Montar um serviço de coleta de resíduos de construção pode ser uma forma de gerar renda. A existência de empresas de coleta de resíduos da construção e o lucro obtido esta associado à demanda, ou seja, quanto maior a geração de resíduos, maior as possibilidades de ganho das empresas que realizam o serviço. No caso do mercado de resíduos da construção, a demanda só aumenta.
O setor de construção civil possui uma grande importância para o país, como umas das áreas que mais gera riqueza e postos de trabalho. Todavia, o setor não abrange apenas um cenário favorável. Ele é um dos principais geradoras de resíduos que causam impactos significativos quando não descartados de forma correta. O aumento da demanda para uma destinação ambientalmente correta fez com que o serviço de coleta de resíduos de construção se tornasse um modelo de negócio lucrativo.
O que determina o sucesso de uma empresa que presta serviço de coleta de resíduos de construção é ter um sistema eficiente. Fatores como procedimentos de triagem e tratamento dos resíduos é fundamental para aumentar a lucratividade da empresa e conquistar mais clientes. Mas como montar um sistema eficiente? É o que vamos tratar aqui, confira!
Empresa de coleta de resíduos da construção
Uma empresa que presta serviço de coleta de resíduos da construção é responsável por coletar os entulhos gerados em construções, demolições e reformas. O entulho é formado por um conjunto de fragmentos ou restos de tijolos, concreto, pedregulhos, areia, argamassa, e materiais inúteis resultantes da reforma e/ou demolição de estruturas, como prédios, residências e pontes.
Para gerar lucros, a empresa de coleta de resíduos de construção vende seus serviços às organizações que geram entulhos. O mercado de uma empresa de coleta de resíduos de construção civil é extenso. Dentre os potenciais clientes, podemos destacar:
- órgãos públicos, governo, secretaria de habitação, prefeitura;
- construtoras e demolidoras;
- empresas: muitas empresas possuem departamentos de engenharia, para construir suas filiais, agências, estações operacionais, etc.;
- escritório de arquitetura;
- administradoras de imóveis e condomínios.
Além disso, este tipo de serviço permite que as organizações lucrem vendendo os resíduos coletados. Os entulhos da construção civil podem ser vendidos através de venda casada com as construtoras e escritório de arquitetura. Ou seja, o resíduo é coletado e em troca a empresa compra o reciclado. O resíduo também pode ser vendido para fabricantes de blocos.
Como montar uma empresa de coleta?
O sucesso de um negócio é o planejamento para evitar riscos que impeçam obter o lucro desejado.
Para montar uma empresa de coleta de resíduos de construção o empreendedor deve ter um plano de negócio que serve como base para gerenciar a organização. Nesse plano será possível encontrar informações detalhadas do negócio, do produto que irá oferecer, futuros clientes, fornecedores, concorrentes. Além disso, devem ser definidos os objetivos que devem ser alcançados e como será alcançado o sucesso.
Confira dicas para montar uma empresa de coleta de resíduos de construção e como gerar renda:
Localização
A melhor escolha de localização para montar uma empresa de serviço de coleta de resíduos de construção é sempre a mais próxima da matéria prima, ou seja, dos entulhos.
Além disso, a empresa deve estar localizada próxima a um aterro de inertes, pois isso reduz significativamente o custo com a disposição final dos resíduos que não são aproveitados.
Vale ressaltar que, antes de decidir onde montar uma empresa de coleta de resíduos de construção o empresário deve verificar as regulamentações do município para abrir um negócio e observar os seguintes detalhes: verifique se o imóvel que será montado à empresa atende as suas necessidades operacionais quanto à localização, capacidade de instalação e característica da região.
Exigências legais
É necessário antes de abrir uma empresa de coleta de resíduos fazer uma consulta comercial junto à prefeitura onde será aberta a empresa. A consulta serve para verificar se é permitido montar uma empresa de coleta.
Além disso, antes de registrar o nome e marca da empresa o empresário deve verificar junto a Junta Comercial ou Cartório e Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI) se o nome pretendido já é utilizado.
Para montar a empresa também são necessários:
– solicitação do CNPJ;
– solicitação da inscrição estadual;
– alvará de licença;
– matricula no INSS;
Além do mais, é preciso consultar a legislação para verificar quais leis e normas devem ser seguidas para a atividade exercida.
Estrutura da empresa
Segundo o SEBRAE a estrutura necessária para montar uma empresa de serviço de coleta de resíduos de construção dependerá do porte do negócio. No entanto, basicamente a estrutura deverá conter:
– local de entrada e saída de caminhões caçambas, com operação de lavagem de rodas dos caminhões, com caixa separadora de areia;
– locais de armazenagem, de triagem e dos resíduos após triagem;
– caminhão com caçamba para coleta.
É importante que todo transporte deve prever umectação, impermeabilização e enlonamento da carga. Esses cuidados irá evitar que durante a coleta o resíduo fica exposto causando transtornos.
Lucro obtido com a coleta
O lucro da coleta é estabelecido através dos contratos firmados. E varia em função do volume ou massa coletado.
Os contratos com os parceiros podem levar em consideração o volume ou massa coletada. Ou seja, o cliente só paga pelo volume e massa coletado.
Outro modelo de contrato é através de um valor pago mensalmente a empresa prestadora de serviços. Ou seja, independente do volume a coleta será realizada normalmente.
Como a Vertown auxilia?
A Vertown oferece uma plataforma completa e integrada para o gerenciamento de resíduos sólidos, ideal para empresas que prestam serviços de coleta de resíduos da construção civil. Com módulos específicos para o setor, o sistema permite digitalizar e automatizar todas as etapas do processo, da geração à destinação final dos resíduos.
Entre as principais vantagens do software da Vertown, destacam-se:
- Apoio no cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos;
- Padronização da comunicação com fornecedores e clientes;
- Controle total de documentação e licenças ambientais;
- Redução de falhas operacionais e passivos ambientais;
- Emissão automática de relatórios e inventários;
- Lembretes de prazos e alertas de vencimento;
- Visualização estratégica por meio de gráficos e dashboards inteligentes.
Assim, montar um serviço de coleta de resíduos de construção civil pode ser altamente lucrativo — especialmente em um cenário onde a sustentabilidade é cada vez mais valorizada e respaldada por legislações rigorosas. A conscientização ambiental e a exigência por destinações adequadas aumentam, ampliando as oportunidades de negócio no setor. O investimento necessário dependerá da escala da operação, mas o retorno pode ser significativo com uma gestão eficiente e tecnologia adequada.
Conteúdos relacionados
Ver maisReceba nossos conteúdos em primeira mão
Veja o que há de mais novo no mercado ESG com conteúdos de curadoria exclusiva.
+5k especialistas ESG fazem parte da nossa comunidade
Reconhecimento de quem faz acontecer
Nossos selos e premiações refletem o compromisso diário com a sustentabilidade, a inovação e a responsabilidade climática.