Close Menu
Login
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Notícias
    • Mercado
    • Saúde
    • PDV
    • Medicamentos
    • HPC
    • Regulatório
    • Lançamentos
  • Revista
    • Edição Atual
    • Edições Anteriores
    • Colunistas
    • Guia da Farmácia Responde
  • + Conteúdo
    • Vídeos
    • Ebooks
    • Especiais
    • Ferramentas
  • Plataformas
    • Guia Farma Digital
    • Guia de Equivalentes
    • Guia de Genericos
  • Serviços
    • Indústrias
    • Distribuidoras
    • Farmácias
    • Bulas
  • Busca de Medicamentos
  • Anuncie
ASSINE o Guia da Farmácia Cadastre-se na Área Restrita
×

Área Restrita

Cadastro gratuito apenas para prescritores de medicamento.
Acesse conteúdos exclusivos do Portal.

Cadastre-se

Esqueceu a senha?
Facebook X (Twitter) Instagram YouTube Login
Guia da Farmácia Guia da Farmácia
Guia da Farmácia
  • Notícias
    • Mercado
    • Saúde
    • PDV
    • Medicamentos
    • HPC
    • Regulatório
    • Lançamentos
  • Revista
    • Edição Atual
    • Edições Anteriores
    • Colunistas
    • Guia da Farmácia Responde
  • + Conteúdo
    • Vídeos
    • Ebooks
    • Especiais
    • Ferramentas
  • Plataformas
    • Guia Farma Digital
    • Guia de Equivalentes
    • Guia de Genericos
  • Serviços
    • Indústrias
    • Distribuidoras
    • Farmácias
    • Bulas
  • Busca de Medicamentos
  • Anuncie
ASSINE o Guia da Farmácia
Mercado

Varejo farmacêutico cresce 4,2% no 1º trimestre de 2024

Por Guia da Farmácia 28 de maio de 2024 Atualizado em: 27 de maio de 2024 Nenhum comentário 3 Minutos de leitura
Setor-farma-cresce-5-8%-em-julho
O primeiro trimestre do varejo farmacêutico brasileiro cresceu 4,2% em comparação ao mesmo período do ano anterior, revela o Shopper Report Farmacêutico, feito pela Bnex, empresa especializada em Ciência do Consumo.
Janeiro foi o mês com o menor crescimento entre os três primeiros meses do ano. Sendo naturalmente o mais impactado para todo o varejo no Brasil pela restrição orçamentária devido ao comprometimento com despesas extras.

Período de maior contribuição

Fevereiro foi o período que mais contribuiu para o crescimento do trimestre nesse período comparativo. O Carnaval de 2024, no início do mês, próximo ao período de pagamento da maioria dos brasileiros, impulsionou a economia. O feriado é uma época propícia para viagens e contribui para a procura de produtos como: protetores solares, repelentes, bronzeadores, itens de cuidado para a pele em geral, energéticos, preservativos. Além do conhecido “kit ressaca”, composto por: sais de fruta, isotônicos, analgésicos e anti-inflamatórios.
Com o alto fluxo devido às viagens e ao período chuvoso, outra demanda que aumenta no setor é a busca por medicações e testes relacionados ao COVID. Bem como doenças transmitidas pelo Aedes aegypti: Dengue, Zika vírus e Chikungunya”, diz Tamara Paccas Estatístico na Bnex.
O Shopper Report revela ainda que com o reajuste anual que acontece sempre a partir de primeiro de abril, março destacou-se pelo crescimento de itens no carrinho. Além do crescimento mais estável na variação do preço médio,  já que os shoppers aproveitam o período para comprar mais itens sempre atrelados a benefícios que resultam em menores preços por item.
O reajuste do teto para aumento no preço dos medicamentos em 2024 é de 4,5%. “Apesar de ser o menor dos últimos 5 anos, é importante entender o impacto no orçamento familiar das classes de rendas menores. Um vez que representam a maior parte da população brasileira, direcionando uma procura por produtos mais baratos, como, por exemplo: genéricos e similares, em vez de medicamentos de marca. Ou ainda por PDVs que conseguem manter os preços abaixo do teto estabelecido”, conclui Tamara.

Perfil dos shoppers

Vendas para o público acima de 60 anos

Os clientes de farmácia em sua maioria são mulheres de 30 a 49 anos. A participação das faixas acima de 60 anos mantém o patamar acima de 20%, atuação significativa quando comparada à presença desse público na população brasileira.

O que esperar no 2º trimestre?

No segundo trimestre, a demanda nas farmácias está relacionada às estações outono/inverno. Afinal, junto com o início de temperaturas mais frias, acontecem campanhas de vacinação contra gripe e outras doenças sazonais. Aumentando, assim, a procura por medicações relacionadas ao tratamento dessas doenças. Alguns exemplos são: MIP-OTC para gripes, resfriados, febre e dor. Contudo, intensificando-se em junho, quando as temperaturas costumam ter quedas significativas.
“Os dados contidos neste Shopper Report representam uma fonte valiosa de insights para o varejo farmacêutico brasileiro, oferecendo uma base sólida para tomadas de decisão e estratégias orientadas pelo cliente”, diz Fernando Gibotti, CEO & Founder da Bnex.
Fonte: Bnex
Foto: Shutterstock

Leia mais:

Varejo lidera o uso do WhatsApp nas estratégias de vendas

Guia da Farmácia

Premiado pela Anatec na categoria de mídia segmentada do ano, o Guia da Farmácia é hoje a publicação mais conhecida e lembrada pelos profissionais do varejo farmacêutico. Seu conteúdo diferenciado traz informações sobre os principais assuntos, produtos, empresas, tendências e eventos que permeiam o setor, além de Suplementos Especiais temáticos e da Lista de Preços mais completa do mercado.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Edição Atual

Prescrição em Debate

Notícias da Última Edição

Mais força e imunidade com vitamina C

8 de janeiro de 2025 Leia mais »

Fortalecendo a mente com as vitaminas C e D

4 de dezembro de 2024 Leia mais »

Franquias que cuidam

2 de dezembro de 2024 Leia mais »

Fios protegidos no verão

2 de dezembro de 2024 Leia mais »

Redes Sociais

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Telegram
  • WhatsApp

Sobre

Revista dirigida aos profissionais de saúde.

Rua da Paz, 1601
Conj 507
Chácara Santo Antônio, São Paulo - SP
04713-002
Tel: (11) 5082-2200
Clique aqui para enviar uma mensagem

Estamos nas redes sociais:

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • LinkedIn

Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de Serviço são aplicados.

Institucional

  • Sobre o Guia da Farmácia
  • Contento
  • Anuncie
  • Loja Virtual
  • Assine o Guia da Farmácia
  • Outros sites do Grupo
    • Medicamentos Equivalentes
    • Medicamentos Genéricos
  • LGPD – Política de privacidade

Últimos Posts

RD Saúde abre 3000 vagas de trabalho

RD Saúde abre 3000 vagas de trabalho

4 de agosto de 2025
Viroses: veja o que pode ajudar na recuperação

Viroses: veja o que pode ajudar na recuperação

13 de janeiro de 2025
Surya Cosméticos cresce 30% no mercado norte-americano

Surya Cosméticos cresce 30% no mercado norte-americano

13 de janeiro de 2025
FIT FOOD amplia portfólio de snacks saudáveis

FIT FOOD amplia portfólio de snacks saudáveis

13 de janeiro de 2025
São João disponibiliza totens de autoatendimento

São João disponibiliza totens de autoatendimento

13 de janeiro de 2025