
A Rede d1000 divulgou seus resultados de 2023. Com bom desempenho durante o período, a Companhia finalizou o ano com o total de 240 lojas, adição líquida de 22 lojas. O plano de expansão anunciado para 2023 foi executado com caixa próprio e em ritmo acima do esperado. A expectativa é de que a base existente de lojas dobre até 2028.
Com relação às vendas, a receita bruta alcançou R$ 1,8 bilhão, o que representa avanço de 17,8% na comparação com o ano anterior e acima do crescimento registrado pela Abrafarma, que foi de 12,7%, segundo o IQVIA. Além do aumento do número de lojas, o desempenho foi impulsionado pelas diversas ações implementadas, incluindo melhorias no mix de produtos, estratégias de pricing, reforma de lojas e plano de marketing para reforço das marcas. A Companhia criou aproximadamente 400 empregos e seguiu aumentando o nível de satisfação de seus clientes medido pelo NPS, que atingiu 78,5 pontos ao final do ano.
A despeito do maior percentual de lojas novas na composição do portfólio comparado aos anos anteriores que, naturalmente, pressionam os resultados em função das despesas pré-operacionais, a Rede d1000 foi capaz de melhorar suas margens, com diluição de despesas operacionais em 0,6 p.p. em relação ao ano de 2022. Nesse sentido, apresentou EBITDA 34,2% superior em relação ao ano anterior (R$ 66,6 milhões) e avanço de 0,4 p.p. na margem EBITDA (3,6% em 2023), enquanto o Lucro Líquido foi de R$ 27,2 milhões, 56,1% acima dos R$ 17,4 milhões apresentados em 2022.
“É com sentimento de dever cumprido e otimismo que compartilhamos os resultados de 2023. Foi uma jornada desafiadora que se traduziu em conquistas significativas, que consolida a assertividade na condução e execução de nosso projeto. Registramos avanços consistentes em nossa expansão, aliados ao aprimoramento de nosso portfólio e compromisso em proporcionar a melhor experiência para os nossos clientes”, afirma Sammy Birmarcker, CEO da Rede d1000.
Já em sua jornada ESG, a parceria da Rede d1000 com o UNICEF resultou em aumento nos valores repassados ao longo do ano que superaram R$ 3,6 milhões, totalizando R$ 10 milhões em quatro anos de parceria. Os recursos foram destinados para apoio de projetos voltados ao cuidado e educação infantil. Adicionalmente, foi realizado o estudo de dupla materialidade, que ratifica a estratégia ESG e monitora os gaps e fortalezas da Companhia.
“No ano de 2023 superamos as expectativas mesmo com menor crescimento do mercado. Foram resultados que merecem comemoração, mas que ao mesmo tempo deixam mapeado onde ainda temos espaço para avançar nos próximos anos. Seguiremos atuando com planejamento e foco na execução para entregar em 2024 resultados ainda melhores”, finaliza Sammy Birmarcker.
D1000: a rede de drogarias sem dívida, com crescimento e o menor múltiplo do setor
Fonte e Foto: Rede d1000