Close Menu
Login
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Notícias
    • Mercado
    • Saúde
    • PDV
    • Medicamentos
    • HPC
    • Regulatório
    • Lançamentos
  • Revista
    • Edição Atual
    • Edições Anteriores
    • Colunistas
    • Guia da Farmácia Responde
  • + Conteúdo
    • Vídeos
    • Ebooks
    • Especiais
    • Ferramentas
  • Plataformas
    • Guia Farma Digital
    • Guia de Equivalentes
    • Guia de Genericos
  • Serviços
    • Indústrias
    • Distribuidoras
    • Farmácias
    • Bulas
  • Busca de Medicamentos
  • Anuncie
ASSINE o Guia da Farmácia Cadastre-se na Área Restrita
×

Área Restrita

Cadastro gratuito apenas para prescritores de medicamento.
Acesse conteúdos exclusivos do Portal.

Cadastre-se

Esqueceu a senha?
Facebook X (Twitter) Instagram YouTube Login
Guia da Farmácia Guia da Farmácia
Guia da Farmácia
  • Notícias
    • Mercado
    • Saúde
    • PDV
    • Medicamentos
    • HPC
    • Regulatório
    • Lançamentos
  • Revista
    • Edição Atual
    • Edições Anteriores
    • Colunistas
    • Guia da Farmácia Responde
  • + Conteúdo
    • Vídeos
    • Ebooks
    • Especiais
    • Ferramentas
  • Plataformas
    • Guia Farma Digital
    • Guia de Equivalentes
    • Guia de Genericos
  • Serviços
    • Indústrias
    • Distribuidoras
    • Farmácias
    • Bulas
  • Busca de Medicamentos
  • Anuncie
ASSINE o Guia da Farmácia
HPC

Setor de HPC se consolida como protagonista na Black Friday em 2023

Por Guia da Farmácia 18 de dezembro de 2023 Atualizado em: 17 de dezembro de 2023 Nenhum comentário 4 Minutos de leitura
setor-de-hpc-se-consolida-como-protagonista-na-black-friday-em-2023

O setor de HPC foi um dos protagonistas nos registros de venda da Black Friday. Com um desempenho sólido em meio a um cenário macroeconômico levemente mais favorável, resultado da redução dos juros e melhores indicadores de emprego, somados a um consumidor que segue cauteloso e, em muitos casos, ainda endividado – oito de cada dez famílias brasileiras estão endividadas, conforme pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) divulgada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Para o varejo como um todo, segundo dados da Neotrust, a Black Friday desse ano foi a segunda pior no Brasil desde 2010, ano em que o varejo brasileiro adotou “oficialmente” a Black Friday no calendário comercial. O faturamento do varejo foi de R$ 4,9 bilhões, queda de 15% em comparação com as vendas de 2022. No entanto, dados da Linx, empresa do grupo StoneCo especializada em tecnologia para o varejo, apontam crescimento de 12% no volume total de vendas realizadas pelo e-commerce.

De acordo com a NielsenIQ Ebit, 3 categorias ganharam destaque nesse ano: alimentos e bebidas, moda e acessórios e, perfumaria e cosméticos. A procura por produtos de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos no período somou 45% do volume total de vendas, superando a cesta de alimentos e bebidas, que representou 21% do volume total. Ainda segundo o instituto, a categoria de Perfumaria e Cosméticos apresentou crescimento de 26,7% durante os dias 23 e 24 de novembro de 2023. De primeiro a 15 de novembro houve alta de 68,7% nas vendas quando comparado ao ano passado.

O Google Brasil já vinha pontuando durante o mês de novembro, demanda maior pela categoria de beleza, principalmente perfumaria e a Cielo, mostrou que a categoria de cosméticos e higiene pessoal teve as maiores taxas de crescimento nas vendas 18,8%, considerando apenas a sexta-feira comparada com a sexta-feira de 2022.

O calor intenso durante o mês de novembro também fez emergir um outro protagonista na Black Friday: o protetor solar.

Dados da Linx, apontam que as maiores buscas foram por protetor solar e ar-condicionado. O protetor solar foi destaque entre os termos mais pesquisados / buscados pelos brasileiros durante o período, esteve presente entre os três produtos mais requisitados nas buscas.

O item foi apontado por uma pesquisa realizada pelo Google como um dos mais procurados pelos consumidores, com alta de 32% em relação ao ano passado.

“A conscientização sobre a importância da defesa contra os raios ultravioleta e os efeitos nocivos do sol se traduziu em uma preferência marcada por protetores solares, que se tornaram itens essenciais na cesta de compras dos consumidores. O brasileiro incorpora cada vez mais o hábito do uso do protetor solar e aproveita a oportunidade de comprar bons produtos promocionados em ocasiões como a Black Friday”, afirma João Carlos Basilio, presidente-executivo da ABIHPEC.

O executivo explica que o aumento na busca por protetores solares destaca a adaptabilidade do mercado às necessidades sazonais, consolidando o setor de HPPC como uma força influente no período e extremamente ágil para oferecer ao consumidor o que ele de fato busca.

Perspectivas para o Natal e Reveillon

O desempenho registrado na Black Friday pode dar o tom da temporada de festas de final de ano que se aproxima. De acordo com a ABIHPEC, a expectativa é otimista, uma vez que os produtos do setor se firmaram como escolhas populares para presentear. Dentre as sugestões de presentes, não faltam opções como conjuntos de perfumes, kits de cuidados com a pele e cestas de autocuidado personalizadas se destacam como opções atrativas, e customizáveis para os mais diversos gostos e possibilidades de desembolso.

“A relevância do setor neste período de festas é amplificada pela sua capacidade de oferecer não apenas produtos, mas experiências que promovam o cuidado pessoal e o bem-estar, elementos essenciais nas celebrações de fim ano”, destacou Basilio.

Estudo da Kantar aponta como diferentes gerações consomem produtos de beleza

Fonte: Abihpec

Foto: Shutterstock

Guia da Farmácia

Premiado pela Anatec na categoria de mídia segmentada do ano, o Guia da Farmácia é hoje a publicação mais conhecida e lembrada pelos profissionais do varejo farmacêutico. Seu conteúdo diferenciado traz informações sobre os principais assuntos, produtos, empresas, tendências e eventos que permeiam o setor, além de Suplementos Especiais temáticos e da Lista de Preços mais completa do mercado.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Edição Atual

Prescrição em Debate

Notícias da Última Edição

Mais força e imunidade com vitamina C

8 de janeiro de 2025 Leia mais »

Fortalecendo a mente com as vitaminas C e D

4 de dezembro de 2024 Leia mais »

Franquias que cuidam

2 de dezembro de 2024 Leia mais »

Fios protegidos no verão

2 de dezembro de 2024 Leia mais »

Redes Sociais

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Telegram
  • WhatsApp

Sobre

Revista dirigida aos profissionais de saúde.

Rua da Paz, 1601
Conj 507
Chácara Santo Antônio, São Paulo - SP
04713-002
Tel: (11) 5082-2200
Clique aqui para enviar uma mensagem

Estamos nas redes sociais:

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • LinkedIn

Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de Serviço são aplicados.

Institucional

  • Sobre o Guia da Farmácia
  • Contento
  • Anuncie
  • Loja Virtual
  • Assine o Guia da Farmácia
  • Outros sites do Grupo
    • Medicamentos Equivalentes
    • Medicamentos Genéricos
  • LGPD – Política de privacidade

Últimos Posts

RD Saúde abre 3000 vagas de trabalho

RD Saúde abre 3000 vagas de trabalho

4 de agosto de 2025
Viroses: veja o que pode ajudar na recuperação

Viroses: veja o que pode ajudar na recuperação

13 de janeiro de 2025
Surya Cosméticos cresce 30% no mercado norte-americano

Surya Cosméticos cresce 30% no mercado norte-americano

13 de janeiro de 2025
FIT FOOD amplia portfólio de snacks saudáveis

FIT FOOD amplia portfólio de snacks saudáveis

13 de janeiro de 2025
São João disponibiliza totens de autoatendimento

São João disponibiliza totens de autoatendimento

13 de janeiro de 2025