
Uma condição que atinge cerca de 200 milhões de pessoas no mundo é a incontinência urinária. Estima-se que 1 em cada 4 mulheres sofram escapes de xixi a partir dos 35 anos. Muito comum, mas não normal, a condição pode ocorrer em diversas fases da vida e em situações cotidianas, como prática de atividades físicas que exigem mais esforço, ao tossir e espirrar, durante a gestação, nos pós-parto, menopausa, entre outras.
Pensando na importância de falar sobre o tema, no mês da Incontinência Urinária, a Kimberly Clark, empresa global de cuidados adultos e femininos, com suas marcas Plenitud, líder de produtos para incontinência urinária da Kimberly-Clark, e Intimus® 2 em 1, marca de cuidados femininos da Kimberly-Clark, reitera o compromisso de oferecer aos consumidores as ferramentas e informações necessárias para cuidar adequadamente dessa condição e prevenir os prejuízos em torno dela.
Recentemente Intimus® divulgou a pesquisa Menstruação e Escapes de xixi: investigando estigmas sobre os temas, realizada em parceria com a Grimpa – consultoria de pesquisa de mercado e consumo – que entrevistou, em outubro de 2022, 1.210 mulheres, de 18 a 45 anos, das classes sociais A, B e C e de todas as regiões do País.
De acordo com a pesquisa, 80% das entrevistadas nunca conversaram sobre incontinência urinária com seus médicos. O estudo revelou ainda que 39% das brasileiras consideram os temas da menstruação e escapes de xixi estigmatizados e acabam não buscando ajuda por vergonha e insegurança. Nesse cenário, ao longo de todo o estudo, expressões, como “autoaceitação”, “autoconhecimento”, “normalização da fisiologia feminina”, “inclusão”, “prevenção”, “confiança” e “empatia”, aparecem bastante nas falas das entrevistas.
Os quatro sentimentos mais associados aos escapes são desconforto (68%), vergonha (51%), insegurança (47%) e descontrole do corpo (35%). Quando falamos sobre a busca de informações, 36% já buscaram informações sobre escapes de xixi e 28% desconhecem qualquer tipo de prevenção. E, sobre conhecimento em relação ao tema, 85% das brasileiras entrevistadas conhecem e entendem o tema dos escapes de xixi, mas, ainda assim, não buscam ajuda nem falam a respeito – mesmo entre amigas – por medo ou vergonha – mostrando quanto o assunto, de fato, é estigmatizado.
“Intimus® é uma marca que incentiva o autocuidado. A pesquisa, que trouxe um recorte regional importante para entender a relação das brasileiras com o tema, comprovou que estamos no caminho certo de incentivar a conversa sem estigmas sobre escapes de xixi, reforçando a importância do cuidado com a saúde da mulher e de sempre consultar um médico especialista”, destaca Marisa Cury Cazassa, gerente executiva de marketing da Kimberly-Clark no Brasil.
A pesquisa faz parte da estratégia de comunicação da linha Intimus® 2 em 1, que conta com absorvente e protetor diário com dupla função para menstruação e escapes de xixi leves a moderados, parceiro na jornada das mulheres durante os escapes e a menstruação.
Já Plenitud, que tem incentivado a conversa sobre etarismo, ajudando a dar luz a temas importantes da maturidade, como os escapes de xixi, possui um portfólio amplo que se adapta à cada fase da vida e suas necessidades, oferecendo desde roupa íntima e protetores diários descartáveis. Uma das iniciativas da marca nesse sentido, foi o patrocínio do episódio temático sobre maturidade feminina do Podcast Mamilos, das publicitárias Juliana Wallauer e Cris Bartis, que receberam as atriz Isabel Teixeira e a jornalista Cristina Nalmovis, influenciadoras da marca, como convidadas para debater o assunto. O episódio foi ao ar em 10/03.
A Kimberly-Clark busca conscientizar as pessoas sobre a incontinência, os tipos e tratamentos, para evitar que a persistência desse estigma piore a situação de homens e mulheres que possuem a condição. Por isso, também para celebrar a conscientização no mês da Incontinência, a empresa compartilha algumas recomendações que oferecem condições de buscar o tratamento adequado.
Cinco dicas para lidar com a incontinência urinária
Conheça os gatilhos
Cada caso é particular e a incontinência pode depender de diferentes gatilhos, porém, alimentos ácidos ou apimentados podem agravar o quadro. Você deve estar ciente de quais são os alimentos, bebidas e/ou atividades que estão relacionadas a episódios de perda de urina.
Exercícios de fortalecimento
Uma maneira útil de reduzir o escape é fortalecer os músculos do assoalho pélvico. Você pode fazer isso com ioga, pilates, tai chi, caminhada e exercícios de Kegel. O truque é garantir que você faça da forma correta – é preciso prática para encontrar e alongar adequadamente os músculos do assoalho pélvico.
Conexão nutricional
(Excesso) de peso, dieta e obesidade estão intimamente ligados à incontinência. No entanto, modificações simples, como pequenas mudanças na dieta ou perda de peso, podem ter um grande impacto nesta condição.
Consultar um médico
Obter aconselhamento profissional específico para sua incontinência oferece a melhor chance de reduzir ou mesmo eliminar escapes. Para facilitar a conversa, anote e compartilhe com seu médico as seguintes informações: quando e com que frequência acontece, o nível de incontinência e quaisquer gatilhos que causem um escape.
Estar preparado
Depois de um momento constrangedor, é fácil desistir de atividades que você amava. Mas ficar à margem não é a resposta. Mantenha seus produtos Plenitud preferidos em sua bolsa e também leve roupas íntimas e calças sobressalentes, caso ocorra um vazamento fora de casa.
Incontinência urinária: Esclareça mitos e verdades
Foto: Shutterstock