
Algumas soluções simples ajudam a manter os dentes brancos, como caprichar na higiene bucal com cremes dentais e fio dental e fazer a profilaxia profissional, ou seja, a limpeza no consultório do dentista pelo menos duas vezes por ano.
O clareamento caseiro também é uma opção para alcançar dentes mais brancos. Um procedimento bastante utilizado é o uso de uma moldeira de silicone, confeccionada sob medida para o paciente. Em casa, ele utiliza a moldeira com gel clareador. O dentista é quem definirá o tempo, a frequência de uso e o gel adequado.
Produtos vendidos em farmácia, como pastas clareadoras, enxaguantes bucais, pintura em gel, fitas clareadoras e vernizes também são alternativas que podem ser aplicadas pelo próprio paciente. Esses itens têm menor concentração de agentes branqueadores e, portanto, um efeito mais brando se comparado ao clareamento realizado no consultório.
Os cremes dentais com ação clareadora têm ação abrasiva. Isso significa que eles agem como um esfoliante, removendo os pigmentos superficiais existentes no esmalte dentário. Esses produtos fazem uma espécie de polimento do dente, sem eliminar as manchas internas. Em geral, as substâncias presentes nos cremes dentais clareadores são: sílica; alumina; carbonato de cálcio; bicarbonato de cálcio; pirofosfato de sódio; óxido de titânio; fosfato de sódio; e silicato de sódio. Alguns possuem, em sua composição, o peróxido de carbamida ou peróxido de hidrogênio em baixa concentração e são mais eficientes na remoção de manchas.
Foto: Shutterstock