Close Menu
Login
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Notícias
    • Mercado
    • Saúde
    • PDV
    • Medicamentos
    • HPC
    • Regulatório
    • Lançamentos
  • Revista
    • Edição Atual
    • Edições Anteriores
    • Colunistas
    • Guia da Farmácia Responde
  • + Conteúdo
    • Vídeos
    • Ebooks
    • Especiais
    • Ferramentas
  • Plataformas
    • Guia Farma Digital
    • Guia de Equivalentes
    • Guia de Genericos
  • Serviços
    • Indústrias
    • Distribuidoras
    • Farmácias
    • Bulas
  • Busca de Medicamentos
  • Anuncie
ASSINE o Guia da Farmácia Cadastre-se na Área Restrita
×

Área Restrita

Cadastro gratuito apenas para prescritores de medicamento.
Acesse conteúdos exclusivos do Portal.

Cadastre-se

Esqueceu a senha?
Facebook X (Twitter) Instagram YouTube Login
Guia da Farmácia Guia da Farmácia
Guia da Farmácia
  • Notícias
    • Mercado
    • Saúde
    • PDV
    • Medicamentos
    • HPC
    • Regulatório
    • Lançamentos
  • Revista
    • Edição Atual
    • Edições Anteriores
    • Colunistas
    • Guia da Farmácia Responde
  • + Conteúdo
    • Vídeos
    • Ebooks
    • Especiais
    • Ferramentas
  • Plataformas
    • Guia Farma Digital
    • Guia de Equivalentes
    • Guia de Genericos
  • Serviços
    • Indústrias
    • Distribuidoras
    • Farmácias
    • Bulas
  • Busca de Medicamentos
  • Anuncie
ASSINE o Guia da Farmácia
PDV

Exclusivo: Como transformar o layout da sua farmácia

Por Guia da Farmácia 21 de setembro de 2023 Atualizado em: 05 de abril de 2024 Nenhum comentário 3 Minutos de leitura
exclusivo-como-transformar-o-layout-da-sua-farmacia

Para que um layout seja considerado inteligente, diversas questões precisam ser avaliadas pela farmácia, passando pela jornada de compras do cliente; mobiliário; exposição de produtos; circulação de pessoas; entre outros fatores. E todos eles juntos e aliados podem resultar, naturalmente, no aumento de faturamento de uma farmácia.

O primeiro passo é colocar o cliente sempre no centro das estratégias. Afinal, como resultado, o shopper precisa se sentir bem no estabelecimento e, consequentemente, mais incentivado às compras. Acompanhe, a seguir, os principais pontos de atenção nesse processo.

Na mudança ou análise do layout atual, é importante observar alguns pontos de maneira macro e micro. “De maneira macro, divida a loja em três pontos de exposição, sendo um espaço para medicamentos, um para Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPC) e um para varejinho e conveniência. Nessas áreas, devem ser considerados o menor espaço em metro quadrado possível para medicamentos, mas de forma que se tenha o mix necessário para que não falte nenhum produto da prescrição. Sabe-se que se o cliente chegar com a receita de quatro medicamentos e a farmácia tiver apenas dois, ele deixa de levar e vai procurar outra drogaria”, sugere o CEO da Único Contato e especialista em Layout Inteligente, Renato Diniz.

Confira as dicas do CEO da Único Contato e especialista em layout inteligente, Renato Diniz, para tornar o layout da sua farmácia mais inteligente:

Cinco passos para transformar o layout da sua farmácia

1. Avaliação atual: antes de fazer qualquer mudança, é importante analisar o layout atual para entender seus pontos fortes e fracos. Olhar para a configuração a partir do ponto de vista do cliente pode ajudar a identificar áreas que causam confusão ou frustração.
2. Entender o cliente: antes de projetar uma nova configuração, é preciso entender quem são os clientes, o que eles procuram e como interagem com o espaço. Se possível, criar dados sobre o comportamento para identificar quais seções ele visita mais, quais produtos compra juntos, etc.
3. Desenvolver um novo layout: com base na avaliação e no conhecimento do cliente, pode-se desenvolver o novo ambiente. A forma como os produtos são organizados, a visibilidade dos mesmos, a facilidade de circulação e a localização do caixa são pontos importantes a considerar.
4. Implementar mudanças: após desenvolver o novo layout, vale iniciar um plano de implementação. Isso pode envolver a realocação de prateleiras, a configuração de novos displays e treinamento da equipe para entender o novo layout e ser capaz de ajudar os clientes.
5. Avaliar o impacto: depois que o novo espaço for implementado, é hora de avaliar o seu impacto. Isso pode ser feito por meio de pesquisas de satisfação do cliente, observação do comportamento no novo layout e o mais importante: analisar as vendas e a lucratividade para ver se as mudanças tiveram o efeito desejado.

Exclusivo: Como criar o cantinho do bebê na sua farmácia

Fonte: Guia da Farmácia

Foto: Shutterstock

Guia da Farmácia

Premiado pela Anatec na categoria de mídia segmentada do ano, o Guia da Farmácia é hoje a publicação mais conhecida e lembrada pelos profissionais do varejo farmacêutico. Seu conteúdo diferenciado traz informações sobre os principais assuntos, produtos, empresas, tendências e eventos que permeiam o setor, além de Suplementos Especiais temáticos e da Lista de Preços mais completa do mercado.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Edição Atual

Prescrição em Debate

Notícias da Última Edição

Mais força e imunidade com vitamina C

8 de janeiro de 2025 Leia mais »

Fortalecendo a mente com as vitaminas C e D

4 de dezembro de 2024 Leia mais »

Franquias que cuidam

2 de dezembro de 2024 Leia mais »

Fios protegidos no verão

2 de dezembro de 2024 Leia mais »

Redes Sociais

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Telegram
  • WhatsApp

Sobre

Revista dirigida aos profissionais de saúde.

Rua da Paz, 1601
Conj 507
Chácara Santo Antônio, São Paulo - SP
04713-002
Tel: (11) 5082-2200
Clique aqui para enviar uma mensagem

Estamos nas redes sociais:

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • LinkedIn

Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de Serviço são aplicados.

Institucional

  • Sobre o Guia da Farmácia
  • Contento
  • Anuncie
  • Loja Virtual
  • Assine o Guia da Farmácia
  • Outros sites do Grupo
    • Medicamentos Equivalentes
    • Medicamentos Genéricos
  • LGPD – Política de privacidade

Últimos Posts

RD Saúde abre 3000 vagas de trabalho

RD Saúde abre 3000 vagas de trabalho

4 de agosto de 2025
Viroses: veja o que pode ajudar na recuperação

Viroses: veja o que pode ajudar na recuperação

13 de janeiro de 2025
Surya Cosméticos cresce 30% no mercado norte-americano

Surya Cosméticos cresce 30% no mercado norte-americano

13 de janeiro de 2025
FIT FOOD amplia portfólio de snacks saudáveis

FIT FOOD amplia portfólio de snacks saudáveis

13 de janeiro de 2025
São João disponibiliza totens de autoatendimento

São João disponibiliza totens de autoatendimento

13 de janeiro de 2025