Close Menu
Login
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Notícias
    • Mercado
    • Saúde
    • PDV
    • Medicamentos
    • HPC
    • Regulatório
    • Lançamentos
  • Revista
    • Edição Atual
    • Edições Anteriores
    • Colunistas
    • Guia da Farmácia Responde
  • + Conteúdo
    • Vídeos
    • Ebooks
    • Especiais
    • Ferramentas
  • Plataformas
    • Guia Farma Digital
    • Guia de Equivalentes
    • Guia de Genericos
  • Serviços
    • Indústrias
    • Distribuidoras
    • Farmácias
    • Bulas
  • Busca de Medicamentos
  • Anuncie
ASSINE o Guia da Farmácia Cadastre-se na Área Restrita
×

Área Restrita

Cadastro gratuito apenas para prescritores de medicamento.
Acesse conteúdos exclusivos do Portal.

Cadastre-se

Esqueceu a senha?
Facebook X (Twitter) Instagram YouTube Login
Guia da Farmácia Guia da Farmácia
Guia da Farmácia
  • Notícias
    • Mercado
    • Saúde
    • PDV
    • Medicamentos
    • HPC
    • Regulatório
    • Lançamentos
  • Revista
    • Edição Atual
    • Edições Anteriores
    • Colunistas
    • Guia da Farmácia Responde
  • + Conteúdo
    • Vídeos
    • Ebooks
    • Especiais
    • Ferramentas
  • Plataformas
    • Guia Farma Digital
    • Guia de Equivalentes
    • Guia de Genericos
  • Serviços
    • Indústrias
    • Distribuidoras
    • Farmácias
    • Bulas
  • Busca de Medicamentos
  • Anuncie
ASSINE o Guia da Farmácia
PDV

Exclusivo: Como explorar os cinco sentidos do cliente na sua farmácia

Por Guia da Farmácia 25 de setembro de 2023 Atualizado em: 08 de abril de 2024 Nenhum comentário 3 Minutos de leitura
exclusivo-como-explorar-os-cinco-sentidos-do-cliente-na-sua-farmacia

O uso consciente dos cinco sentidos pode criar uma experiência de compra marcante e positiva no varejo farmacêutico. A visão é o sentido dominante, mas a experiência de compra é multissensorial e todos eles devem ser considerados para uma experiência de compra positiva e completa.

Acompanhe, a seguir, as dicas do CEO da Único Contato e especialista em Layout Inteligente, Renato Diniz, para cumprir esse processo:

1. Visão: a primeira impressão é crucial. Pesquisas apontam que a visão é, de fato, um fator determinante na hora da compra. Estudos indicam que aproximadamente 80% das informações os humanos recebem por meio dos olhos, o que impacta diretamente na decisão de compra no PDV.

Portanto, um layout limpo, organizado e bem-iluminado pode atrair e reter os clientes. As cores também podem ser usadas estrategicamente. Por exemplo: tons que transmitem tranquilidade, como o azul e/ou o verde, são capazes de remeter à sensação de confiança e serenidade, que é vital em uma farmácia. A sinalização clara e direta, exibição de preços e ofertas também são cruciais.

Além disso, a visão pode ser usada para direcionar a atenção dos clientes para produtos específicos ou promoções por meio do uso estratégico de displays de produtos, pop-ups, banners e outros materiais de visual merchandising.

2. Audição: música suave e tranquila pode ajudar a acalmar os clientes mais estressados devido a problemas de saúde. Anúncios ocasionais sobre ofertas ou um serviço especial também podem ser benéficos.

3. Olfato: o uso de um perfume leve e limpo pode criar uma atmosfera agradável e acolhedora. No entanto, é importante que o cheiro não seja muito forte ou perturbador, pois alguns clientes podem ser sensíveis a certos odores.

Várias drogarias estão utilizando a aromaterapia como forma de se diferenciarem e terem seu ambiente marcado na experiência de compra.

4. Tato: as prateleiras, os balcões e os produtos devem ser mantidos em condições limpas e agradáveis para que os clientes se sintam convidados a tocar e a selecionar os produtos por conta própria.

5. Paladar: embora o paladar possa ser menos aplicável em uma farmácia comparado a outros ambientes de varejo, amostras de produtos, como vitaminas, suplementos nutricionais ou até mesmo produtos de cuidados bucais poderiam ser fornecidos, atendendo ao sentido do paladar.

Lembrando que cada um desses sentidos deve estar alinhado à imagem e aos valores da loja, bem como às expectativas e necessidades dos clientes.

Exclusivo: Como transformar o layout da sua farmácia

Fonte: Guia da Farmácia

Foto: Shutterstock

Guia da Farmácia

Premiado pela Anatec na categoria de mídia segmentada do ano, o Guia da Farmácia é hoje a publicação mais conhecida e lembrada pelos profissionais do varejo farmacêutico. Seu conteúdo diferenciado traz informações sobre os principais assuntos, produtos, empresas, tendências e eventos que permeiam o setor, além de Suplementos Especiais temáticos e da Lista de Preços mais completa do mercado.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Edição Atual

Prescrição em Debate

Notícias da Última Edição

Mais força e imunidade com vitamina C

8 de janeiro de 2025 Leia mais »

Fortalecendo a mente com as vitaminas C e D

4 de dezembro de 2024 Leia mais »

Franquias que cuidam

2 de dezembro de 2024 Leia mais »

Fios protegidos no verão

2 de dezembro de 2024 Leia mais »

Redes Sociais

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Telegram
  • WhatsApp

Sobre

Revista dirigida aos profissionais de saúde.

Rua da Paz, 1601
Conj 507
Chácara Santo Antônio, São Paulo - SP
04713-002
Tel: (11) 5082-2200
Clique aqui para enviar uma mensagem

Estamos nas redes sociais:

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • LinkedIn

Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de Serviço são aplicados.

Institucional

  • Sobre o Guia da Farmácia
  • Contento
  • Anuncie
  • Loja Virtual
  • Assine o Guia da Farmácia
  • Outros sites do Grupo
    • Medicamentos Equivalentes
    • Medicamentos Genéricos
  • LGPD – Política de privacidade

Últimos Posts

RD Saúde abre 3000 vagas de trabalho

RD Saúde abre 3000 vagas de trabalho

4 de agosto de 2025
Viroses: veja o que pode ajudar na recuperação

Viroses: veja o que pode ajudar na recuperação

13 de janeiro de 2025
Surya Cosméticos cresce 30% no mercado norte-americano

Surya Cosméticos cresce 30% no mercado norte-americano

13 de janeiro de 2025
FIT FOOD amplia portfólio de snacks saudáveis

FIT FOOD amplia portfólio de snacks saudáveis

13 de janeiro de 2025
São João disponibiliza totens de autoatendimento

São João disponibiliza totens de autoatendimento

13 de janeiro de 2025