Close Menu
Login
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Notícias
    • Mercado
    • Saúde
    • PDV
    • Medicamentos
    • HPC
    • Regulatório
    • Lançamentos
  • Revista
    • Edição Atual
    • Edições Anteriores
    • Colunistas
    • Guia da Farmácia Responde
  • + Conteúdo
    • Vídeos
    • Ebooks
    • Especiais
    • Ferramentas
  • Plataformas
    • Guia Farma Digital
    • Guia de Equivalentes
    • Guia de Genericos
  • Serviços
    • Indústrias
    • Distribuidoras
    • Farmácias
    • Bulas
  • Busca de Medicamentos
  • Anuncie
ASSINE o Guia da Farmácia Cadastre-se na Área Restrita
×

Área Restrita

Cadastro gratuito apenas para prescritores de medicamento.
Acesse conteúdos exclusivos do Portal.

Cadastre-se

Esqueceu a senha?
Facebook X (Twitter) Instagram YouTube Login
Guia da Farmácia Guia da Farmácia
Guia da Farmácia
  • Notícias
    • Mercado
    • Saúde
    • PDV
    • Medicamentos
    • HPC
    • Regulatório
    • Lançamentos
  • Revista
    • Edição Atual
    • Edições Anteriores
    • Colunistas
    • Guia da Farmácia Responde
  • + Conteúdo
    • Vídeos
    • Ebooks
    • Especiais
    • Ferramentas
  • Plataformas
    • Guia Farma Digital
    • Guia de Equivalentes
    • Guia de Genericos
  • Serviços
    • Indústrias
    • Distribuidoras
    • Farmácias
    • Bulas
  • Busca de Medicamentos
  • Anuncie
ASSINE o Guia da Farmácia
PDV

Exclusivo: Potencialize o checkout da sua farmácia

Por Guia da Farmácia 19 de janeiro de 2024 Atualizado em: 18 de janeiro de 2024 Nenhum comentário 3 Minutos de leitura
exclusivo-potencialize-o-checkout-da-sua-farmacia

As farmácias mudaram. Há algum tempo novas categorias de produtos vêm ganhando espaço em gôndolas para atender às atuais necessidades do shopper que está sempre em busca de mais conveniência e de uma experiência de compras completa e positiva.

A sócia fundadora da Mind Shopper, Alessandra Lima, destaca que a realidade do sortimento adotado pelo varejo farmacêutico brasileiro mudou, significativamente, na última década.

Para ela, é bem perceptível que o mix praticado está mais abrangente e penetrou categorias que, no passado, não eram exploradas. E isto se torna uma ótima oportunidade para farmácias atraírem uma nova amplitude de público e recrutar cada vez mais visitantes para os pontos de venda (PDVs).

Assim como em qualquer loja, o checkout de farmácia é um local de grande visibilidade, tornando-se ideal para a aplicação de estratégias que aumentem as vendas.

“Quase todos os clientes que entram em uma loja acabam passando pela área de checkout e, entre eles, poucos passam sem perceber os produtos ali expostos. Assim, nada melhor que otimizar esse espaço para que ele gere compras por impulso, que são aquelas não planejadas, provocadas por interesses ou lembranças repentinas. É dessa forma que as vendas acontecem”, comenta a mentoring empresarial, palestrante e consultora de empresas, Silvia Osso.

Ao olhar para o sortimento, Alessandra comenta que o canal farma deve ter uma variedade eficiente de produtos adequados, levando em consideração os que são sazonais e o grupo de produtos/categorias que são fixos, ou seja, que vendem o ano todo.

O aspecto mais importante em relação à organização da seção bonbonnière é o que diz respeito aos cuidados com o visual do setor. “Sabemos o quanto cada um dos sentidos influencia as decisões de compras: 83% são da visão; 11%, da audição; 3,5%, do olfato; 1,5%, do tato; e 1%, do paladar. Por isso, manter o checkout organizado e visualmente atrativo é essencial para aumentar o tíquete médio da farmácia”, orienta Silvia.

Segundo ela, agrupar produtos relacionados é importante, não só pelo aspecto visual da organização, mas porque pode fazer com que o cliente leve mais de um item. “Imagine, por exemplo, que uma consumidora acaba de pegar um bombom no checkout e, ao caminhar um pouco mais, pode encontrar uma caixa de bombons com visual mais atraente: com certeza poderá optar pela caixa com valor agregado mais alto”, comenta.

Por fim, resume Alessandra, há alguns tipos de itens, como os ocasionais, que envolvem as categorias que têm menor penetração, menor frequência de compra; em geral, tanto os produtos em si, quanto as marcas, acabam deixando mais lucratividade, aumentam o tíquete da farmácia. Então, são categorias que mesmo que girem menos, podem ser trabalhadas de uma forma estratégica, justamente para alavancar o tíquete das pessoas que já foram à loja comprar outros itens de maior penetração/consumo.

Seis dicas para explorar o checkout na farmácia

Fonte: Guia da Farmácia

Foto: Shutterstock

Guia da Farmácia

Premiado pela Anatec na categoria de mídia segmentada do ano, o Guia da Farmácia é hoje a publicação mais conhecida e lembrada pelos profissionais do varejo farmacêutico. Seu conteúdo diferenciado traz informações sobre os principais assuntos, produtos, empresas, tendências e eventos que permeiam o setor, além de Suplementos Especiais temáticos e da Lista de Preços mais completa do mercado.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Edição Atual

Prescrição em Debate

Notícias da Última Edição

Mais força e imunidade com vitamina C

8 de janeiro de 2025 Leia mais »

Fortalecendo a mente com as vitaminas C e D

4 de dezembro de 2024 Leia mais »

Franquias que cuidam

2 de dezembro de 2024 Leia mais »

Fios protegidos no verão

2 de dezembro de 2024 Leia mais »

Redes Sociais

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Telegram
  • WhatsApp

Sobre

Revista dirigida aos profissionais de saúde.

Rua da Paz, 1601
Conj 507
Chácara Santo Antônio, São Paulo - SP
04713-002
Tel: (11) 5082-2200
Clique aqui para enviar uma mensagem

Estamos nas redes sociais:

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • LinkedIn

Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de Serviço são aplicados.

Institucional

  • Sobre o Guia da Farmácia
  • Contento
  • Anuncie
  • Loja Virtual
  • Assine o Guia da Farmácia
  • Outros sites do Grupo
    • Medicamentos Equivalentes
    • Medicamentos Genéricos
  • LGPD – Política de privacidade

Últimos Posts

RD Saúde abre 3000 vagas de trabalho

RD Saúde abre 3000 vagas de trabalho

4 de agosto de 2025
Viroses: veja o que pode ajudar na recuperação

Viroses: veja o que pode ajudar na recuperação

13 de janeiro de 2025
Surya Cosméticos cresce 30% no mercado norte-americano

Surya Cosméticos cresce 30% no mercado norte-americano

13 de janeiro de 2025
FIT FOOD amplia portfólio de snacks saudáveis

FIT FOOD amplia portfólio de snacks saudáveis

13 de janeiro de 2025
São João disponibiliza totens de autoatendimento

São João disponibiliza totens de autoatendimento

13 de janeiro de 2025