Close Menu
Login
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Notícias
    • Mercado
    • Saúde
    • PDV
    • Medicamentos
    • HPC
    • Regulatório
    • Lançamentos
  • Revista
    • Edição Atual
    • Edições Anteriores
    • Colunistas
    • Guia da Farmácia Responde
  • + Conteúdo
    • Vídeos
    • Ebooks
    • Especiais
    • Ferramentas
  • Plataformas
    • Guia Farma Digital
    • Guia de Equivalentes
    • Guia de Genericos
  • Serviços
    • Indústrias
    • Distribuidoras
    • Farmácias
    • Bulas
  • Busca de Medicamentos
  • Anuncie
ASSINE o Guia da Farmácia Cadastre-se na Área Restrita
×

Área Restrita

Cadastro gratuito apenas para prescritores de medicamento.
Acesse conteúdos exclusivos do Portal.

Cadastre-se

Esqueceu a senha?
Facebook X (Twitter) Instagram YouTube Login
Guia da Farmácia Guia da Farmácia
Guia da Farmácia
  • Notícias
    • Mercado
    • Saúde
    • PDV
    • Medicamentos
    • HPC
    • Regulatório
    • Lançamentos
  • Revista
    • Edição Atual
    • Edições Anteriores
    • Colunistas
    • Guia da Farmácia Responde
  • + Conteúdo
    • Vídeos
    • Ebooks
    • Especiais
    • Ferramentas
  • Plataformas
    • Guia Farma Digital
    • Guia de Equivalentes
    • Guia de Genericos
  • Serviços
    • Indústrias
    • Distribuidoras
    • Farmácias
    • Bulas
  • Busca de Medicamentos
  • Anuncie
ASSINE o Guia da Farmácia
Mercado

Vendas por redes sociais devem alcançar US$ 8,5 tri até 2030

Por Guia da Farmácia 22 de julho de 2024 Nenhum comentário 4 Minutos de leitura

Baseado em cerca de 12 mil consumidores em 24 países, o Relatório Global de Tendências de Compradores Online 2024, da DHL, traz insights valiosos sobre o comportamento dos consumidores. Entre os principais destaques, a empresa de logística afirma que as vendas por meio de plataformas de mídia social deverão alcançar US$ 8,5 trilhões até 2030.

Abandono de carrinhos: 41% dos compradores afirmam que o alto valor da entrega é o maior responsável por não finalizar a compra. Curioso saber que 16% esperam receber um cupom de desconto para retomar a compra

A ascenção do social commerce no mundo

De acordo com o relatório, as vendas via redes sociais está se tornando a próxima grande tendência no comércio eletrônico. Para ter uma ideia dessa evolução, a estimativa de US$8,5 tri (contra os US$700 bilhões em 2024) representa um aumento de aproximadamente 12 vezes em seis anos.

Globalmente, o Facebook é a rede social mais utilizada para fazer as compras (37%). De acordo com o estudo, 1 a cada 2 pessoas no mundo compraram via social commerce. Na Tailândia, porém, esse número sobe para 9 em cada 10 pessoas, com o TikTok sendo o canal preferido para 7 em cada 10 usuários. Na China, os canais preferidos são: Douyin (versão chinesa do TikTok), WeChat e Kuaishou

A Ásia está na vanguarda dessa tendência, com países como China (53%) e Tailândia (59%) puxando a lista dos maiores compradores das redes. Por consequência disso, outra mudança ocorre no comportamento do consumidor: a preferência por compras via dispositivos móveis.

Segundo o estudo, a maior parte dos compradores (57%) já prefere utilizar smatphones para o consumo online. Um alerta diante dessa mudança é em relação a apresentação dos produtos no e-commerce, assim como na estrutura dos e-commerces.

Além dos dados do gráfico acima, a DHL diz que 52% dos consumidores frequentemente usam os aplicativos dos lojistas para acessar ofertas e descontos exclusivos, assim como para ter uma experiência mais personalizada de acordo com o comportamento de compras

Importância dos parceiros logísticos

Plataformas baseadas em aplicativos, como Shein e Temu, têm ganhado imensa popularidade globalmente devido à vasta oferta de produtos a preços acessíveis. Além disso, uma média global de 65% dos compradores globais ressaltam a importância de conhecer o provedor de entrega antes de realizar a compra.

O Brasil está entre os quatro países que consideram parceiros logísticos como peças muito importantes em relação ao impacto nas vendas. Isso puxa uma tendência entre os clientes online, que estão altamente conscientes dos custos, especialmente ao buscar opções de entrega acessíveis, flexíveis e convenientes.

No Brasil, 65% dos consumidores online afirmam que saber quem fará a entrega do produto afeta diretamente na decisão de compra

Custos elevados de entrega são uma barreira significativa, com 41% dos compradores abandonando suas compras devido às taxas caras de entrega. Isso ressalta a importância da transparência e confiança no processo de entrega, já que os clientes querem saber qual parceiro logístico está responsável por seus pedidos.

Apps de marketplaces

Marketplaces baseados em aplicativos tem testemunhado um aumento notável em popularidade, com Shein e Temu liderando o caminho. Segundo o estudo, a Shein é muito popular entre os compradores nos Emirados Árabes Unidos, Marrocos e Brasil, enquanto a Temu ganhou tração significativa entre os compradores nos EUA e Holanda.

Estudo mostra os marketplaces mais utilizados no mundo. Um detalhe interessante: apenas 3% dos consumidores ao redor do mundo afirmam não utilizar os marketplaces para as compras online

No entanto, na Europa, a Zalando permanece como o destino preferido para compras online. Exceto pela Holanda, os marketplaces asiáticos emergentes ainda não estabeleceram uma posição de liderança, sem perspectivas de desaceleração. O relatório completo pode ser acessado aqui.

Fonte: E-Commerce Brasil
Foto: Shutterstock

Leia mais:

Redes sociais impactam decisões de compra de 56% das pessoas

Guia da Farmácia

Premiado pela Anatec na categoria de mídia segmentada do ano, o Guia da Farmácia é hoje a publicação mais conhecida e lembrada pelos profissionais do varejo farmacêutico. Seu conteúdo diferenciado traz informações sobre os principais assuntos, produtos, empresas, tendências e eventos que permeiam o setor, além de Suplementos Especiais temáticos e da Lista de Preços mais completa do mercado.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Edição Atual

Prescrição em Debate

Notícias da Última Edição

Mais força e imunidade com vitamina C

8 de janeiro de 2025 Leia mais »

Fortalecendo a mente com as vitaminas C e D

4 de dezembro de 2024 Leia mais »

Franquias que cuidam

2 de dezembro de 2024 Leia mais »

Fios protegidos no verão

2 de dezembro de 2024 Leia mais »

Redes Sociais

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Telegram
  • WhatsApp

Sobre

Revista dirigida aos profissionais de saúde.

Rua da Paz, 1601
Conj 507
Chácara Santo Antônio, São Paulo - SP
04713-002
Tel: (11) 5082-2200
Clique aqui para enviar uma mensagem

Estamos nas redes sociais:

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • LinkedIn

Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de Serviço são aplicados.

Institucional

  • Sobre o Guia da Farmácia
  • Contento
  • Anuncie
  • Loja Virtual
  • Assine o Guia da Farmácia
  • Outros sites do Grupo
    • Medicamentos Equivalentes
    • Medicamentos Genéricos
  • LGPD – Política de privacidade

Últimos Posts

RD Saúde abre 3000 vagas de trabalho

RD Saúde abre 3000 vagas de trabalho

4 de agosto de 2025
Viroses: veja o que pode ajudar na recuperação

Viroses: veja o que pode ajudar na recuperação

13 de janeiro de 2025
Surya Cosméticos cresce 30% no mercado norte-americano

Surya Cosméticos cresce 30% no mercado norte-americano

13 de janeiro de 2025
FIT FOOD amplia portfólio de snacks saudáveis

FIT FOOD amplia portfólio de snacks saudáveis

13 de janeiro de 2025
São João disponibiliza totens de autoatendimento

São João disponibiliza totens de autoatendimento

13 de janeiro de 2025