Close Menu
Login
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Notícias
    • Mercado
    • Saúde
    • PDV
    • Medicamentos
    • HPC
    • Regulatório
    • Lançamentos
  • Revista
    • Edição Atual
    • Edições Anteriores
    • Colunistas
    • Guia da Farmácia Responde
  • + Conteúdo
    • Vídeos
    • Ebooks
    • Especiais
    • Ferramentas
  • Plataformas
    • Guia Farma Digital
    • Guia de Equivalentes
    • Guia de Genericos
  • Serviços
    • Indústrias
    • Distribuidoras
    • Farmácias
    • Bulas
  • Busca de Medicamentos
  • Anuncie
ASSINE o Guia da Farmácia Cadastre-se na Área Restrita
×

Área Restrita

Cadastro gratuito apenas para prescritores de medicamento.
Acesse conteúdos exclusivos do Portal.

Cadastre-se

Esqueceu a senha?
Facebook X (Twitter) Instagram YouTube Login
Guia da Farmácia Guia da Farmácia
Guia da Farmácia
  • Notícias
    • Mercado
    • Saúde
    • PDV
    • Medicamentos
    • HPC
    • Regulatório
    • Lançamentos
  • Revista
    • Edição Atual
    • Edições Anteriores
    • Colunistas
    • Guia da Farmácia Responde
  • + Conteúdo
    • Vídeos
    • Ebooks
    • Especiais
    • Ferramentas
  • Plataformas
    • Guia Farma Digital
    • Guia de Equivalentes
    • Guia de Genericos
  • Serviços
    • Indústrias
    • Distribuidoras
    • Farmácias
    • Bulas
  • Busca de Medicamentos
  • Anuncie
ASSINE o Guia da Farmácia
PDV

Gestão da farmácia em 3 passos: pontos essenciais para otimizar os negócios

Por Guia da Farmácia 16 de novembro de 2022 Atualizado em: 10 de novembro de 2022 Nenhum comentário 3 Minutos de leitura
Gestão-farmácia

Gestão é um passo fundamental para qualquer negócio. A administração de um varejo engloba muitas tarefas: desde planejamento, escolha de ponto, gestão de pessoas, projetos de lay-out, de conhecimento do mercado, valores, políticas da empresa, sustentabilidade, gestão financeira, desenvolvimento tecnológico etc. mas quando se fala da área da saúde, as exigências são ainda maiores.

Para o setor de varejo farmacêutico, além de todas as observâncias legais e sanitárias, conhecimento técnico e profissionalização, é preciso analisar minuciosamente os pontos responsáveis pelo rendimento e pela consolidação do estabelecimento.

A gestão de farmácia tornou-se ainda mais desafiadora para os que desejam atender às demandas de uma sociedade cada vez mais protagonista de seu consumo.

Isso porque, além de a rotina no balcão ser bem corrida para todos os colaboradores, o nível de exigência dos clientes atingiu um patamar mais elevado, motivado principalmente pela vida urbana agitada e as possibilidades de um mundo digitalizado.

Veja aqui três passos básicos para garantir o controle e a eficiência dos negócios:

1. Estoque e mix de produtos

Hoje, uma farmácia trabalha com um portfólio de 8 a 10 mil podendo chegar até 14 mil itens. Manter ofertas variadas e específicas para as mais diferentes demandas é ponto essencial.

Uma farmácia busca suprir as necessidades dos seus clientes para as suas demandas, mas também não pode ter um estoque desbalanceado, que não tenham venda e acabem vencidos.

O comprometimento do fluxo de caixa em estoque desbalanceado para um negócio, ainda mais em uma farmácia, é mortal.

Para evitar isso, o controle de estoque e vendas precisa ser eficaz, suportando a estrutura nos momentos de compra, no gerenciamento e controle financeiro do negócio buscando o melhor acerto entre capacidade de compra e giro da venda.

2. Atendimento experiente

Os profissionais que atendem o público no balcão são o elo direto com o público de uma farmácia. Além da habilidade necessária para lidar com diferentes tipos de clientes, essa é uma atividade técnica e demanda treinamento.

Hoje já existem cursos online para balconistas e atendentes de farmácia, e é muito importante que o empreendedor se torne aliado dessa necessidade para aumentar o nível de profissionalização da equipe, de ponta a ponta.

3. Serviços de saúde

Como a presença do farmacêutico é essencial, este fato em si já desdobra a possibilidade de se implantar um serviço de assistência farmacêutica.

E também até a venda de serviços de assistência clínica, por exemplo, hoje a diversificação de ofertas é uma necessidade para o negócio.

A farmácia mudou e não é mais vista apenas como um ponto de compra de medicamentos, mas sim como um HUB da saúde, uma estratégia que atrai clientes e incrementa a receita e que pode ser desde serviços gratuitos como aferir pressão, e verificar se os medicamentos do cliente estão sendo tomados corretamente até vender mais de 40 testes rápidos disponíveis hoje para serem feitos em uma farmácia, é o que chamamos hoje de Categoria de Serviços de Assistência Farmacêutica. A evolução da farmácia como Hub de Saúde é tendência que se tornou realidade e que não tem mais volta.

Fonte: diretor de varejo da InterPlayers, Oscar Basto Jr.

Foto: Shutterstock

Guia da Farmácia

Premiado pela Anatec na categoria de mídia segmentada do ano, o Guia da Farmácia é hoje a publicação mais conhecida e lembrada pelos profissionais do varejo farmacêutico. Seu conteúdo diferenciado traz informações sobre os principais assuntos, produtos, empresas, tendências e eventos que permeiam o setor, além de Suplementos Especiais temáticos e da Lista de Preços mais completa do mercado.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Edição Atual

Prescrição em Debate

Notícias da Última Edição

Mais força e imunidade com vitamina C

8 de janeiro de 2025 Leia mais »

Fortalecendo a mente com as vitaminas C e D

4 de dezembro de 2024 Leia mais »

Franquias que cuidam

2 de dezembro de 2024 Leia mais »

Fios protegidos no verão

2 de dezembro de 2024 Leia mais »

Redes Sociais

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Telegram
  • WhatsApp

Sobre

Revista dirigida aos profissionais de saúde.

Rua da Paz, 1601
Conj 507
Chácara Santo Antônio, São Paulo - SP
04713-002
Tel: (11) 5082-2200
Clique aqui para enviar uma mensagem

Estamos nas redes sociais:

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • LinkedIn

Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de Serviço são aplicados.

Institucional

  • Sobre o Guia da Farmácia
  • Contento
  • Anuncie
  • Loja Virtual
  • Assine o Guia da Farmácia
  • Outros sites do Grupo
    • Medicamentos Equivalentes
    • Medicamentos Genéricos
  • LGPD – Política de privacidade

Últimos Posts

RD Saúde abre 3000 vagas de trabalho

RD Saúde abre 3000 vagas de trabalho

4 de agosto de 2025
Viroses: veja o que pode ajudar na recuperação

Viroses: veja o que pode ajudar na recuperação

13 de janeiro de 2025
Surya Cosméticos cresce 30% no mercado norte-americano

Surya Cosméticos cresce 30% no mercado norte-americano

13 de janeiro de 2025
FIT FOOD amplia portfólio de snacks saudáveis

FIT FOOD amplia portfólio de snacks saudáveis

13 de janeiro de 2025
São João disponibiliza totens de autoatendimento

São João disponibiliza totens de autoatendimento

13 de janeiro de 2025