumprindo as diretrizes ambientais, a incineração de resíduos pode ser uma solução para as geradoras que produzem resíduos perigosos. É um método que se mostra sustentável porque, além de dar uma destinação segura a resíduos poluentes, pode gerar energia e subprodutos. Além de lucrativa, a queima de resíduos pode ser ambientalmente correta, dando uma destinação segura e diminuindo o excesso de resíduos gerados.

Equipe Vertown

Equipe Vertown

167 artigos

Nós somos a Equipe Vertown. Especialistas em resíduos, usamos inteligência, automação e performance para converter seus desafios ESG em resultados e impacto positivo. Inovação para um futuro sustentável. ????????

LinkedIn

Assuntos deste artigo

banner banner

Artigos em destaque

Indústria da moda e impactos no meio ambiente

Indústria da moda e impactos no meio ambiente

Quais são os três pilares do desenvolvimento sustentável?

Quais são os três pilares do desenvolvimento sustentável?

Quais empresas são obrigadas a elaborar o PGRS?

Quais empresas são obrigadas a elaborar o PGRS?

Conteúdos relacionados

Ver mais
Entulho: do problema à solução
Reciclagem
07/07/2025

Entulho: do problema à solução

O entulho é um problema muito antigo. Desde que as civilizações começaram a se reunir em cidade, a construção tem sido essencial para organização … Saiba mais!

Análise da qualidade do composto orgânico, representando o controle de qualidade do processo exigido pela Resolução CONAMA nº 481.
Reciclagem
01/07/2025

Resolução CONAMA Nº 481: controle e qualidade ambiental do processo de compostagem de resíduos orgânicos

O CONAMA estabeleceu através da Resolução nº 481 critérios para garantir o controle e a qualidade ambiental do processo de compostagem de resíduos.

Profissional da coleta seletiva em serviço, descartando um saco de resíduos no caminhão para a destinação correta.
Reciclagem
25/06/2025

Como a coleta seletiva pode trazer benefícios para sua empresa?

A coleta seletiva consiste em uma coleta de resíduos com características similares. Essa separação facilita a reciclagem tornando-a mais fácil. Confira!

Receba nossos conteúdos em primeira mão

Veja o que há de mais novo no mercado ESG com conteúdos de curadoria exclusiva.

+5k especialistas ESG fazem parte da nossa comunidade

Reconhecimento de quem faz acontecer

Nossos selos e premiações refletem o compromisso diário com a sustentabilidade, a inovação e a responsabilidade climática.

Reconhecimento de quem faz acontecer
Vertown

Inteligência na gestão de resíduos para sua empresa ser sustentável hoje

Menu

  • Soluções
  • Cases
  • Blog
  • Central de Ajuda
Copyright © 2025 Vertown | Todos os direitos reservados | Termos de uso | Política de Privacidade | Política de Cookies