Close Menu
Login
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Notícias
    • Mercado
    • Saúde
    • PDV
    • Medicamentos
    • HPC
    • Regulatório
    • Lançamentos
  • Revista
    • Edição Atual
    • Edições Anteriores
    • Colunistas
    • Guia da Farmácia Responde
  • + Conteúdo
    • Vídeos
    • Ebooks
    • Especiais
    • Ferramentas
  • Plataformas
    • Guia Farma Digital
    • Guia de Equivalentes
    • Guia de Genericos
  • Serviços
    • Indústrias
    • Distribuidoras
    • Farmácias
    • Bulas
  • Busca de Medicamentos
  • Anuncie
ASSINE o Guia da Farmácia Cadastre-se na Área Restrita
×

Área Restrita

Cadastro gratuito apenas para prescritores de medicamento.
Acesse conteúdos exclusivos do Portal.

Cadastre-se

Esqueceu a senha?
Facebook X (Twitter) Instagram YouTube Login
Guia da Farmácia Guia da Farmácia
Guia da Farmácia
  • Notícias
    • Mercado
    • Saúde
    • PDV
    • Medicamentos
    • HPC
    • Regulatório
    • Lançamentos
  • Revista
    • Edição Atual
    • Edições Anteriores
    • Colunistas
    • Guia da Farmácia Responde
  • + Conteúdo
    • Vídeos
    • Ebooks
    • Especiais
    • Ferramentas
  • Plataformas
    • Guia Farma Digital
    • Guia de Equivalentes
    • Guia de Genericos
  • Serviços
    • Indústrias
    • Distribuidoras
    • Farmácias
    • Bulas
  • Busca de Medicamentos
  • Anuncie
ASSINE o Guia da Farmácia
Notícias

Sete passos para o varejo farma reduzir as perdas

Por Guia da Farmácia 6 de junho de 2024 Nenhum comentário 3 Minutos de leitura
Um dos pilares do varejo, o segmento farmacêutico deve crescer algo em torno de 9,7% em 2024, e manterá uma média de cerca de 7% ao ano até 2027, como aponta a IQVIA, referência em análises para o setor da saúde. Em um setor que fatura bilhões, prevenir perdas é essencial, como afirma Thiago Artacho, CEO da Green Retail Solutions, especializada em soluções de segurança, inteligência, organização e design de varejo.
Segundo Artacho, a prevenção de perdas no varejo farmacêutico é uma tarefa complexa que inclui a proteção do estoque contra furtos, a garantia da conformidade legal e a manutenção da segurança dos medicamentos e produtos. “Envolve estratégias de segurança, auditorias regulares, gestão rigorosa de estoque e treinamento especializado para os funcionários”, argumenta.

Impactos

Além das perdas financeiras, os impactos se estendem a riscos à saúde pública e danos à reputação das marcas em relação às conformidades e à segurança dos pacientes. “A proteção dos produtos é crucial não apenas para a saúde financeira da empresa, mas também para a segurança e o bem-estar dos consumidores”, afirma o executivo.
Para otimizar as vendas e reduzir as perdas no varejo farma, algumas estratégias eficazes podem ser adotadas. Confira sete passos fundamentais no combate às perdas, segundo Thiago Artacho.


Thiago Artacho, CEO da Green Retail Solutions

1 – Treinamento e capacitação de funcionários

Invista em treinamento contínuo para melhorar o atendimento ao cliente e a capacidade dos funcionários de lidar com os produtos de forma adequada, o que pode diminuir as quebras operacionais e erros administrativos.

2 – Tecnologia de prevenção de perdas

Utilize sistemas de monitoramento por vídeo, etiquetas eletrônicas antifurto e outras tecnologias para desencorajar e detectar furtos internos e externos.

3 – Melhoria nos processos administrativos

Implemente softwares de gestão de estoque e PDV para reduzir erros administrativos e melhore a precisão do inventário.

4 – Análise de dados e inventário inteligente

Analise dados de vendas para entender padrões de compra e ajustar o estoque de acordo com as demandas. Utilize sistemas de inventário inteligente que alertem sobre produtos próximos do vencimento.

5 – Segurança e prevenção de fraudes

Adote medidas de segurança reforçadas e realize auditorias e verificações frequentes para prevenir fraudes por terceiros e assaltos.

6 – Gestão de Produtos de Alto Risco (PAR)

Identifique os PARs e aplicar controles mais rígidos, como limitar o acesso e melhorar o rastreamento desses itens.

7 – Experiência do cliente

Melhore a experiência do cliente na loja, com layout organizado, sinalizações claras, e um processo de checkout rápido e eficiente.

Vilões das perdas

No varejo farma, onde as perdas chegam a 1,13% segundo dados da Associação Brasileira de Prevenção de Perdas (Abrappe), os grandes vilões são o vencimento dos produtos e os furtos externos, especialmente de aparelhos de barbear, shampoos, desodorantes e perfumes de alto valor agregado. “Portanto, o planejamento e a execução, com uma boa gestão, são fundamentais para que o plano de prevenção de perdas funcione”, afirma Thiago Artacho.
Fonte:  Green Retail Solutions 

Leia mais:

7 passos para melhorar a comunicação com o cliente no PDV

Guia da Farmácia

Premiado pela Anatec na categoria de mídia segmentada do ano, o Guia da Farmácia é hoje a publicação mais conhecida e lembrada pelos profissionais do varejo farmacêutico. Seu conteúdo diferenciado traz informações sobre os principais assuntos, produtos, empresas, tendências e eventos que permeiam o setor, além de Suplementos Especiais temáticos e da Lista de Preços mais completa do mercado.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Edição Atual

Prescrição em Debate

Notícias da Última Edição

Mais força e imunidade com vitamina C

8 de janeiro de 2025 Leia mais »

Fortalecendo a mente com as vitaminas C e D

4 de dezembro de 2024 Leia mais »

Franquias que cuidam

2 de dezembro de 2024 Leia mais »

Fios protegidos no verão

2 de dezembro de 2024 Leia mais »

Redes Sociais

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Telegram
  • WhatsApp

Sobre

Revista dirigida aos profissionais de saúde.

Rua da Paz, 1601
Conj 507
Chácara Santo Antônio, São Paulo - SP
04713-002
Tel: (11) 5082-2200
Clique aqui para enviar uma mensagem

Estamos nas redes sociais:

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • LinkedIn

Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de Serviço são aplicados.

Institucional

  • Sobre o Guia da Farmácia
  • Contento
  • Anuncie
  • Loja Virtual
  • Assine o Guia da Farmácia
  • Outros sites do Grupo
    • Medicamentos Equivalentes
    • Medicamentos Genéricos
  • LGPD – Política de privacidade

Últimos Posts

RD Saúde abre 3000 vagas de trabalho

RD Saúde abre 3000 vagas de trabalho

4 de agosto de 2025
Viroses: veja o que pode ajudar na recuperação

Viroses: veja o que pode ajudar na recuperação

13 de janeiro de 2025
Surya Cosméticos cresce 30% no mercado norte-americano

Surya Cosméticos cresce 30% no mercado norte-americano

13 de janeiro de 2025
FIT FOOD amplia portfólio de snacks saudáveis

FIT FOOD amplia portfólio de snacks saudáveis

13 de janeiro de 2025
São João disponibiliza totens de autoatendimento

São João disponibiliza totens de autoatendimento

13 de janeiro de 2025