Close Menu
Login
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Notícias
    • Mercado
    • Saúde
    • PDV
    • Medicamentos
    • HPC
    • Regulatório
    • Lançamentos
  • Revista
    • Edição Atual
    • Edições Anteriores
    • Colunistas
    • Guia da Farmácia Responde
  • + Conteúdo
    • Vídeos
    • Ebooks
    • Especiais
    • Ferramentas
  • Plataformas
    • Guia Farma Digital
    • Guia de Equivalentes
    • Guia de Genericos
  • Serviços
    • Indústrias
    • Distribuidoras
    • Farmácias
    • Bulas
  • Busca de Medicamentos
  • Anuncie
ASSINE o Guia da Farmácia Cadastre-se na Área Restrita
×

Área Restrita

Cadastro gratuito apenas para prescritores de medicamento.
Acesse conteúdos exclusivos do Portal.

Cadastre-se

Esqueceu a senha?
Facebook X (Twitter) Instagram YouTube Login
Guia da Farmácia Guia da Farmácia
Guia da Farmácia
  • Notícias
    • Mercado
    • Saúde
    • PDV
    • Medicamentos
    • HPC
    • Regulatório
    • Lançamentos
  • Revista
    • Edição Atual
    • Edições Anteriores
    • Colunistas
    • Guia da Farmácia Responde
  • + Conteúdo
    • Vídeos
    • Ebooks
    • Especiais
    • Ferramentas
  • Plataformas
    • Guia Farma Digital
    • Guia de Equivalentes
    • Guia de Genericos
  • Serviços
    • Indústrias
    • Distribuidoras
    • Farmácias
    • Bulas
  • Busca de Medicamentos
  • Anuncie
ASSINE o Guia da Farmácia
Notícias

Febrafar cresce acima do varejo farma nacional

Por Guia da Farmácia 12 de dezembro de 2024 Nenhum comentário 4 Minutos de leitura
Febrafar-cresce-acima-do-varejo-farma-nacional

A Federação Brasileira das Redes Associadas de Farmácias (Febrafar) segue se consolidando como um dos principais players do varejo farmacêutico nacional. De acordo com o relatório de mercado divulgado em novembro de 2024 pela entidade. O grupo já conta com aproximadamente 17 mil farmácias, distribuídas por 69 redes que atuam nos 27 estados do Brasil.

Com presença em 63% dos municípios brasileiros, ou seja, em 3.492 cidades, a Febrafar segue ampliando sua cobertura e fortalecendo sua presença no mercado. Um dado importante é o crescimento expressivo da Febrafar, que registrou um aumento de 12,95% no faturamento no último ano, atingindo a marca de 34,88 bilhões de reais.

Desempenho

O desempenho é muito superior ao crescimento médio do setor, que foi de 10,59%, alcançando 213,32 bilhões de reais em faturamento total. Como resultado, a Febrafar agora representa 16,4% de todo o varejo farmacêutico nacional. Em comparação com 2020, quando sua participação era de 13,8%, o crescimento é significativo, com a entidade ampliando sua fatia do mercado em quase 3 pontos percentuais.

O setor farmacêutico e as transformações em curso

Esse crescimento se dá em um cenário do setor farmacêutico brasileiro que passa por profundas transformações, impulsionadas principalmente pela digitalização e pela mudança nos modelos de relacionamento entre as farmácias e seus clientes.

Edison Tamascia, presidente da Febrafar, analisa as transformações em curso e destaca que o setor está transitando para o Modelo Relacional Digitalizado. Essa nova era requer uma adaptação contínua das farmácias às novas exigências tecnológicas e comportamentais dos consumidores.

“A digitalização transformou a interação das farmácias com seus clientes. O Modelo Relacional Digitalizado exige que adaptemos nossas estratégias para atender às novas expectativas dos consumidores, que buscam não só atendimento personalizado, mas também conveniência e acessibilidade por meio das plataformas digitais”, analisa o presidente da Febrafar.

Mudança estratégica

Além dessa mudança estratégica, o setor farmacêutico está evoluindo para se tornar mais do que apenas um ponto de venda de medicamentos. As farmácias estão se reposicionando como centros de saúde integrados, ampliando seu portfólio para incluir produtos de higiene, beleza, nutrição e conveniência.

Tamascia ressalta que, com isso, as farmácias estão atendendo a uma demanda crescente por uma experiência de compra mais completa: “As farmácias estão se reinventando para se tornarem verdadeiros centros de saúde e bem-estar. Diversificar o portfólio e oferecer uma gama mais ampla de produtos é crucial para atender às novas expectativas dos consumidores e fortalecer nossa posição no mercado.”

Tendências do setor farmacêutico

No contexto das mudanças, Tamascia também apresenta as principais tendências que estão moldando o futuro do setor farmacêutico:

  • Digitalização: A transformação digital continua a redefinir a operação das farmácias, com a expansão de canais digitais e serviços de entrega, alinhando-se com as expectativas de um público cada vez mais conectado.
  • Parcerias Estratégicas: Para crescer e se manter competitivas, as farmácias precisam formar parcerias com indústrias, distribuidores e provedores de tecnologia, buscando sinergias que fortaleçam a operação.
  • Conhecimento do Cliente: A personalização do atendimento é mais importante do que nunca. Conhecer bem a clientela e adaptar as ofertas de produtos para atender a essa demanda por conveniência e variedade é um fator-chave para o sucesso.
  • Autosserviço e Gerenciamento de Categorias: A popularização dos medicamentos isentos de prescrição (MIPs), bem como o aumento da demanda por produtos de higiene e beleza, exige um bom gerenciamento das categorias para otimizar o sortimento e a experiência de compra.
  • Marcas Próprias: O desenvolvimento e a oferta de marcas próprias têm se mostrado uma oportunidade para as farmácias se diferenciarem, com produtos exclusivos e de qualidade que agregam valor à sua imagem.

Fonte: Febrafar
Foto: Shutterstock

Leia também:

Exclusivo: faturamento da Febrafar aumenta 11,40% no último ano

 

 

Guia da Farmácia

Premiado pela Anatec na categoria de mídia segmentada do ano, o Guia da Farmácia é hoje a publicação mais conhecida e lembrada pelos profissionais do varejo farmacêutico. Seu conteúdo diferenciado traz informações sobre os principais assuntos, produtos, empresas, tendências e eventos que permeiam o setor, além de Suplementos Especiais temáticos e da Lista de Preços mais completa do mercado.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Edição Atual

Prescrição em Debate

Notícias da Última Edição

Mais força e imunidade com vitamina C

8 de janeiro de 2025 Leia mais »

Fortalecendo a mente com as vitaminas C e D

4 de dezembro de 2024 Leia mais »

Franquias que cuidam

2 de dezembro de 2024 Leia mais »

Fios protegidos no verão

2 de dezembro de 2024 Leia mais »

Redes Sociais

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Telegram
  • WhatsApp

Sobre

Revista dirigida aos profissionais de saúde.

Rua da Paz, 1601
Conj 507
Chácara Santo Antônio, São Paulo - SP
04713-002
Tel: (11) 5082-2200
Clique aqui para enviar uma mensagem

Estamos nas redes sociais:

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • LinkedIn

Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de Serviço são aplicados.

Institucional

  • Sobre o Guia da Farmácia
  • Contento
  • Anuncie
  • Loja Virtual
  • Assine o Guia da Farmácia
  • Outros sites do Grupo
    • Medicamentos Equivalentes
    • Medicamentos Genéricos
  • LGPD – Política de privacidade

Últimos Posts

RD Saúde abre 3000 vagas de trabalho

RD Saúde abre 3000 vagas de trabalho

4 de agosto de 2025
Viroses: veja o que pode ajudar na recuperação

Viroses: veja o que pode ajudar na recuperação

13 de janeiro de 2025
Surya Cosméticos cresce 30% no mercado norte-americano

Surya Cosméticos cresce 30% no mercado norte-americano

13 de janeiro de 2025
FIT FOOD amplia portfólio de snacks saudáveis

FIT FOOD amplia portfólio de snacks saudáveis

13 de janeiro de 2025
São João disponibiliza totens de autoatendimento

São João disponibiliza totens de autoatendimento

13 de janeiro de 2025