
Verão chegando e o consumo de algumas categorias de produtos de higiene e cuidados pessoais começa a crescer, a exemplo dos desodorantes. Aliás, o mercado de desodorantes no Brasil deve crescer 3,95% até 2025, segundo relatório do Mordor Intelligence, que ainda aponta o aumento da demanda por desodorantes seguros, naturais e orgânicos. A razão disso é a maior conscientização dos consumidores sobre os efeitos nocivos de compostos de parabenos e alumínio, presentes nos desodorantes.
O relatório do Mordor Intelligence também indica que o mercado brasileiro de desodorantes segue em crescimento. Com isso, muitos players estão entrando nesse mercado, aumentando as opções para os consumidores. Além disso, a maior disponibilidade de produtos no varejo farmacêutico também impulsiona a participação de mercado.
Oportunidades para a farmácia
Os desodorantes fazem parte de um grupo de produtos responsável por compras recorrentes no canal farma e que, por isso, não pode falar sortimento no canal.
Segundo a Head de Operações da AGR Consultores, Priscila Saad, entre diferentes marcas, fragrâncias, benefícios e aplicadores, os desodorantes representam entre 1,5% a 3% do faturamento de uma farmácia, sendo que os valores variam de acordo com região, tamanho de loja e localização. “Em pesquisa realizada pela AGR Consultores com farmacêuticos da cidade de São Paulo, entre os shoppers de desodorantes, a frequência de compra é, em média, de duas vezes ao mês e em mais de 80% dos casos a cesta é composta por outros produtos, o que reforça a importância de ter um sortimento adequado ao público da farmácia”, diz Priscila.

Priscila Saad, head de Operações da AGR Consultores
Ela acrescenta que o cross merchandising é uma excelente ferramenta de venda incremental que, quando bem desenhada, contribui oferecendo mais visibilidade para o produto. “O shopper de desodorante também se preocupa com sua aparência e gosta de produtos de beleza. Com o público masculino, é possível buscar um cross com loções pós-barba, cremes para a pele, sabonetes bactericidas, entre outros. Já no universo feminino, pode-se pensar em produtos ligados a hidratação da pele, óleo pós-banho, sabonetes esfoliantes, entre outros. E considerando que mais de 70% dos shoppers de farmácias são mulheres e muitas aproveitam para comprar produtos para seus maridos, a sugestão é criar um cross com desodorante para ambos os sexos, facilitando a missão de compra”, orienta Priscila.
Desodorantes mais vendidos
Conheça as top 20 marcas e variantes de desodorantes mais vendidos em valor, de acordo com ranking elaborado pelo Close-Up International [ano móvel (MAT) de outubro/2024 e crescimento em relação ao ano móvel de out/23].
- Dove Original 24H
- Dove Original
- Rexona Clinical – classic feminino
- Rexona Woman Powder
- Rexona Clinical – Classic feminino 150ml
- Rexona Men Active Motionsense
- Rexona Powder Dry
- Rexona Clinical Extra Dry
- Rexona Men Active Dry
- Rexona Clinical Men Clean
- Rexona Men V8
- Reaxona Men Clinical Clean
- Rexona Clinical Extra Dry Feminino
- Perspirex
- Rexona Men Xtracool
- Monange Hidratação Intensiva
- Rexona Men Impacto
- Dove Men Care Invisible Dry
- Rexona Men V8
- Dove Woman Original Roll on
Foto: Shutterstock
Leia também:
Exclusivo: Sinter inova na categoria de HPC com sabonete desodorante