Close Menu
Login
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Notícias
    • Mercado
    • Saúde
    • PDV
    • Medicamentos
    • HPC
    • Regulatório
    • Lançamentos
  • Revista
    • Edição Atual
    • Edições Anteriores
    • Colunistas
    • Guia da Farmácia Responde
  • + Conteúdo
    • Vídeos
    • Ebooks
    • Especiais
    • Ferramentas
  • Plataformas
    • Guia Farma Digital
    • Guia de Equivalentes
    • Guia de Genericos
  • Serviços
    • Indústrias
    • Distribuidoras
    • Farmácias
    • Bulas
  • Busca de Medicamentos
  • Anuncie
ASSINE o Guia da Farmácia Cadastre-se na Área Restrita
×

Área Restrita

Cadastro gratuito apenas para prescritores de medicamento.
Acesse conteúdos exclusivos do Portal.

Cadastre-se

Esqueceu a senha?
Facebook X (Twitter) Instagram YouTube Login
Guia da Farmácia Guia da Farmácia
Guia da Farmácia
  • Notícias
    • Mercado
    • Saúde
    • PDV
    • Medicamentos
    • HPC
    • Regulatório
    • Lançamentos
  • Revista
    • Edição Atual
    • Edições Anteriores
    • Colunistas
    • Guia da Farmácia Responde
  • + Conteúdo
    • Vídeos
    • Ebooks
    • Especiais
    • Ferramentas
  • Plataformas
    • Guia Farma Digital
    • Guia de Equivalentes
    • Guia de Genericos
  • Serviços
    • Indústrias
    • Distribuidoras
    • Farmácias
    • Bulas
  • Busca de Medicamentos
  • Anuncie
ASSINE o Guia da Farmácia
PDV

Mix de produtos no canal farma

Por Guia da Farmácia 13 de fevereiro de 2023 Nenhum comentário 3 Minutos de leitura
Mix-Produtos.jpg

O conceito de “mix de produtos” se relaciona à variedade de itens que são oferecidos por uma empresa a um público específico. Uma das principais vantagens é a fidelização do consumidor que reforça a garantia de uma fatia maior de mercado, bem como a eficiência nas estratégias.

Quando se fala em mix de produtos, a palavra de ordem é variedade. Os negócios farmacêuticos precisam definir quais itens serão ofertados levando em consideração as estratégias e as metas previamente estabelecidas pela loja ou rede, deste modo, ressalta-se a importância de se manter a identidade da marca e de se manter a coerência entre os produtos ofertados e as buscas dos consumidores.

A diversificação dos produtos é uma forma importante de potencializar o lucro do negócio, haja vista que os clientes que se identificam com a sua marca continuarão buscando produtos da sua esteira para suprir as necessidades. As estratégias de diversificação também funcionam como estepes entre os produtos, ou seja, quando um deles não está atingindo as metas de vendas, o outro auxilia na garantia do ROI. Este conceito também se relaciona à sazonalidade dos produtos, por exemplo, é sabido que no verão os protetores solares serão procurados pelos clientes mais do que no período de inverno.

Dentre os benefícios do mix de produtos e sua importância para as farmácias, encontram-se:

  • Permite a compreensão sobre seus produtos ou serviços e quais podem ser oferecidos para os clientes;

  • Por meio da diversificação, é possível planejar uma oferta de produto bem-sucedida, levando em consideração questões relacionadas à sazonalidade e o ROI;

  • A variedade de produtos ajuda as farmácias a se planejarem e executarem estratégias de marketing que sejam eficazes;

  • Permite a compreensão sobre pontos fortes e evita gastos desnecessários;

  • Traz proatividade sobre os possíveis riscos que possam envolver o negócio;

  • Possibilita a compreensão das estratégias, identificação das necessidades do cliente e compreender o “fit” do produto com essas necessidades;

  • Auxilia na criação de estratégias de promoção de um produto ou serviço para os clientes.

Desenvolver o mix de marketing correto para o seu produto ou serviço começa com a compreensão dos Ps de Marketing:

4 P’s: product, price, place, promotion

Product: refere-se aos bens que são comercializados nas farmácias como, dermocosméticos, medicamentos e outros. É importante que se pense no ciclo de vida dos produtos e se planejar para os diferentes desafios que podem surgir.

Price: o valor que o seu cliente está disposto a pagar por um produto ajuda a determinar o lucro que você terá.

Place: trata-se do centro de distribuição do produto e dos métodos utilizados para distribuí-lo ao cliente.

Promotion: refere-se aos métodos que uma empresa usa para chamar a atenção dos clientes para seu produto. Isso inclui promoções de vendas, atendimento ao cliente, relações públicas, publicidade, etc.

Conectividade na farmácia: gerando KPI´s para aumento de vendas e segurança

Fonte: diretor executivo da Linx Farma, Luis Fischpan, com exclusividade para o portal Guia da Farmácia.

Foto: Divulgação

[btn-cta]

Guia da Farmácia

Premiado pela Anatec na categoria de mídia segmentada do ano, o Guia da Farmácia é hoje a publicação mais conhecida e lembrada pelos profissionais do varejo farmacêutico. Seu conteúdo diferenciado traz informações sobre os principais assuntos, produtos, empresas, tendências e eventos que permeiam o setor, além de Suplementos Especiais temáticos e da Lista de Preços mais completa do mercado.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Edição Atual

Prescrição em Debate

Notícias da Última Edição

Mais força e imunidade com vitamina C

8 de janeiro de 2025 Leia mais »

Fortalecendo a mente com as vitaminas C e D

4 de dezembro de 2024 Leia mais »

Franquias que cuidam

2 de dezembro de 2024 Leia mais »

Fios protegidos no verão

2 de dezembro de 2024 Leia mais »

Redes Sociais

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Telegram
  • WhatsApp

Sobre

Revista dirigida aos profissionais de saúde.

Rua da Paz, 1601
Conj 507
Chácara Santo Antônio, São Paulo - SP
04713-002
Tel: (11) 5082-2200
Clique aqui para enviar uma mensagem

Estamos nas redes sociais:

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • LinkedIn

Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de Serviço são aplicados.

Institucional

  • Sobre o Guia da Farmácia
  • Contento
  • Anuncie
  • Loja Virtual
  • Assine o Guia da Farmácia
  • Outros sites do Grupo
    • Medicamentos Equivalentes
    • Medicamentos Genéricos
  • LGPD – Política de privacidade

Últimos Posts

RD Saúde abre 3000 vagas de trabalho

RD Saúde abre 3000 vagas de trabalho

4 de agosto de 2025
Viroses: veja o que pode ajudar na recuperação

Viroses: veja o que pode ajudar na recuperação

13 de janeiro de 2025
Surya Cosméticos cresce 30% no mercado norte-americano

Surya Cosméticos cresce 30% no mercado norte-americano

13 de janeiro de 2025
FIT FOOD amplia portfólio de snacks saudáveis

FIT FOOD amplia portfólio de snacks saudáveis

13 de janeiro de 2025
São João disponibiliza totens de autoatendimento

São João disponibiliza totens de autoatendimento

13 de janeiro de 2025