A reciclagem do alumínio, devido as suas propriedades físico-químicas e por ser muito usado, gera um bom retorno financeiro para empresas especializadas. O processo de reciclagem do alumino consiste na reutilização do alumínio para a confecção de novos produtos. O que é muito mais barato e consome muito menos energia do que produzir o alumínio por meio da bauxita.
O alumínio pode ser reciclado tanto a partir de sucatas como de sobras do processo produtivo. O alumínio reciclado pode ser obtido a partir de esquadrias de janelas, componentes automotivos, eletrodomésticos, latas de bebidas, entre outros. Confira o passo a passo da reciclagem do alumínio neste artigo!
Reciclagem do alumínio
Sempre quando falamos em reciclagem o primeiro pensamento que temos é do alumínio sendo reciclado.
O que reforça a sua vocação para reciclagem são suas características que permite a reciclagem infinitamente sem perder suas propriedades.
O alumínio pode ser reciclado tanto a partir de sucatas geradas por produtos descartados, quanto por sobras do processo produtivo. Utensílios domésticos, latas de bebidas, esquadrias de janelas, componentes automotivos, entre outros, podem ser fundidos e empregados novamente na fabricação de novos produtos.
No Brasil as latas de alumínio para bebidas são as mais recicladas, devido ao alto consumo e um ciclo de vida muito mais curto que o apresentado por outros produtos de alumínio.
A ABAL, Associação Brasileira do Alumínio, estima que em aproximadamente 60 dias uma latinha de alumínio volta para o consumidor. Ou seja, podem ser comprada, utilizada, coletada, reciclada, envasada e voltar às prateleiras para o consumo.
O processo de reciclagem de alumínio é muito mais barato e consome menos energia do que a produção deste metal.
Etapas do processo de reciclagem do alumínio
1º passo
Os resíduos de alumínio (latas e outros materiais de alumínio), que já foram usados e descartados, são encaminhados para a reciclagem.
Nessa etapa do processo é fundamental que programas de coleta seletiva sejam implementados, pois separa o lixo orgânico do reciclável.
2º passo
Nesta etapa todas as impurezas são separadas do material que será reciclado.
3º passo
O resíduo de alumínio é picotado e reduzido para ser fundido.
4º passo
Após limpo e picotado o resíduo é fundido a 700ºC. Nesse processo de fundição o alumínio é derretido e o produto gerado é o alumínio líquido.
5º passo
O alumínio líquido é transformado em lingotes ou chapas de alumínio. Estes produtos são vendidos para as indústrias que fabricam produtos e embalagens de alumínio. Assim, o material retorna a cadeia produtiva.
Vale ressaltar também que o processo de reciclagem de alumínio é muito mais barato e consome menos energia do que a produção primária deste metal (usando a mineração da bauxita, que é a matéria-prima).
Benefícios da reciclagem do alumínio
A reciclagem do alumínio tem como benefícios:
– contribuição para diminuir a poluição do solo, água e ar, protegendo o meio ambiente;
– melhora a limpeza da cidade e a qualidade de vida da população;
– prolongação da vida útil de aterros sanitários, uma vez que menos resíduos serão dispostos;
– melhora a produção de compostos orgânicos;
– geração de empregos e receitas para a população não qualificada com a comercialização dos recicláveis;
– estimulo da concorrência, uma vez que produtos gerados a partir dos reciclados são comercializados em paralelo àqueles produzidos a partir de matérias primas virgens;
– contribuição para a valorização da limpeza pública e para formar uma consciência ecológica.
Mercado de resíduos: como gerar renda?
O mercado de resíduos para a reciclagem do alumínio é ampla. É possível obter o alumínio reciclado a partir de esquadrias de janelas, componentes automotivos, eletrodomésticos, latas de bebidas, entre outros.
Por não danificar a estrutura do metal a reciclagem do alumínio permite que o reciclado seja reutilizado na produção de qualquer produto com o mesmo nível de qualidade do alumínio produzido por mineração.
As características do reciclado permitiram a sua utilização nas indústrias de embalagens, fomentando assim as empresas produtoras de laminados e folhas de alumínio. Também são empregados nas em outros grandes mercados consumidores, como na fabricação de embalagens de produtos farmacêuticos, de higiene e limpeza, de bebidas e de alimentos.
Também podem ter outras utilizações, como na indústria química, ferro-liga, mineração, explosivos, refratários, pigmentos, combustíveis sólidos para foguetes, resinas, soldas exotérmicas, botijões de gás, medicamentos antiácidos, abrasivos, placas de automóveis, entre tantas outras.
Diante disso, concluímos que a reciclagem do alumínio é parte importante do ciclo de vida do alumínio. Quanto mais aumenta a quantidade de reciclado, mais são minimizadas as emissões causadas pela fusão do metal usado. A fonte do resíduo de alumínio é ampla. Podem ser aviões, automóveis, bicicletas, barcos, computadores, aparelhos domésticos, cabos e latas.
Conteúdos relacionados
Ver maisReceba nossos conteúdos em primeira mão
Veja o que há de mais novo no mercado ESG com conteúdos de curadoria exclusiva.
+5k especialistas ESG fazem parte da nossa comunidade
Reconhecimento de quem faz acontecer
Nossos selos e premiações refletem o compromisso diário com a sustentabilidade, a inovação e a responsabilidade climática.