
A farmacêutica Natulab é líder em produção e venda de medicamentos fitoterápicos no Brasil, quinta colocada no mercado de Medicamentos Isentos de Prescrição (MIPs) e 10ª no Mercado Farmacêutico Total, segundo a IQVIA.
A Natulab completou 20 anos em 2020 e já compete com companhias centenárias. “Somos a única empresa farmacêutica do estado da Bahia (BA), localizada mais precisamente em Santo Antônio de Jesus. Mesmo sendo uma empresa muito jovem e competindo com gigantes, ficamos, em 2019, entre as Top 20 de maior crescimento no setor e, quando avaliamos as vendas por unidade, já estamos entre as Top 10. Além disso, somos líderes no mercado de fitoterápicos há quatro anos. Em Medicamentos Isentos de Prescrição (MIPs), somos o quinto maior laboratório, com crescimento superior de 24% em 2019. Abrimos o escritório em São Paulo (SP), em setembro de 2016. Começamos com oito funcionários e estamos com aproximadamente 80. É um orgulho muito grande”, contou o CEO da Natulab, Wilson Borges.
A empresa contou com a entrada do Floratil ao portfólio, em março de 2019. “Floratil era um produto desejado por qualquer empresa nacional. E não pagamos um centavo por isso. Cem por cento da conquista veio do plano de marketing que apresentamos à Biocodex, que é a detentora do medicamento. Competimos com outras quatro indústria farmacêuticas e fomos escolhidos. Desde que chegou à empresa via licenciamento, Floratil já acrescentou 20% no nosso faturamento”, pontuou Borges.
Natulab: presença em 76 mil pontos de venda
Nos últimos cinco anos, a empresa cresceu 23% e está presente em 76 mil pontos de venda (PDVs). Hoje os carros-chefes da companhia são o Maxalgina (dipirona), Starfor C (vitamina C), Tilemax (paracetamol) e Seakalm ( Passiflora incarnata L. ). “Hoje, crescemos 40% entre as redes associadas à Federação Brasileira das Redes Associativistas e Independentes de Farmácias (Febrafar) e 20% entre as redes afiliadas à Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma). E a nossa ideia é crescer pelo País inteiro. Hoje, Sul, Sudeste e Centro-Oeste são nossos drivers de crescimento, apesar de termos começado nossa trajetória de expansão nas Regiões Norte e Nordeste do País”, declarou o executivo.
Os planos para o futuro seguem promissores. “Hoje, somos a 10ª maior empresa do mercado farmacêutico brasileiro total segundo a IQVIA e nossa ideia é alcançar a quinta colocação. Além disso, também planejamos desenvolver mais duas fábricas neste ano, a fim de aumentar nossa capacidade produtiva. O aumento do Centro de Distribuição (CD) que já temos na Bahia e o desenvolvimento de outro na Região Sudeste do País estão igualmente nos planos. A performance que já estamos tendo nos permite pensar nessa meta. Afinal, passamos a atrair empresas que também querem trabalhar com a gente, tanto de licenciamento de produtos nossos para eles, como deles para nós, como aconteceu com Floratil. Para este ano, o que podemos dizer é que pretendemos apresentar oito novos produtos”, contou Borges.
Fundada em Santo Antônio de Jesus (BA) em 2000, a Natulab conquistou a liderança nacional na produção e venda de medicamentos fitoterápicos em 2016. Em seu portfólio, a Natulab possui uma linha de produtos com mais de 200 apresentações, entre eles os líderes de mercado Seakalm (Passiflora incarnata L.), loratil, Maxalgina, Hidralyte, Hidraplex, Tylemax e Varivax (Aesculus hippocastanum L.) e os vice-líderes Xarope de Guaco (Mikania glomerata) e StarforC (aspartato de arginina e ácido ascórbico).
Fonte: Guia da Farmácia
Foto: Natulab
*Conteúdo exclusivo do Guia da Farmácia. Ao reproduzir, colocar a fonte e o link para o texto original.