Close Menu
Login
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Notícias
    • Mercado
    • Saúde
    • PDV
    • Medicamentos
    • HPC
    • Regulatório
    • Lançamentos
  • Revista
    • Edição Atual
    • Edições Anteriores
    • Colunistas
    • Guia da Farmácia Responde
  • + Conteúdo
    • Vídeos
    • Ebooks
    • Especiais
    • Ferramentas
  • Plataformas
    • Guia Farma Digital
    • Guia de Equivalentes
    • Guia de Genericos
  • Serviços
    • Indústrias
    • Distribuidoras
    • Farmácias
    • Bulas
  • Busca de Medicamentos
  • Anuncie
ASSINE o Guia da Farmácia Cadastre-se na Área Restrita
×

Área Restrita

Cadastro gratuito apenas para prescritores de medicamento.
Acesse conteúdos exclusivos do Portal.

Cadastre-se

Esqueceu a senha?
Facebook X (Twitter) Instagram YouTube Login
Guia da Farmácia Guia da Farmácia
Guia da Farmácia
  • Notícias
    • Mercado
    • Saúde
    • PDV
    • Medicamentos
    • HPC
    • Regulatório
    • Lançamentos
  • Revista
    • Edição Atual
    • Edições Anteriores
    • Colunistas
    • Guia da Farmácia Responde
  • + Conteúdo
    • Vídeos
    • Ebooks
    • Especiais
    • Ferramentas
  • Plataformas
    • Guia Farma Digital
    • Guia de Equivalentes
    • Guia de Genericos
  • Serviços
    • Indústrias
    • Distribuidoras
    • Farmácias
    • Bulas
  • Busca de Medicamentos
  • Anuncie
ASSINE o Guia da Farmácia
Notícias

IA: novas funções pretendem transformar o futuro das compras

Por Guia da Farmácia 13 de dezembro de 2024 Atualizado em: 12 de dezembro de 2024 Nenhum comentário 3 Minutos de leitura
IA-novas-funções-pretendem-transformar-o-futuro-das-compras

A Inteligência Artificial Generativa (GenAI) está pronta para transformar a função de compras (procurement) por meio de avanços em três áreas principais: raciocínio agêntico, multimodalidade e agentes de IA, segundo o Gartner.

Esses avanços prometem reduzir drasticamente o intervalo entre ideias, insights e ações, demarcando uma nova era para o setor.

Ryan Polk, Analista Diretor Sênior do Gartner, destacou que líderes de compras que priorizarem qualidade de dados, privacidade e gestão de riscos poderão alcançar níveis inéditos de produtividade e valor estratégico com a GenAI.

Uma pesquisa realizada em julho de 2024 pelo Gartner, com 258 líderes globais de compras, revelou que 72% estão integrando GenAI em suas estratégias, sinalizando o potencial dessa tecnologia para melhorar eficiência e processos, como a gestão de contratos.

Os três avanços que transformarão as compras incluem

  1. Raciocínio agêntico: essa capacidade permite à GenAI simular a cognição humana, possibilitando análises mais precisas de cenários complexos e tomadas de decisão mais rápidas e informadas.
  2. Multimodalidade: a habilidade da GenAI de processar texto, imagens e áudio aprimora simultaneamente a análise de dados de diferentes fontes, resultando em percepções mais robustas e estratégias mais fundamentadas.
  3. Agentes de IA: esses sistemas autônomos automatizam tarefas e decisões operacionais, permitindo que os profissionais de compras foquem em iniciativas estratégicas e na gestão de stakeholders. Com a evolução desses agentes, o papel humano será cada vez mais direcionado à inovação e à resolução de problemas complexos.

Recomendações para maximizar o uso da GenAI em compras

Governança de dados: estabelecer sistemas que garantam dados estruturados e de qualidade, abrangendo tanto métricas básicas quanto dados obscuros, para melhorar o treinamento e a eficácia dos modelos de IA.

  • Padrões de privacidade: trabalhar com líderes de conformidade para gerenciar riscos de dados, desenvolver políticas de direitos de IA e incorporar critérios de privacidade nas avaliações de fornecedores.
  • Adaptação ao futuro das compras: com a ascensão dos “compradores automatizados”, equipes de compras deverão focar em atividades estratégicas e na orientação de stakeholders ou bots de IA, à medida que tarefas operacionais sejam delegadas a sistemas automatizados.

Essas mudanças estão redefinindo a função de compras, promovendo maior eficiência e estabelecendo novas oportunidades estratégicas para os CPOs em um cenário de rápida evolução tecnológica.

Fonte: e-commerece Brasil
Foto: Shutterstock

Leia também:

Exclusivo: Inteligência Artificial nas farmácias, saiba como aplicar

Guia da Farmácia

Premiado pela Anatec na categoria de mídia segmentada do ano, o Guia da Farmácia é hoje a publicação mais conhecida e lembrada pelos profissionais do varejo farmacêutico. Seu conteúdo diferenciado traz informações sobre os principais assuntos, produtos, empresas, tendências e eventos que permeiam o setor, além de Suplementos Especiais temáticos e da Lista de Preços mais completa do mercado.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Edição Atual

Prescrição em Debate

Notícias da Última Edição

Mais força e imunidade com vitamina C

8 de janeiro de 2025 Leia mais »

Fortalecendo a mente com as vitaminas C e D

4 de dezembro de 2024 Leia mais »

Franquias que cuidam

2 de dezembro de 2024 Leia mais »

Fios protegidos no verão

2 de dezembro de 2024 Leia mais »

Redes Sociais

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Telegram
  • WhatsApp

Sobre

Revista dirigida aos profissionais de saúde.

Rua da Paz, 1601
Conj 507
Chácara Santo Antônio, São Paulo - SP
04713-002
Tel: (11) 5082-2200
Clique aqui para enviar uma mensagem

Estamos nas redes sociais:

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • LinkedIn

Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de Serviço são aplicados.

Institucional

  • Sobre o Guia da Farmácia
  • Contento
  • Anuncie
  • Loja Virtual
  • Assine o Guia da Farmácia
  • Outros sites do Grupo
    • Medicamentos Equivalentes
    • Medicamentos Genéricos
  • LGPD – Política de privacidade

Últimos Posts

RD Saúde abre 3000 vagas de trabalho

RD Saúde abre 3000 vagas de trabalho

4 de agosto de 2025
Viroses: veja o que pode ajudar na recuperação

Viroses: veja o que pode ajudar na recuperação

13 de janeiro de 2025
Surya Cosméticos cresce 30% no mercado norte-americano

Surya Cosméticos cresce 30% no mercado norte-americano

13 de janeiro de 2025
FIT FOOD amplia portfólio de snacks saudáveis

FIT FOOD amplia portfólio de snacks saudáveis

13 de janeiro de 2025
São João disponibiliza totens de autoatendimento

São João disponibiliza totens de autoatendimento

13 de janeiro de 2025