
Em uma sociedade que envelhece rapidamente e com avanços constantes na medicina e nos cuidados com a saúde, as necessidades dos consumidores estão evoluindo. Neste cenário, os produtos de cuidados pessoais para adultos, em particular as fraldas geriátricas, estão ganhando relevância.
Antigamente voltados principalmente para idosos, estes produtos, conhecidos por muitos como fraldas geriátricas, estão vendo uma demanda crescente de um grupo diversificado. Esta mudança não só reflete as tendências demográficas, mas também um maior reconhecimento e compreensão das necessidades específicas de vários perfis de consumidores.
A fundadora e CEO da Connect Shopper, palestrante, mestre em comportamento do consumidor e especialista em varejo, Fátima Merlin, alerta: “uma em cada três mulheres apresenta algum tipo de incontinência leve a moderada”, diz, acrescentando que estas categorias apresentam muito potencial se corretamente segmentadas nas farmácias, uma vez que ainda estão cercadas de muitos mitos e tabus.
A especialista dá dicas para ajudar os shoppers da categoria:
Potencialize as vendas de descartáveis adulto na farmácia
- SEÇÃO DEDICADA: reserve uma área específica para os absorventes e cuidado adulto, preferencialmente próxima de produtos de cuidados pessoais. Use prateleiras ajustáveis para acomodar as variedades e garanta que as sinalizações sejam claras, indicando tamanhos, absorções e características.
- ATENÇÃO AOS ESPAÇOS: selecione os produtos mais vendidos e de rápida rotatividade e considere encomendas especiais para tamanhos ou marcas não tão comuns. A reposição frequente é essencial
para evitar a falta de produtos-chave. - DESTAQUES NO PONTO DE VENDA: banners e displays podem ressaltar a seção de descartáveis. Considere, também, a oferta de amostras ou embalagens menores perto do caixa, acompanhadas de folhetos informativos sobre os produtos.
- AÇÕES DE CROSS-MERCHANDISING: aproxime produtos relacionados, como lenços umedecidos e loções para cuidados com a pele. Promoções combinadas também podem incentivar a compra de itens complementares.
- PRECIFICAÇÃO ESTRATÉGICA: descontos em compras em grandes quantidades ou pacotes econômicos podem atrair mais clientes. Além disso, esteja atento aos preços da concorrência e ajuste conforme necessário. Programas de fidelidade e cartões de desconto são estratégias que ganham relevância na escolha dos clientes pelo canal de compra.
- PLANEJAMENTO: o sucesso na venda desta categoria exige uma estratégia bem pensada, desde a organização dos produtos até a precificação. Uma boa gestão, aliada ao conhecimento do público-alvo e às tendências de mercado, pode potencializar as vendas e garantir a satisfação do cliente.
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Fonte: Guia da Farmácia
Foto: Shutterstock