
A farmacêutica suíça Novartis conquistou o primeiro lugar no Access to Medicine Index 2024, índice global que avalia empresas farmacêuticas pelo compromisso em ampliar o acesso a medicamentos, especialmente em regiões de baixa e média renda.
O índice, publicado a cada dois anos, é um relatório independente que avalia 20 das maiores empresas farmacêuticas do mundo focadas em pesquisa em seus esforços para melhorar o acesso a medicamentos, vacinas e diagnósticos em 81 doenças e em 113 países.
O relatório destaca especificamente o portfólio e o pipeline da Novartis em doenças crônicas não transmissíveis (DCNTS) e doenças negligenciadas, como hanseníase, malária, doença de Chagas e dengue, e as estratégias de acesso da companhia. Metade das melhores práticas destacadas no relatório faz referência à Novartis.
“Este reconhecimento nos enche de orgulho. Em 2023, a Novartis impactou mais de 284 milhões de pacientes ao redor do mundo, sendo 33,2 milhões por meio de iniciativas específicas de acesso. Esses números vão além de estatísticas, cada dado representa uma história, uma vida transformada. É para melhorar e estender a vida de cada vez mais pessoas que trabalhamos e reimaginamos a medicina todos os dias”, comenta Sylvester Feddes, presidente da Novartis Brasil.
Acesso na Novartis Brasil
Com 90 anos de legado no país, a companhia já realizou acordos de acesso com o Ministério da Saúde, Agência Nacional da Saúde e parcerias sustentáveis com instituições de saúde como Einstein, Sírio-Libanês e Fiocruz, para levar a cada vez mais pacientes terapias inovadoras que podem mudar suas vidas.
Na área de doenças negligenciadas, a Novartis tem iniciativas como o Programa Roda-Hans, uma parceria como o Ministério da Saúde que tem o objetivo de eliminar a hanseníase a partir de ações que promovem conscientização e diagnóstico, além da doação para o governo do medicamento para tratamento da condição, via parceria com a Organização Mundial da Saúde. Desde seu lançamento, em 2009, o programa já esteve em mais de mais de 600 municípios em 18 estados brasileiros e realizou mais de 100 mil atendimentos gratuitos.
Fonte e foto: Novartis
Leia mais
Conheça os medicamentos disponíveis gratuitamente nas farmácias