
A Drogaleste, rede com 94 lojas na região metropolitana de São Paulo, reuniu parceiros e fornecedores no Trade Day, evento realizado com o apoio do POPAI Brasil, no dia 26 de setembro, na capital paulista.
O Guia da Farmácia foi convidado para acompanhar este dia em que a Drogaleste compartilhou sua história, estratégias e planos de crescimento com uma visão integrada do trade marketing, inteligência de dados para apoiar decisões, novidades no marketing, com retail media e influenciadores digitais, e oportunidades de parcerias com as indústrias. Além disso, anunciou o lançamento da plataforma de e-commerce da rede.
“Este evento é um marco, porque pela primeira vez conseguimos unir todo o nosso time, nossa família e os principais parceiros, marcando o início de uma trajetória com o lançamento do nosso e-commerce”, disse o CEO da rede, Thiago Sansana (foto de abertura).
Fundada em 1993, a Drogaleste é uma empresa familiar que possui 79% das lojas na zona leste da capital paulista, a mais populosa da cidade – com quase 4 milhões de habitantes, segundo o Censo 2022 –, atendendo a um público C e D, em sua maioria.
No início, cada sócio da família era responsável por suas respectivas lojas. Com o crescimento, a empresa percebeu a necessidade de estruturar o negócio. Assim, nos últimos anos, com o apoio de uma consultoria, a Drogaleste vem fazendo um trabalho de unificação e padronização de processos, reestruturação da gestão, dos vários departamentos da empresa e do compliance, além de investir na transformação digital.
“Desde 2023, começamos a executar nosso plano estratégico e agora podemos dizer que nossos processos e estratégia estão unificados”, afirmou Sansana.
Projeções positivas
Essas ações têm impactado positivamente os números, apresentados pelo CEO no evento. Em 2022, a rede cresceu 37% e, no ano seguinte, registrou expansão de 17,1%, resultados, puxados pela abertura de novas lojas. Neste momento, a empresa decidiu desacelerar a abertura de unidades para focar na reestruturação interna. “Em 2024, esperamos um crescimento menor, de 11,4%, porque vimos que não faz sentido abrir mais lojas e derrubar nosso faturamento. Em 2025, sim, vamos voltar nossa expansão com lojas novas”, explicou o CEO. A rede deve chegar em 110 unidades, em 2025, e 125 em 2026.
Segundo o CEO, nas regiões onde atua, a Drogaleste detém participação de mercado de 22,19%, além de 26,64% de share em unidades vendidas.
No mix, a empresa tem força em categorias, como nutricosméticos e vitaminas (com participação de mercado de 56,69%), cuidados ao paciente (45,94%) e cuidado infantil (44,35%). “Vemos ainda oportunidades para crescer em dermocosméticos, categoria que tem uma venda focada mais no online”, afirmou o executivo.
Lançamento do e-commerce
Aliás, o digital é um dos focos da Drogaleste, que desde 2017 faz vendas pelo WhatsApp – naquela época começou sem saber exatamente a força deste canal, mas que acabou gerando um aprendizado importante para conseguir operar durante a pandemia – , e desde de 2022 pelo iFood.
No ano passado, lançou seu app e o canal de televendas; em 2024 passou a vender em outros super apps, como o Rappi, e marketplaces como o Farma Delivery. Mas, até então, a rede ainda não tinha um e-commerce próprio.
Assim, durante o Trade Day, o head de canais da rede Vitor Bravo, anunciou o lançamento da plataforma de e-commerce da Drogaleste. Há mais de um ano que a empresa vinha planejando e reunindo parceiros de tecnologia e especialistas para estruturar esta operação.

Vitor Bravo, head de canais da Drogaleste, anuncia o lançamento do e-commerce da rede
Segundo ele, o cliente poderá fazer o pedido pelo e-commerce usando computador, celular, bot de WhatsApp ou televendas. O pedido online será automaticamente direcionado para a loja mais próxima, de acordo com o CEP do cliente, alertando, inclusive, quando é entrega com urgência. E isso tem uma razão: a Drogaleste não possui um centro de distribuição, mas opera com estoque nas lojas.
“Nosso e-commerce é focado no delivery local, mas temos capacidade para despachar para outras regiões”, disse Bravo.
A plataforma de e-commerce permite fazer venda assistida, ou seja, o operador do televendas consegue visualizar o pedido no e-commerce e, se for preciso, fechar o carrinho para o cliente. E o WhatsApp, por sua vez, está integrado ao televendas. “É uma grande virada de chave, porque promove uma experiência unificada para o cliente”, afirmou.
Neste momento inicial, o e-commerce está em fase de testes e a previsão é que, em abril de 2025, todas as lojas da rede estarão integradas e com a opção de clique e retire em 30 minutos, além de despachos para todo o país. Para o próximo ano, também está prevista a implantação do conceito de darkstore.
Números da Drogaleste
- 120 mil entregas por mês;
- Mais de 170 entregadores dedicados;
- 7 mil atendimentos/mês via televendas;
- 100% dos pedidos são ship from store;
- 10% de share no Ifood em São Paulo;
- 95% das entregas dentro do SLA;
- 100% de cobertura do delivery na zona leste;
- Capacidade de entregas na região metropolitana de São Paulo em até 2 horas e frete até R$ 8,00.
Trade 360
Adotando uma visão integrada e holística do trade marketing, a empresa detalhou suas estratégias nessa área e lançou o seu tradebook. Com o chamado Trade 360, a empresa vai integrar o CRM com pesquisas de mercado, consumer insights e feedbacks digitais para ter uma visão completa do comportamento dos consumidores, em todos os pontos de contato, para tomar decisões estratégicas baseadas em dados.
A especialista em trade marketing da Drogaleste, Kátia Martins, contou algumas novidades nesse sentido: a rede passa a se apoiar em métricas e análises para validar cada iniciativa, assegurando transparência e responsabilidade em todas as etapas.
Como exemplo, passou a utilizar a plataforma digital IPDV, que centraliza os resultados das ações de trade marketing feitas em parceira com as indústrias. “O gerente da loja tira a foto do PDV para que a indústria veja o que está sendo executado”, explicou Kátia.
Outra inovação é a Farmacinha Infantil, uma gôndola destinada a medicamentos para dor, febre e cuidados essenciais para bebês e crianças nas lojas, com layout e materiais de PDV diferenciados. A ideia é educar os pais sobre saúde infantil e facilitar a compra sem precisar ir ao balcão.
Katia também contou iniciativas de sucesso da rede em parceria com fornecedores, como a estratégia de Black Friday 2023, que gerou um crescimento de 192% das vendas, ativações nas lojas físicas, divulgação das diversas promoções em mídias, como pontos de ônibus, academias e salões de beleza. Tudo isso vem ajudando a aumentar o sellout.
Para 2025, a empresa planeja estreitar a parceria com os fornecedores por meio de JVC (Joint Value Creation). “Hoje, já fazemos o JBP mas queremos ir além. Queremos criar valor e inovação junto com parceiros para criar experiências para o consumidor”, disse a head de marketing da empresa, Raquel Monreal.
Retail Media em destaque
De acordo com Raquel, os dados estão no centro das estratégias de marketing da Drogaleste, que investe em CRM, retail media, personalização e promoções exclusivas.
“Vamos investir em retail media para os parceiros exibirem marcas e lançamentos nos nossos canais físicos e digitais”, disse Raquel. Segundo ela, o retail media como estratégia possibilita levar informações relevantes e direcionadas para o cliente; do lado os fornecedores, a rede se compromete a fornecer o ROI para as indústrias parceiras.
Para fortalecer a marca, a Drogaleste desenvolveu parceria com influenciadores digitais da região para gerar engajamento e visibilidade da marca. A empresa também direciona investimentos em ações de branding em todos os canais, e iniciativas em ESG junto à comunidade, como a criação de um dia solidário. Além disso, quer estar presente em eventos esportivos, inclusive preparando a Corrida Drogaleste para 2025.
Somadas a essas novidades, o evento contou com palestras da The Led, Plusoft e POPAI Brasil.
Fotos: Divulgação Drogaleste
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