Close Menu
Login
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Notícias
    • Mercado
    • Saúde
    • PDV
    • Medicamentos
    • HPC
    • Regulatório
    • Lançamentos
  • Revista
    • Edição Atual
    • Edições Anteriores
    • Colunistas
    • Guia da Farmácia Responde
  • + Conteúdo
    • Vídeos
    • Ebooks
    • Especiais
    • Ferramentas
  • Plataformas
    • Guia Farma Digital
    • Guia de Equivalentes
    • Guia de Genericos
  • Serviços
    • Indústrias
    • Distribuidoras
    • Farmácias
    • Bulas
  • Busca de Medicamentos
  • Anuncie
ASSINE o Guia da Farmácia Cadastre-se na Área Restrita
×

Área Restrita

Cadastro gratuito apenas para prescritores de medicamento.
Acesse conteúdos exclusivos do Portal.

Cadastre-se

Esqueceu a senha?
Facebook X (Twitter) Instagram YouTube Login
Guia da Farmácia Guia da Farmácia
Guia da Farmácia
  • Notícias
    • Mercado
    • Saúde
    • PDV
    • Medicamentos
    • HPC
    • Regulatório
    • Lançamentos
  • Revista
    • Edição Atual
    • Edições Anteriores
    • Colunistas
    • Guia da Farmácia Responde
  • + Conteúdo
    • Vídeos
    • Ebooks
    • Especiais
    • Ferramentas
  • Plataformas
    • Guia Farma Digital
    • Guia de Equivalentes
    • Guia de Genericos
  • Serviços
    • Indústrias
    • Distribuidoras
    • Farmácias
    • Bulas
  • Busca de Medicamentos
  • Anuncie
ASSINE o Guia da Farmácia
Notícias

Varejo farma cresce 8,15% em 2023 – Febrafar é destaque crescendo 12%

Por Guia da Farmácia 7 de março de 2024 Atualizado em: 07 de março de 2024 Nenhum comentário 4 Minutos de leitura
varejo-farma-cresce-815-em-2023-febrafar-e-destaque-crescendo-12

A auditora do varejo farmacêutico IQVIA apresentou recentemente os dados do fechamento desse mercado em 2023. Segundo o levantamento, o país fechou a ano passado com um crescimento do faturamento de 8,15% em relação ao ano anterior. Isso representa uma movimentação de 199,1 bilhões de Reais.

O grande destaque no mercado no período, mais uma vez, foi a Febrafar. Com isso, o faturamento cresceu no período 12%, movimentando 30,45 bilhões de Reais. Um crescimento maior que todos os outros agrupamentos. Atualmente Febrafar conta com 67 redes associadas que representam 15.208 lojas. 

“O associativismo praticado pela Febrafar manteve o movimento observado nos últimos anos de crescimento de aproximadamente 50% acima do crescimento do mercado. Isso demonstra a força desse modelo que proporciona às redes a possibilidade de melhores condições comerciais, troca de conhecimentos e de acesso a digitalização que não conseguiriam se atuassem sozinhas”, conta Edison Tamascia, presidente da Febrafar e da Farmarcas.

Para o diretor geral da Febrafar, José Abud Neto, o grande destaque no crescimento é que ele é planejado de forma que não só as lojas da Febrafar cresçam, mas todos que se relacionam com elas. “Nosso propósito é melhorar a vida das pessoas e para isso sabemos que temos que fazer com que todos ganhem nas relações profissionais que nos propomos a ter. Assim, esse resultado é motivo de grande satisfação”.

Análise e projeção para 2024

“Apesar de não ter ultrapassado dois dígitos, o crescimento do varejo farmacêutico nacional é considerável, superando o PIB e outras métricas que analisam o mercado nacional”, avalia Edison Tamascia. Contudo, se observa que alguns subcanais enfrentaram desafios significativos. Por exemplo, o setor independente registrou crescimento, porém muito abaixo da média do mercado, assim como as redes regionais.

Já para 2024, segundo o presidente da Febrafar, a previsão é de um cenário de estabilidade, sem um crescimento expressivo acima da média deste ano. Por isso a importância dos empresários do setor estarem cada vez mais capacitados.

“Estamos passando por uma significativa transformação no comportamento do consumidor, nos meios e formas de compra e na concorrência, impulsionada por um processo acelerado de digitalização. Nesse ponto, observa-se que apenas alguns grupos conseguem aderir a essa transformação. Sendo que parte do varejo, mesmo que quisesse, não tem disponibilidade de ferramentas e sistemas, e quando encontram são inacessíveis no ponto de vista de preço”, explica.

Um fato relevante no mercado farmacêutico é a sua total auditabilidade, facilitando as tomadas de decisões, desde que haja acesso às informações necessárias. Também se observa uma tendência de as farmácias aumentarem seus espaços físicos, visando aumentar a oferta de produtos não medicamentos, em busca de aumentar sua lucratividade.

“A venda desses produtos, especialmente dos setores de perfumaria, higiene, beleza e dermocosméticos, está se tornando cada vez mais relevante. Algumas farmácias estão ampliando o espaço das lojas e diversificando o mix de produtos, incluindo itens de conveniência, dessa forma, antecipando uma tendência de mercado”, explica Edison Tamascia.

Diante de todas essas transformações, o presidente da Febrafar explica que surge uma grande oportunidade de crescimento para o associativismo, principalmente no mercado independente, que tem nesse modelo um caminho para se estruturar. Mas, como sempre afirmo, os desafios não serão maiores nem menores no próximo ano, apenas serão diferentes. E isso reforça a necessidade do pensamento coletivo para potencializar as conquistas.

Exclusivo: Faturamento da Febrafar cresce 104,9% desde 2019

Fonte: Febrafar

Foto: Shutterstock

Guia da Farmácia

Premiado pela Anatec na categoria de mídia segmentada do ano, o Guia da Farmácia é hoje a publicação mais conhecida e lembrada pelos profissionais do varejo farmacêutico. Seu conteúdo diferenciado traz informações sobre os principais assuntos, produtos, empresas, tendências e eventos que permeiam o setor, além de Suplementos Especiais temáticos e da Lista de Preços mais completa do mercado.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Edição Atual

Prescrição em Debate

Notícias da Última Edição

Mais força e imunidade com vitamina C

8 de janeiro de 2025 Leia mais »

Fortalecendo a mente com as vitaminas C e D

4 de dezembro de 2024 Leia mais »

Franquias que cuidam

2 de dezembro de 2024 Leia mais »

Fios protegidos no verão

2 de dezembro de 2024 Leia mais »

Redes Sociais

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Telegram
  • WhatsApp

Sobre

Revista dirigida aos profissionais de saúde.

Rua da Paz, 1601
Conj 507
Chácara Santo Antônio, São Paulo - SP
04713-002
Tel: (11) 5082-2200
Clique aqui para enviar uma mensagem

Estamos nas redes sociais:

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • LinkedIn

Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de Serviço são aplicados.

Institucional

  • Sobre o Guia da Farmácia
  • Contento
  • Anuncie
  • Loja Virtual
  • Assine o Guia da Farmácia
  • Outros sites do Grupo
    • Medicamentos Equivalentes
    • Medicamentos Genéricos
  • LGPD – Política de privacidade

Últimos Posts

RD Saúde abre 3000 vagas de trabalho

RD Saúde abre 3000 vagas de trabalho

4 de agosto de 2025
Viroses: veja o que pode ajudar na recuperação

Viroses: veja o que pode ajudar na recuperação

13 de janeiro de 2025
Surya Cosméticos cresce 30% no mercado norte-americano

Surya Cosméticos cresce 30% no mercado norte-americano

13 de janeiro de 2025
FIT FOOD amplia portfólio de snacks saudáveis

FIT FOOD amplia portfólio de snacks saudáveis

13 de janeiro de 2025
São João disponibiliza totens de autoatendimento

São João disponibiliza totens de autoatendimento

13 de janeiro de 2025