Close Menu
Login
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Notícias
    • Mercado
    • Saúde
    • PDV
    • Medicamentos
    • HPC
    • Regulatório
    • Lançamentos
  • Revista
    • Edição Atual
    • Edições Anteriores
    • Colunistas
    • Guia da Farmácia Responde
  • + Conteúdo
    • Vídeos
    • Ebooks
    • Especiais
    • Ferramentas
  • Plataformas
    • Guia Farma Digital
    • Guia de Equivalentes
    • Guia de Genericos
  • Serviços
    • Indústrias
    • Distribuidoras
    • Farmácias
    • Bulas
  • Busca de Medicamentos
  • Anuncie
ASSINE o Guia da Farmácia Cadastre-se na Área Restrita
×

Área Restrita

Cadastro gratuito apenas para prescritores de medicamento.
Acesse conteúdos exclusivos do Portal.

Cadastre-se

Esqueceu a senha?
Facebook X (Twitter) Instagram YouTube Login
Guia da Farmácia Guia da Farmácia
Guia da Farmácia
  • Notícias
    • Mercado
    • Saúde
    • PDV
    • Medicamentos
    • HPC
    • Regulatório
    • Lançamentos
  • Revista
    • Edição Atual
    • Edições Anteriores
    • Colunistas
    • Guia da Farmácia Responde
  • + Conteúdo
    • Vídeos
    • Ebooks
    • Especiais
    • Ferramentas
  • Plataformas
    • Guia Farma Digital
    • Guia de Equivalentes
    • Guia de Genericos
  • Serviços
    • Indústrias
    • Distribuidoras
    • Farmácias
    • Bulas
  • Busca de Medicamentos
  • Anuncie
ASSINE o Guia da Farmácia
PDV

Tipos de programas de fidelidade para farmácias

Por Guia da Farmácia 19 de setembro de 2022 Atualizado em: 24 de agosto de 2022 Nenhum comentário 3 Minutos de leitura
programas-de-fidelidade-farmácias

A fidelização ou a falta dela é uma das maiores preocupações dos donos de farmácia. Não à toa, com o alto número de pontos de venda (PDVs), sites e marketplaces, o cliente tem sempre muitas opções ao alcance das mãos e precisa de bons motivos para se fidelizar a um único local.

Pensando nisso, as farmácias têm inovado e criado programas de assinatura para produtos recorrentes da rotina do cliente.

Confira as opções de programas de fidelidade que podem ser ofertados pela sua farmácia, de acordo com o professor, diretor coordenador do Núcleo de Varejo da ESPM e consultor especializado em marketing de varejo, Ricardo Pastore.

Programas de Pontos: neles, os consumidores gastam dinheiro ao longo do tempo para acumular pontos que podem ser usados em descontos ou troca por outros produtos ou serviços. São extremamente populares, o que dificulta a diferenciação estratégica, pois oferecem baixa barreira de entrada para concorrentes, o que permite que diversas redes ofereçam o modelo. É importante para o varejista por permitir rápido acesso a dados valiosos a custos baixos; e por agilizar a realização de campanhas promocionais segmentadas por perfis de clientes. Como ponto negativo, pode-se destacar o apelo ao desconto, que atrai, mas não fideliza, pois basta um concorrente oferecer benefícios maiores para os consumidores migrarem para outras redes.

Programas de Coalizão: combinam os programas de fidelidade de duas ou mais marcas, para oferecer benefícios diversos aos consumidores, que podem gastar em uma loja e ganhar em outras. Exemplo: os pontos somados com compras de medicamentos em uma rede de drogarias podem ser trocados por produtos ou descontos nas compras que o mesmo consumidor faz em uma rede de supermercados. Nesse modelo, os dados são administrados pelo operador do programa, tornando as redes varejistas associadas dependentes e com acesso restrito à base de dados.

Programas de Fidelidade Premium: são os mais recentes e a mais nova tendência, como é o caso do Amazon Prime. Estudos apontam o dobro em gastos por consumidores neste tipo de programa em comparação aos programas de pontos. Esse modelo cobra uma taxa do participante que recebe benefícios como o frete grátis. Além disso, os consumidores valorizam as assinaturas de produtos, promoções personalizadas, entre outras opções de um clube fechado de benefícios tangíveis e intangíveis.

Fonte: Guia da Farmácia

Foto: Shutterstock

*Conteúdo exclusivo do Guia da Farmácia. Ao reproduzir, colocar a fonte e o link para o texto original.

Guia da Farmácia

Premiado pela Anatec na categoria de mídia segmentada do ano, o Guia da Farmácia é hoje a publicação mais conhecida e lembrada pelos profissionais do varejo farmacêutico. Seu conteúdo diferenciado traz informações sobre os principais assuntos, produtos, empresas, tendências e eventos que permeiam o setor, além de Suplementos Especiais temáticos e da Lista de Preços mais completa do mercado.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Edição Atual

Prescrição em Debate

Notícias da Última Edição

Mais força e imunidade com vitamina C

8 de janeiro de 2025 Leia mais »

Fortalecendo a mente com as vitaminas C e D

4 de dezembro de 2024 Leia mais »

Franquias que cuidam

2 de dezembro de 2024 Leia mais »

Fios protegidos no verão

2 de dezembro de 2024 Leia mais »

Redes Sociais

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Telegram
  • WhatsApp

Sobre

Revista dirigida aos profissionais de saúde.

Rua da Paz, 1601
Conj 507
Chácara Santo Antônio, São Paulo - SP
04713-002
Tel: (11) 5082-2200
Clique aqui para enviar uma mensagem

Estamos nas redes sociais:

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • LinkedIn

Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de Serviço são aplicados.

Institucional

  • Sobre o Guia da Farmácia
  • Contento
  • Anuncie
  • Loja Virtual
  • Assine o Guia da Farmácia
  • Outros sites do Grupo
    • Medicamentos Equivalentes
    • Medicamentos Genéricos
  • LGPD – Política de privacidade

Últimos Posts

RD Saúde abre 3000 vagas de trabalho

RD Saúde abre 3000 vagas de trabalho

4 de agosto de 2025
Viroses: veja o que pode ajudar na recuperação

Viroses: veja o que pode ajudar na recuperação

13 de janeiro de 2025
Surya Cosméticos cresce 30% no mercado norte-americano

Surya Cosméticos cresce 30% no mercado norte-americano

13 de janeiro de 2025
FIT FOOD amplia portfólio de snacks saudáveis

FIT FOOD amplia portfólio de snacks saudáveis

13 de janeiro de 2025
São João disponibiliza totens de autoatendimento

São João disponibiliza totens de autoatendimento

13 de janeiro de 2025