Close Menu
Login
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Notícias
    • Mercado
    • Saúde
    • PDV
    • Medicamentos
    • HPC
    • Regulatório
    • Lançamentos
  • Revista
    • Edição Atual
    • Edições Anteriores
    • Colunistas
    • Guia da Farmácia Responde
  • + Conteúdo
    • Vídeos
    • Ebooks
    • Especiais
    • Ferramentas
  • Plataformas
    • Guia Farma Digital
    • Guia de Equivalentes
    • Guia de Genericos
  • Serviços
    • Indústrias
    • Distribuidoras
    • Farmácias
    • Bulas
  • Busca de Medicamentos
  • Anuncie
ASSINE o Guia da Farmácia Cadastre-se na Área Restrita
×

Área Restrita

Cadastro gratuito apenas para prescritores de medicamento.
Acesse conteúdos exclusivos do Portal.

Cadastre-se

Esqueceu a senha?
Facebook X (Twitter) Instagram YouTube Login
Guia da Farmácia Guia da Farmácia
Guia da Farmácia
  • Notícias
    • Mercado
    • Saúde
    • PDV
    • Medicamentos
    • HPC
    • Regulatório
    • Lançamentos
  • Revista
    • Edição Atual
    • Edições Anteriores
    • Colunistas
    • Guia da Farmácia Responde
  • + Conteúdo
    • Vídeos
    • Ebooks
    • Especiais
    • Ferramentas
  • Plataformas
    • Guia Farma Digital
    • Guia de Equivalentes
    • Guia de Genericos
  • Serviços
    • Indústrias
    • Distribuidoras
    • Farmácias
    • Bulas
  • Busca de Medicamentos
  • Anuncie
ASSINE o Guia da Farmácia
Mercado

Retorno do trabalho presencial impulsiona cesta de HPC

Por Guia da Farmácia 13 de setembro de 2024 Atualizado em: 12 de setembro de 2024 Nenhum comentário 3 Minutos de leitura
Retorno-do-trabalho-presencial-impulsiona-cesta-de-HPC

Cada vez mais empresas e colaboradores brasileiros de diversos mercados fazem o movimento de retornar às atividades presenciais. Uma mudança que impacta o comércio como um todo. A cesta de Higiene e Beleza, por exemplo, saiu de 28% para 29,2% em ocasiões de uso fora de casa. A comparação é entre os últimos 12 meses terminados em junho de 2024 e o mesmo período do ano anterior.

O levantamento Consumer Insights Q2 2024, produzido pela Kantar, também aponta que a categoria que mais cresce neste contexto é maquiagem. Os brasileiros apresentam uma frequência média de 11 usos na semana (alta de 6,7% no período estudado). Os principais momentos para o cuidado são ao ir à escola ou ao trabalho (+143%) e ao sair para socializar (+123%).

“Os dados mostram um uso intensificado de maquiagem pelas pessoas, o que nos leva a crer que a categoria seguirá com alto crescimento de penetração de compra no próximo ano”, comenta Juliana Kohler, Gerente de Contas da Divisão Worldpanel da Kantar.

Opções de tratamento

Ainda vale destacar que 79% dos usuários de maquiagem afirmam que fazem algum tipo de procedimento estético ao longo do ano. As opções vão desde tratamentos mais simples, a exemplo de limpeza facial, massagem, manicure e pedicure, até processos mais complexos, como bronzeamento artificial e botox.

O movimento de retorno ao presencial também influencia nos cuidados pessoais dentro dos domicílios. Nesse contexto, a cesta de Higiene e Beleza cresceu 3,5% em unidades no primeiro semestre de 2024 na comparação com o mesmo período do ano anterior. Aqui, mais do que maquiagem, o consumidor prioriza os gastos com sabonetes. A categoria apresentou ascensão de 2,9% em unidades.

Uma dinâmica interessante relacionada ao consumo de sabonetes é vista nas Classes D e E. O grupo está balanceando e até reduzindo o gasto em algumas cestas, como perecíveis e commodities, para investir mais na cesta de higiene e beleza. No segundo trimestre de 2024, a preferência por marcas premium por esta classe cresceu 11%, com a busca por exemplo de banhos mais sofisticados que impulsionam a categoria de sabonetes mais premium.

Rotina semanal

Independentemente do público, é possível ver um aumento de 4,9% em categorias presentes na rotina semanal de personal care dos brasileiros e um acréscimo de 5,8% nos minutos dedicados a estes preparos. Em números, há uma média de consumo de nove categorias e de sete minutos de cuidados para cada produto no período estudado.

“Ainda é importante ressaltar que os brasileiros estão usando mais produtos de Higiene e Beleza do que adquirindo itens. Enquanto a cesta apresentou alta de 12% na penetração de compra entre o segundo trimestre de 2024 e o mesmo período do ano anterior, a repetição de uso saltou 17%”, conclui a executiva da Kantar.

Fonte: Kantar
Foto: Shutterstock

Leia mais:

Exclusivo: 5 caminhos para aumentar as vendas de HPPC em farmácias

 

Guia da Farmácia

Premiado pela Anatec na categoria de mídia segmentada do ano, o Guia da Farmácia é hoje a publicação mais conhecida e lembrada pelos profissionais do varejo farmacêutico. Seu conteúdo diferenciado traz informações sobre os principais assuntos, produtos, empresas, tendências e eventos que permeiam o setor, além de Suplementos Especiais temáticos e da Lista de Preços mais completa do mercado.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Edição Atual

Prescrição em Debate

Notícias da Última Edição

Mais força e imunidade com vitamina C

8 de janeiro de 2025 Leia mais »

Fortalecendo a mente com as vitaminas C e D

4 de dezembro de 2024 Leia mais »

Franquias que cuidam

2 de dezembro de 2024 Leia mais »

Fios protegidos no verão

2 de dezembro de 2024 Leia mais »

Redes Sociais

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Telegram
  • WhatsApp

Sobre

Revista dirigida aos profissionais de saúde.

Rua da Paz, 1601
Conj 507
Chácara Santo Antônio, São Paulo - SP
04713-002
Tel: (11) 5082-2200
Clique aqui para enviar uma mensagem

Estamos nas redes sociais:

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • LinkedIn

Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de Serviço são aplicados.

Institucional

  • Sobre o Guia da Farmácia
  • Contento
  • Anuncie
  • Loja Virtual
  • Assine o Guia da Farmácia
  • Outros sites do Grupo
    • Medicamentos Equivalentes
    • Medicamentos Genéricos
  • LGPD – Política de privacidade

Últimos Posts

RD Saúde abre 3000 vagas de trabalho

RD Saúde abre 3000 vagas de trabalho

4 de agosto de 2025
Viroses: veja o que pode ajudar na recuperação

Viroses: veja o que pode ajudar na recuperação

13 de janeiro de 2025
Surya Cosméticos cresce 30% no mercado norte-americano

Surya Cosméticos cresce 30% no mercado norte-americano

13 de janeiro de 2025
FIT FOOD amplia portfólio de snacks saudáveis

FIT FOOD amplia portfólio de snacks saudáveis

13 de janeiro de 2025
São João disponibiliza totens de autoatendimento

São João disponibiliza totens de autoatendimento

13 de janeiro de 2025