As práticas sustentáveis no tratamento do lixo estão associadas á diminuição da poluição, reciclagem, compostagem, incineração e eliminação do desperdício.
Nos últimos anos muito se tem falado sobre práticas sustentáveis no tratamento do lixo. Para isso é preciso que a tratadora de resíduos adote atitudes e estratégias sustentáveis. Essas práticas sustentáveis é que consegue garantir a adequada destinação do resíduo e a manutenção da natureza.
Existem diferentes maneiras de uma empresa implementar essas práticas sustentáveis no tratamento do lixo. Confira aqui quais as práticas sustentáveis no tratamento do lixo!
Sustentabilidade
Práticas Sustentáveis é o termo que define o conjunto de ações adotadas pelas empresas no tratamento do lixo visando o respeito ao ambiente e à sociedade em que está inserida.
Além de ter grande importância social e ambiental, adotar práticas sustentáveis no tratamento do lixo auxilia a empresa a se posicionar positivamente perante seus clientes. Haja vista que eles ficaram mais conscientes da importância da preservação ambiental e, buscam serviços de empresas sustentáveis.
Existem diferentes maneiras de uma empresa implementar processos sustentáveis no tratamento de resíduos como a reciclagem, incineração, compostagem, etc..
Para controlar essas práticas e implanta-las da melhor forma a organização pode optar pela implantação da ISO 14001, que define os padrões para o sistema de gestão ambiental das organizações. A ISO 14001 ajuda a empresa redesenhar seus processos com base nos principais padrões de sustentabilidade, tornando assim mais fácil a adoção dessas práticas.
Conheça práticas sustentáveis no tratamento do lixo
Incineração
A incineração consiste na queima do lixo em fornos desenvolvidos especificamente para essa finalidade. É um tipo de tratamento do lixo que através da combustão gera energia térmica, que posteriormente pode ser transformada em energia elétrica.
Ao incinerar o lixo é gerado vapor. Este vapor movimenta as pás ligadas a uma turbina. Os movimentos giratórios das turbinas altera o fluxo do campo magnético dentro do gerador e, com a alternância no fluxo do campo magnético, é produzida a energia elétrica que podem ser utilizadas pelas indústrias, residências e etc..
No caso da incineração de plásticos, são produzidos cerca de 650 quilowatts-hora (kWh) de energia por tonelada de resíduo. Já um pneu contem energia equivalente a 9,4 litros de petróleo.
Essa maneira de tratamento do lixo é uma pratica sustentável, uma vez que ocorre ainda uma redução de 70 a 90% da massa do material, restando apenas um resíduo inerte.
Não há geração de efluentes líquidos, pois as águas de lavagem são neutralizadas e novamente utilizadas. Os gases poluentes gerados são tratados no sistema de lavagem e de purificação de gases.
Os materiais resultantes da queima ainda podem ser comercializados para produção de artesanato, cerâmica e até borracha.
A incineração é um método seguro e reduz significativamente o volume de lixo, mas a sua grande desvantagem é o seu alto custo. No entanto, a venda de energia e do subproduto da queima é uma grande fonte de lucro para o negócio. Em longo prazo o investimento para aquisição dos fornos é pago.
Compostagem
Existem várias possibilidades de tratamento mais sustentável do lixo orgânico, e a mais comum é através da compostagem.
Compostagem é descrito como um processo de decomposição biológica da matéria orgânica contida em resíduos orgânicos. Os microorganismos e animais invertebrados que em presença de umidade e oxigênio, se alimentam dessa matéria e propiciam que seus elementos químicos e nutrientes voltem a terra.
A decomposição do resíduo envolve processos físicos e químicos. Os processos físicos são realizados por invertebrados como ácaros, centopéias, besouros, minhocas, lesmas e caracóis. Esses animais transformam os resíduos em pequenas partículas. O processo químico é realizado por bactérias, fungos e alguns protozoários que degradam os resíduos orgânicos em partículas menores, dióxido de carbono e água.
A compostagem é um método de tratamento do lixo de baixo custo e com o subproduto gerado gera renda para as tratadoras que podem vender o composto para outras empresas.
Reciclagem
Reciclagem é um tipo de tratamento do lixo onde o que não serve mais é reaproveitado, com mudanças em seus estados físico, físico-químico ou biológico, de modo a atribuir características para que se torne novamente matéria-prima ou produto.
Aplicando um conjunto de técnicas esses resíduos dão origem a um novo produto ou a uma nova matéria-prima com o objetivo de diminuir a produção de rejeitos e o seu acúmulo na natureza, reduzindo o impacto ambiental.
O Ministério do Meio Ambiente classifica a reciclagem como uma das alternativas de tratamento de resíduos mais vantajosos, uma vez que reduz o consumo de recursos naturais, poupa energia e água, diminui o volume de lixo e gera emprego a milhares de pessoas.
Para adotar práticas sustentáveis no tratamento de lixo a empresa deve analisar e pesquisar o melhor método de acordo com cada tipo de lixo. O objetivo maior das práticas sustentáveis no tratamento do lixo é diminuir o impacto negativo no meio ambiente e para a saúde humana, além de, em alguns casos, gerar retorno financeiro. Ao adotar práticas sustentáveis, os benéficos para a organização, para o meio ambiente e para a sociedade são imensuráveis.
Conteúdos relacionados
Ver maisReceba nossos conteúdos em primeira mão
Veja o que há de mais novo no mercado ESG com conteúdos de curadoria exclusiva.
+5k especialistas ESG fazem parte da nossa comunidade
Reconhecimento de quem faz acontecer
Nossos selos e premiações refletem o compromisso diário com a sustentabilidade, a inovação e a responsabilidade climática.