Close Menu
Login
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Notícias
    • Mercado
    • Saúde
    • PDV
    • Medicamentos
    • HPC
    • Regulatório
    • Lançamentos
  • Revista
    • Edição Atual
    • Edições Anteriores
    • Colunistas
    • Guia da Farmácia Responde
  • + Conteúdo
    • Vídeos
    • Ebooks
    • Especiais
    • Ferramentas
  • Plataformas
    • Guia Farma Digital
    • Guia de Equivalentes
    • Guia de Genericos
  • Serviços
    • Indústrias
    • Distribuidoras
    • Farmácias
    • Bulas
  • Busca de Medicamentos
  • Anuncie
ASSINE o Guia da Farmácia Cadastre-se na Área Restrita
×

Área Restrita

Cadastro gratuito apenas para prescritores de medicamento.
Acesse conteúdos exclusivos do Portal.

Cadastre-se

Esqueceu a senha?
Facebook X (Twitter) Instagram YouTube Login
Guia da Farmácia Guia da Farmácia
Guia da Farmácia
  • Notícias
    • Mercado
    • Saúde
    • PDV
    • Medicamentos
    • HPC
    • Regulatório
    • Lançamentos
  • Revista
    • Edição Atual
    • Edições Anteriores
    • Colunistas
    • Guia da Farmácia Responde
  • + Conteúdo
    • Vídeos
    • Ebooks
    • Especiais
    • Ferramentas
  • Plataformas
    • Guia Farma Digital
    • Guia de Equivalentes
    • Guia de Genericos
  • Serviços
    • Indústrias
    • Distribuidoras
    • Farmácias
    • Bulas
  • Busca de Medicamentos
  • Anuncie
ASSINE o Guia da Farmácia
PDV

Habilidades em comunicação: como facilitar o contato com o paciente?

Por Guia da Farmácia 26 de setembro de 2022 Atualizado em: 02 de setembro de 2022 Nenhum comentário 3 Minutos de leitura
contato-paciente

A Lei 13.021/2014 determina que a Farmácia seja uma unidade de prestação de serviços destinada a prestar assistência farmacêutica, assistência à saúde e orientação sanitária individual e coletiva. Para que as fases deste processo possam ocorrer é preciso se iniciar com a disponibilização da escuta ativa dos pacientes.

No fluxo de ações necessárias para o processo atendimento ao usuário de medicamento precisamos estabelecer 4 etapas em relação a habilidades em comunicação: escuta, empatia, comunicação não verbal e comunicação verbal, porque todas essas etapas irão traduzir as necessidades do paciente e, essa leitura, é um recurso muito valioso que nos ajudará a compor o plano terapêutico a ser seguido no cuidado farmacêutico.

O cuidado implica ajudar os outros, tentar promover o seu bem-estar e evitar que sofram de algum mal. Precisamos considerar a importância da comunicação, também, em relação à habilidade do farmacêutico em atuação nas equipes multidisciplinares, ou mesmo com outros profissionais, em como estabelecer um diálogo objetivando a melhoria de qualidade de vida do paciente.

Portanto, a comunicação faz parte de nossas atividades rotineiras e, para se conseguir bons resultados, é necessário desenvolver algumas técnicas que se inicia com a escuta ativa e a não verbal, quer seja do paciente, família, cuidador, profissionais da saúde, etc.

Uma postura aberta, com contato visual é uma das habilidades de comunicação mais importantes porque começa-se a estabelecer o vínculo da confiança mutua entre profissional e paciente.

A empatia pode ter seu início com essa abertura do profissional para que o paciente se sinta à vontade de trazer suas questões íntimas para serem discutidas e entendidas por ambos e, esse contato, deve ser realizado de forma clara, precisa, direta e em linguagem que o paciente possa entender (por essa razão a empatia é tão importante na comunicação). Todos nós, pacientes ou não, gostamos de sentir nossa importância como seres humanos em qualquer atendimento. Portanto, ser bem recebido com sorriso e uma expressão de boas-vindas já é o suficiente para a quebra de barreiras que, normalmente, todos nós estabelecemos quando temos que enfrentar uma situação desconhecida, ainda mais, considerando em situação de fragilidade como é o caso de estarmos com algum agravo à saúde, o que nos deixa mais vulneráveis às emoções.

As pessoas estarão mais abertas a comunicar com você quando sentem que você as respeita e as valoriza e começam então a estabelecer um vínculo de confiança que deverá ser mantido a partir do primeiro contato.

Portanto, a comunicação em qualquer nível requer ética, respeito, empatia, conhecimento na área da atuação e a confiança do paciente de que está sendo cuidado.

comunicação-contato-paciente

Fonte: Farmacêutica responsável pela Farmácia Universitária da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP, Maria Aparecida Nicoletti, com exclusividade para o portal Guia da Farmácia.

Quais as qualificações necessárias para ser um balconista na farmácia? 

Fotos: Shutterstock e Divulgação

Guia da Farmácia

Premiado pela Anatec na categoria de mídia segmentada do ano, o Guia da Farmácia é hoje a publicação mais conhecida e lembrada pelos profissionais do varejo farmacêutico. Seu conteúdo diferenciado traz informações sobre os principais assuntos, produtos, empresas, tendências e eventos que permeiam o setor, além de Suplementos Especiais temáticos e da Lista de Preços mais completa do mercado.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Edição Atual

Prescrição em Debate

Notícias da Última Edição

Mais força e imunidade com vitamina C

8 de janeiro de 2025 Leia mais »

Fortalecendo a mente com as vitaminas C e D

4 de dezembro de 2024 Leia mais »

Franquias que cuidam

2 de dezembro de 2024 Leia mais »

Fios protegidos no verão

2 de dezembro de 2024 Leia mais »

Redes Sociais

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Telegram
  • WhatsApp

Sobre

Revista dirigida aos profissionais de saúde.

Rua da Paz, 1601
Conj 507
Chácara Santo Antônio, São Paulo - SP
04713-002
Tel: (11) 5082-2200
Clique aqui para enviar uma mensagem

Estamos nas redes sociais:

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • LinkedIn

Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de Serviço são aplicados.

Institucional

  • Sobre o Guia da Farmácia
  • Contento
  • Anuncie
  • Loja Virtual
  • Assine o Guia da Farmácia
  • Outros sites do Grupo
    • Medicamentos Equivalentes
    • Medicamentos Genéricos
  • LGPD – Política de privacidade

Últimos Posts

RD Saúde abre 3000 vagas de trabalho

RD Saúde abre 3000 vagas de trabalho

4 de agosto de 2025
Viroses: veja o que pode ajudar na recuperação

Viroses: veja o que pode ajudar na recuperação

13 de janeiro de 2025
Surya Cosméticos cresce 30% no mercado norte-americano

Surya Cosméticos cresce 30% no mercado norte-americano

13 de janeiro de 2025
FIT FOOD amplia portfólio de snacks saudáveis

FIT FOOD amplia portfólio de snacks saudáveis

13 de janeiro de 2025
São João disponibiliza totens de autoatendimento

São João disponibiliza totens de autoatendimento

13 de janeiro de 2025