A Indústria Têxtil existe há aproximadamente 200 anos no país e está entre os setores que mais empregam. De acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT), o Brasil tem o quarto maior parque produtivo de confecção do mundo e quinto maior produtor têxtil.
Consequentemente, é um dos grandes geradores de resíduos nocivos ao meio ambiente, pois em seu processo produtivo os materiais utilizados para a produção causam diversos impactos ambientais. Considerando esses impactos é mais que necessário uma gestão de resíduos adequada.
A gestão de resíduos para indústria têxtil demonstra ser uma aliada das organizações para eliminar os impactos negativos que os resíduos causam principalmente os associados à disposição final.
A falta de gestão de resíduos dentro de uma indústria têxtil pode conduzir aos seguintes problemas, entre vários outros: mudanças climáticas devido à incineração dos restos produtivos, os efeitos adversos sobre a água e seus ciclos, poluição química, esses dois causando pelas tinturas e outros químicos, perda da biodiversidade, uso excessivo ou inadequado de recursos não renováveis, efeitos negativos sobre a saúde humana.
O descarte de resíduos das Indústrias Têxtil
O resíduo gerado na indústria têxtil é todo material derivado de sobra e resto da produção, que não possui mais utilidade após determinado processo e que, geralmente são descartados e tratados como indesejáveis. A sua geração acaba sendo inevitável.
Muitas vezes por falta de conhecimento ou por negligência muitas empresas descartam esses resíduos sem o tratamento adequado.
Diante disso, a gestão de resíduos para indústria têxtil representa que esta empresa adotará um conjunto de ações ambientalmente adequadas nas etapas de coleta, armazenamento, transporte, tratamento, destinação final e disposição final, com o objetivo de minimizar os efeitos adversos que o resíduo pode causar a saúde pública e a qualidade do meio ambiente.
De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010) do Ministério do Meio Ambiente, a gestão de resíduos deve garantir o máximo de reaproveitamento e reciclagem e a minimização dos rejeitos.
A lei determina que cada gerador é responsável pelos resíduos gerados e, que devem ser segregados na fonte geradora.
As vantagens da gestão de resíduos para indústria têxtil
A gestão de resíduos é uma oportunidade das indústrias têxteis ganharem dinheiro com a compra e venda de resíduos.
Através de uma das ferramentas da gestão, a coleta seletiva eficiente, sua empresa conseguirá a separação dos materiais recicláveis de qualidade que podem ser comercializado.
Além disso, identifica deficiências do processo produtivo, reduzindo desperdícios e custos, aumentando a lucratividade dos negócios e contribuindo para o desenvolvimento sustentável.
Contribui para uma imagem positiva diante de seus clientes, parceiros e a comunidade local, além da garantia do cumprimento dos requisitos legais, minimizando os riscos de multas e punições.
O lucro que a gestão de resíduos beneficia a indústria têxtil
O mercado de resíduos da indústria têxtil é amplo.
Quem mais compra são as empresas de reciclagem que transformam o resíduo em tecido ou outro produto.
Outros potenciais compradores de resíduos da indústria têxtil são:
- Centros automotivos: utilizam para limpeza de peças. Assim a indústria aumenta sua renda, e o centro automotivo economiza na compra de panos, uma vez que o retalho tem a mesma função de um novo. E diminui resíduos nos lixo;
- Fabricação de produtos esportivos: fazem enchimento dos sacos de pancadas com tecidos descartados;
- Diversos artesãos: podem utilizar para fazerem bijuterias, objetos de decoração, obras de arte, entre outros produtos.
A falta de gestão de resíduos sólidos pode apresentar sérias consequências para as empresas
A indústria têxtil que não realiza a gestão dos seus resíduos perde muitas oportunidades, principalmente de realizar negócio com novos clientes.
Também, para aquelas que desejam implantar um Sistema de Gestão Ambiental com a ISO 14001, norma da ABNT, não consegue a certificação por não atenderem os requisitos da norma.
Vale lembrar que é crime ambiental causar poluição ou danos à saúde humana, à fauna e a flora, com pena de reclusão de um a cinco anos além das demais penalidades civis e administrativas se forem despejados resíduos sólidos sem o adequado tratamento.
Como a Vertown ajuda na gestão de resíduos para indústrias têxteis?
A gestão de resíduos na indústria têxtil pode parecer complexa, burocrática e desgastante — especialmente nas etapas de classificação e caracterização dos resíduos. No entanto, esse processo é essencial para garantir a conformidade legal, minimizar impactos ambientais, evitar prejuízos financeiros e preservar a imagem da sua marca.
Um dos principais resíduos do setor é o retalho têxtil, geralmente classificado segundo a ABNT NBR 10004/2004 como Classe II A – Não Inerte, devido à sua combustibilidade, biodegradabilidade ou solubilidade em água. No entanto, se o material for contaminado por substâncias como óleos lubrificantes ou produtos químicos, passa a ser classificado como Classe I – Perigoso, exigindo acondicionamento e destinação especiais.
É nesse contexto que a Vertown oferece uma solução robusta para as indústrias têxteis. Com uma plataforma online e integrada, a empresa possibilita:
- Gestão completa do processo de resíduos, do ponto de geração à destinação final;
- Monitoramento de históricos operacionais, facilitando a rastreabilidade e auditorias;
- Emissão automática de documentos obrigatórios (MTR, Ficha de Emergência, Inventários IBAMA/CONAMA etc.);
- Geração de relatórios e dashboards, que apoiam decisões estratégicas e redução de custos.
A Vertown conta com uma equipe de profissionais habilitados, com ampla experiência na implementação de planos de gerenciamento de resíduos sólidos (PGRS), treinamentos in company, monitoramentos e orientações personalizadas para o segmento têxtil — sempre com foco em resultado, conformidade e custo-benefício.
Além disso, a plataforma possui módulos customizados conforme o perfil da operação: gerador, gestor, transportador ou tratador de resíduos, garantindo aderência técnica e operacional ao seu negócio.
Com a Vertown, sua indústria transforma obrigações ambientais em oportunidades estratégicas — ganhando eficiência, segurança jurídica e valor de mercado.
Conteúdos relacionados
Ver maisReceba nossos conteúdos em primeira mão
Veja o que há de mais novo no mercado ESG com conteúdos de curadoria exclusiva.
+5k especialistas ESG fazem parte da nossa comunidade
Reconhecimento de quem faz acontecer
Nossos selos e premiações refletem o compromisso diário com a sustentabilidade, a inovação e a responsabilidade climática.