
Na operação de aquisição da Extrafarma, a Pague Menos anuncia que atingiu o potencial de sinergias mapeadas seis meses antes do previsto. As negociações para aquisição da Extrafarma foram concluídas em maio de 2021, com a assinatura do contrato e divulgação da transação ao mercado, e a defesa do projeto no CADE foi concluída em agosto de 2022, quando deu início a integração e processo de captura de sinergias.
Na divulgação de resultados do segundo trimestre de 2024 a companhia comunicou a captura de R$ 203 milhões de sinergias de EBITDA, em bases anualizadas, ultrapassando o piso do guidance publicado na aquisição.
“A aquisição da Extrafarma se mostrou um movimento estratégico certeiro. A integração eficiente das operações logísticas e de sistemas, impulsionada por iniciativas de abastecimento, sortimento, atendimento, revitalização de lojas e otimização de processos, resultou em um crescimento sólido e sustentável”, afirma Jonas Marques, CEO da Pague Menos.
Resultados
A integração gerou uma convergência operacional relevante entre as bandeiras, o que resultou em crescimento de vendas e EBITDA. Em menos de dois anos, a participação de canais digitais nas vendas Extrafarma saltou de 3,2% para 11,9%, enquanto a participação de marcas próprias passou de 2,8% para 7,2% das vendas totais.
A ruptura de estoques, que era quatro vezes maior em Extrafarma, chegou ao mesmo patamar de Pague Menos. Essas e outras alavancas, combinadas à conversão de cerca de 100 lojas Extrafarma para a bandeira Pague Menos, geraram um crescimento de 28% na venda média por loja, mais de três vezes acima da inflação do período. Segundo Marques, a alavanca de conversões de bandeira seguirá sendo testada, podendo ser replicada para novas praças no futuro.
O bom desempenho das lojas Extrafarma, com aumento das vendas em mesmas lojas e a captura acelerada de sinergias como os principais fatores que impulsionam os resultados da Pague Menos, fruto dos investimentos em eficiência operacional, atendimento ao cliente, revitalização das unidades e na melhoria de processos internos.
“A aquisição da Extrafarma consolidou nossa liderança nas regiões Norte e Nordeste, reforçando o nosso compromisso de levar saúde e qualidade de vida a todos os brasileiros, com atendimento de excelência. Com isso, consideramos essa aquisição um dos melhores cases de integração do varejo brasileiro. Estamos prontos para nos consolidarmos cada vez mais como um dos principais players do setor no país”, finaliza o CEO.
Fonte e foto: Pague Menos