Close Menu
Login
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Notícias
    • Mercado
    • Saúde
    • PDV
    • Medicamentos
    • HPC
    • Regulatório
    • Lançamentos
  • Revista
    • Edição Atual
    • Edições Anteriores
    • Colunistas
    • Guia da Farmácia Responde
  • + Conteúdo
    • Vídeos
    • Ebooks
    • Especiais
    • Ferramentas
  • Plataformas
    • Guia Farma Digital
    • Guia de Equivalentes
    • Guia de Genericos
  • Serviços
    • Indústrias
    • Distribuidoras
    • Farmácias
    • Bulas
  • Busca de Medicamentos
  • Anuncie
ASSINE o Guia da Farmácia Cadastre-se na Área Restrita
×

Área Restrita

Cadastro gratuito apenas para prescritores de medicamento.
Acesse conteúdos exclusivos do Portal.

Cadastre-se

Esqueceu a senha?
Facebook X (Twitter) Instagram YouTube Login
Guia da Farmácia Guia da Farmácia
Guia da Farmácia
  • Notícias
    • Mercado
    • Saúde
    • PDV
    • Medicamentos
    • HPC
    • Regulatório
    • Lançamentos
  • Revista
    • Edição Atual
    • Edições Anteriores
    • Colunistas
    • Guia da Farmácia Responde
  • + Conteúdo
    • Vídeos
    • Ebooks
    • Especiais
    • Ferramentas
  • Plataformas
    • Guia Farma Digital
    • Guia de Equivalentes
    • Guia de Genericos
  • Serviços
    • Indústrias
    • Distribuidoras
    • Farmácias
    • Bulas
  • Busca de Medicamentos
  • Anuncie
ASSINE o Guia da Farmácia
Notícias

Nova Farmais aposta em linha própria e mira futuro IPO

Por Guia da Farmácia 15 de setembro de 2023 Nenhum comentário 4 Minutos de leitura
nova-farmais-aposta-em-linha-propria-e-mira-futuro-ipo

Prestes a atingir um faturamento anual de R$ 1 bilhão, meta que deve ser alcançada ao final de 2023, a rede de farmácias Farmais passou por uma verdadeira revolução nos últimos anos. A empresa, que em 2022 registrou uma receita de R$ 870 milhões, lançou uma linha de produtos de marca própria, está apresentando um novo e-commerce, abriu escritório na Avenida Paulista para comandar as operações e projeta em breve chegar a 500 unidades, a partir de novas franquias e da conversão de bandeira de lojas independentes.

Sob nova direção, a Farmais é comandada por um grupo de franqueados, que adquiriu e manteve o nome Farmais em razão da força da marca no mercado nacional. Hoje, a Farmais conta com 225 lojas em nove Estados, 160 delas em São Paulo. Uma de suas metas para um futuro próximo é a abertura de um IPO. “Estamos nos organizando para isso”, afirma o CEO e sócio Ricardo Uemura Kunimi, que é franqueado da marca desde 1998.

Para o novo negócio, os franqueados – e agora gestores – não trouxeram nada da antiga gestão, começando o trabalho do zero, no escritório da Avenida Paulista. O trabalho realizado até o momento incluiu a remodelação visual da marca e do layout interno e externo das lojas, mais moderno e adaptado ao mercado pós-pandemia e a um consumidor cada vez mais exigente. “Só compramos sete letras (o nome Farmais) e sem nenhuma caneta”, brinca Kunimi.

No momento, os planos de expansão agressivos da Farmais se baseiam na captação de franqueados – serão 50 novas lojas até o fim do ano – e na conversão de farmácias independentes à sua bandeira. A taxa de franquias para a abertura de uma nova unidade da Farmais é R$ 50 mil, com um investimento total a partir de R$ 800 mil. No caso de conversão de bandeiras, o valor da taxa é de R$ 30 mil, com investimento total de R$ 200 mil. O segundo modelo tem sido o foco da franquia. “Queremos atrair investidores com experiência no setor. Hoje 70% das novas unidades são lojas com conversão de bandeira”, diz o CEO.

Marketplace de medicamentos

Um dos trunfos da nova Farmais é uma verdadeira virada omnichannel, assinalada em duas etapas. A primeira foi em 2022, com o lançamento do e-commerce próprio, espécie de farmácia virtual que cresceu tanto que precisou trocar de plataforma, segundo Kunimi. A próxima será a sua transformação em um marketplace de medicamentos.

Com investimento de R$ 1,5 milhão, a nova plataforma integra o estoque de todas as unidades e facilita o processo de compra do cliente, além de permitir que todos os franqueados da rede possam vender para o consumidor final e, assim, aumentarem sua rentabilidade e melhorarem a gestão dos negócios.

“Além de diminuir os custos, facilita a compra na indústria. Em farmácia não existe modelo igual, e estamos apostando muito nisso”, destaca o CEO, que diz que a rede vai investir mais em capacitação e ferramentas de gestão, para a Farmais e seus franqueados entrarem definitivamente na “era digital”.

O novo marketplace da Farmais terá um papel decisivo para fomentar os planos de expansão. “Nossa plataforma vai ajudar e muito as farmácias independentes, que não têm condições de fazer investimentos. Acreditamos muito nisso”, afirma Kunimi.

Aposta em regiões populares

O presidente da empresa diz que o mercado de farmácias é desafiador em razão da alta concorrência e das margens apertadas. Em média, as lojas da Farmais têm 8,5% de lucro líquido sobre a receita. A depender da região, a margem líquida da rede pode cair para menos de 5% e, nesses casos, há dificuldade de expansão, uma vez que os franqueados acabam por não abrir mais lojas. Enquanto em outras áreas, essa margem pode subir até 10%, o que favorece aberturas com os mesmos franqueados. “Encontramos barreiras, mas com a entrada de novas lojas e franqueados, estamos conseguindo. Os próprios franqueados estão montando novas lojas”, diz Kunimi.

Um dos trunfos da Farmais na estratégia de aumentar a rentabilidade das lojas é o investimento na linha de produtos de marca própria. A Etterna começou com 45 produtos no portfólio e já representa um incremento de mais de R$ 1 milhão por mês no faturamento das unidades. A expectativa é chegar a 100 produtos até o ano que vem, incluindo vitaminas, cremes para massagem, florais e cosméticos.

Sob nova direção, Farmais mira faturamento de R$ 1 bilhão em 2023

Fonte: Economídia

Foto: Farmais

Guia da Farmácia

Premiado pela Anatec na categoria de mídia segmentada do ano, o Guia da Farmácia é hoje a publicação mais conhecida e lembrada pelos profissionais do varejo farmacêutico. Seu conteúdo diferenciado traz informações sobre os principais assuntos, produtos, empresas, tendências e eventos que permeiam o setor, além de Suplementos Especiais temáticos e da Lista de Preços mais completa do mercado.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Edição Atual

Prescrição em Debate

Notícias da Última Edição

Mais força e imunidade com vitamina C

8 de janeiro de 2025 Leia mais »

Fortalecendo a mente com as vitaminas C e D

4 de dezembro de 2024 Leia mais »

Franquias que cuidam

2 de dezembro de 2024 Leia mais »

Fios protegidos no verão

2 de dezembro de 2024 Leia mais »

Redes Sociais

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Telegram
  • WhatsApp

Sobre

Revista dirigida aos profissionais de saúde.

Rua da Paz, 1601
Conj 507
Chácara Santo Antônio, São Paulo - SP
04713-002
Tel: (11) 5082-2200
Clique aqui para enviar uma mensagem

Estamos nas redes sociais:

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • LinkedIn

Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de Serviço são aplicados.

Institucional

  • Sobre o Guia da Farmácia
  • Contento
  • Anuncie
  • Loja Virtual
  • Assine o Guia da Farmácia
  • Outros sites do Grupo
    • Medicamentos Equivalentes
    • Medicamentos Genéricos
  • LGPD – Política de privacidade

Últimos Posts

RD Saúde abre 3000 vagas de trabalho

RD Saúde abre 3000 vagas de trabalho

4 de agosto de 2025
Viroses: veja o que pode ajudar na recuperação

Viroses: veja o que pode ajudar na recuperação

13 de janeiro de 2025
Surya Cosméticos cresce 30% no mercado norte-americano

Surya Cosméticos cresce 30% no mercado norte-americano

13 de janeiro de 2025
FIT FOOD amplia portfólio de snacks saudáveis

FIT FOOD amplia portfólio de snacks saudáveis

13 de janeiro de 2025
São João disponibiliza totens de autoatendimento

São João disponibiliza totens de autoatendimento

13 de janeiro de 2025