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Mercado

Setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos apresenta crescimento de 5,7% no primeiro quadrimestre de 2021

Por Guia da Farmácia 25 de junho de 2021 Nenhum comentário 5 Minutos de leitura
hpc-2021
A ampliação da abertura do comércio na maior parte das cidades brasileiras, especialmente em abril de 2021, contribuiu para uma boa performance do setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPC) no primeiro quadrimestre de 2021.

De acordo com o Painel de Dados de Mercado da  Associação Brasileira das Indústrias de Higiene Pessoal Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), o setor de HPPC teve uma alta de 5,7% em vendas ex-factory, em relação ao mesmo período do ano anterior.

No entanto, apesar do resultado positivo, a cautela ainda se faz presente e necessária.

“Mesmo com uma tendência de aceleração da retomada da economia, o crescimento de 8,90% no INPC nos últimos doze meses é preocupante”, afirma João Carlos Basilio, presidente-executivo da Abihpec.

Além disso, apesar da economia do Brasil estar melhorando, dado o crescimento do Produto Interno Bruno (PIB), de 1,2% no primeiro trimestre deste ano.
A saber, o desemprego, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) ), chego, então, ao patamar de 14,7% em março.
Esse quadro negativo reforça o cuidado da população com o aumento dos gastos em muitos bens e serviços.

Desempenho dos segmentos de HPC

O segmento de Perfumaria foi o que apresentou a melhor performance, atingindo alta de 22% em vendas ex-factory no primeiro quadrimestre, quando comparado com o mesmo período de 2020. O destaque fica por conta da perfumaria feminina, que teve um crescimento de 26% no primeiro quadrimestre de 2021, contra 15% da perfumaria masculina.

Ações promocionais e datas comemorativas, como o Dia das Mães, contribuíram para impulsionar o consumo deste segmento no período, assim como a cultura brasileira de se perfumar como ato de promoção de bem-estar.

Produtos para combater a Covid-19 favoreceram o setor de HPC em 2021

O segmento de produtos de Higiene Pessoal segue com alta e fechou o primeiro quadrimestre com crescimento de 11,4% em vendas ex-factory (na comparação com o mesmo período de 2020).

Dada, portanto, a relação dos itens deste segmento com a manutenção da saúde e a prevenção de doenças, como a Covid-19.

Dentre as categorias que tiveram melhor desempenho estão:

As de produtos relacionados ao banho, hábito reforçado no dia a dia dos brasileiros, por conta também da prevenção à Covid-19.

No primeiro quadrimestre de 2021, a categoria de sabonetes obteve, então, uma alta nas vendas de 23%.

A de shampoos +2% e condicionador +1%.

Dessa maneira, todos dados em vendas ex-factory, em comparação ao mesmo período de 2020.

Itens para o cabelo tiveram um grande crescimento em 2021

Tratamento capilar segue em crescimento de dois dígitos +18%.

A categoria lançou uma enorme diversidade de produtos.

Como por exemplo aqueles destinados a controlar o frizz, hidratar, proporcionar maciez, auxiliar na prevenção dos danos cotidianos, além de também melhorar a definição dos cachos.

O que não falta no mercado são produtos para atender às diferentes demandas do consumidor.

E também as marcas que atuam nesta categoria não param de inovar.

Já consumo do álcool em gel nos quatro primeiros meses de 2021 se manteve estável em comparação ao mesmo período de 2020.

O consumidor entendeu, no entanto, a sua importância como um produto essencial no combate à pandemia da Covid-19, quando não há possibilidade da lavagem das mãos.

No segmento de Cosméticos, a categoria de “maquiagem para as unhas” foi o grande destaque, com um crescimento de 8,7%, puxado por lançamentos de edições limitadas de esmaltes.

Além disso, o esmalte é um produto consumido por vários elos da cadeia, como manicures, salões de beleza, esmalterias e pelo próprio consumidor final, que encontra o produto em distintos canais de vendas.

Destaques de HPC em 2021

A chegada do outono e do clima mais seco também impulsionaram a categoria de produtos de cuidados com a pele com o corpo.

Dessa maneira, os hidratantes corporais apresentaram um crescimento de 40% em vendas ex-factory nos primeiros quatro meses de 2021, em comparação, então, ao mesmo período do ano anterior.

Outra categoria de produtos que ganhou importante papel na pandemia foi a de cuidados com a pele do rosto, que se manteve estável no período.

Os destaques foram os tônicos faciais, com crescimento de 23%; e os produtos anti-acne, com alta de 28%, ambos em valor de vendas ex-factory .

“A máscara de proteção facial individual se tornou indispensável no dia-a-dia, e o uso frequente dela pode aumentar a oleosidade da pele e a formação de espinhas no rosto. O crescimento do consumo destes produtos pode estar relacionado a este movimento de uso de máscara de proteção facial”, explica Basilio, presidente-executivo da Abihpec.
Já o segmento de tissue, que contempla papel higiênico, toalha de papel multiuso e lenço de papel, apresentou, então, queda de vendas ex-factory de (-17,9%).
Então, em função ainda do impacto nos preços praticados no varejo, da alta dos custos dos insumos, indexados, portanto, em dólar.
Abihpec apresenta cenário de avanços e desafios em proteção solar
Fonte: Abihpec
Foto: Shutterstock

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Premiado pela Anatec na categoria de mídia segmentada do ano, o Guia da Farmácia é hoje a publicação mais conhecida e lembrada pelos profissionais do varejo farmacêutico. Seu conteúdo diferenciado traz informações sobre os principais assuntos, produtos, empresas, tendências e eventos que permeiam o setor, além de Suplementos Especiais temáticos e da Lista de Preços mais completa do mercado.

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