Close Menu
Login
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Notícias
    • Mercado
    • Saúde
    • PDV
    • Medicamentos
    • HPC
    • Regulatório
    • Lançamentos
  • Revista
    • Edição Atual
    • Edições Anteriores
    • Colunistas
    • Guia da Farmácia Responde
  • + Conteúdo
    • Vídeos
    • Ebooks
    • Especiais
    • Ferramentas
  • Plataformas
    • Guia Farma Digital
    • Guia de Equivalentes
    • Guia de Genericos
  • Serviços
    • Indústrias
    • Distribuidoras
    • Farmácias
    • Bulas
  • Busca de Medicamentos
  • Anuncie
ASSINE o Guia da Farmácia Cadastre-se na Área Restrita
×

Área Restrita

Cadastro gratuito apenas para prescritores de medicamento.
Acesse conteúdos exclusivos do Portal.

Cadastre-se

Esqueceu a senha?
Facebook X (Twitter) Instagram YouTube Login
Guia da Farmácia Guia da Farmácia
Guia da Farmácia
  • Notícias
    • Mercado
    • Saúde
    • PDV
    • Medicamentos
    • HPC
    • Regulatório
    • Lançamentos
  • Revista
    • Edição Atual
    • Edições Anteriores
    • Colunistas
    • Guia da Farmácia Responde
  • + Conteúdo
    • Vídeos
    • Ebooks
    • Especiais
    • Ferramentas
  • Plataformas
    • Guia Farma Digital
    • Guia de Equivalentes
    • Guia de Genericos
  • Serviços
    • Indústrias
    • Distribuidoras
    • Farmácias
    • Bulas
  • Busca de Medicamentos
  • Anuncie
ASSINE o Guia da Farmácia
PDV

Exclusivo: Como aumentar as vendas de preservativos e lubrificantes na sua farmácia

Por Guia da Farmácia 13 de julho de 2023 Atualizado em: 26 de junho de 2023 Nenhum comentário 3 Minutos de leitura
exclusivo-como-aumentar-as-vendas-de-preservativos-e-lubrificantes-na-sua-farmacia

Os preservativos fazem parte de uma vida sexual segura e saudável e o mercado oferece várias opções para todas as necessidades. Há preservativos masculinos e femininos, de tamanhos e texturas diferentes e até saborizados. Independentemente da escolha, os preservativos funcionam como uma forma de barreira de contracepção e proteção contra o vírus HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), como sífilis, hepatites, herpes genital e gonorreia.

O simples ato de comprar um preservativo na farmácia e drogaria pode ser algo corriqueiro para alguns, mas uma experiência um pouco embaraçosa para outras pessoas. O item precisa de uma área de exposição específica, diz o sócio-diretor da RPLLima Trade & Shopper Marketing e VP de Insights e Consultoria do Retail Farma Brasil, Rogério Lima. Ele alerta que, antes de tudo, o varejo precisa ficar atento que preservativo é uma categoria híbrida em termos de público. “É preciso fazer uma reflexão sobre a jornada de compra. Essa categoria inicialmente foi criada em um ambiente masculino, como se fosse exclusividade de compra de homem. Sabemos que isso não acontece. Hoje, a mulher também compra preservativo”, destaca Lima.

Outro ponto importante destacado pelo especialista é a abrangência da categoria, voltada para atividade sexual, ou seja, preservativos e lubrificantes voltados para essa finalidade. O hidratante vaginal não está incluso nessa categoria. Lima alerta para que as farmácias e as drogarias não coloquem este produto na área de preservativos. “Isso gera insatisfação e péssima experiência de compra”, avalia. Os hidratantes vaginais, geralmente, são prescritos por médicos, principalmente, para mulheres na menopausa ou com alguma condição de saúde, visando tratar o ressecamento.

Confira as dicas do especialista, para incrementar as vendas de preservativos e lubrificantes na farmácia:

  • Exposição: os preservativos não devem ficar “escondidos”, mas também não precisam estar posicionados na frente do balcão nem no checkout, áreas de grande fluxo de pessoas. O interessante para a categoria é estar na ponta de gôndola intermediária da loja.
  • Segmentação: separar em preservativo pack individual ou pack promocional de seis e nove unidades. Também é importante separar os preservativos por marca para melhor visualização do shopper de novos produtos e inovação
  • Packs promocionais: o pack promocional deve ficar exposto na parte mais alta da gôndola, para um ganho de atenção especial e para elevar o tíquete médio da categoria, que já tem maturidade de compras de SKUs voltadas para pack promocional.
  • Itens unitários: eles são de menor desembolso e podem ficar expostos em uma faixa intermediária mais baixa.
  • Lubrificantes: podem ser alocados numa posição mais inferior, todos juntos.

Como expor preservativos no ponto de venda

Fonte: Guia da Farmácia

Foto: Shutterstock

Guia da Farmácia

Premiado pela Anatec na categoria de mídia segmentada do ano, o Guia da Farmácia é hoje a publicação mais conhecida e lembrada pelos profissionais do varejo farmacêutico. Seu conteúdo diferenciado traz informações sobre os principais assuntos, produtos, empresas, tendências e eventos que permeiam o setor, além de Suplementos Especiais temáticos e da Lista de Preços mais completa do mercado.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Edição Atual

Prescrição em Debate

Notícias da Última Edição

Mais força e imunidade com vitamina C

8 de janeiro de 2025 Leia mais »

Fortalecendo a mente com as vitaminas C e D

4 de dezembro de 2024 Leia mais »

Franquias que cuidam

2 de dezembro de 2024 Leia mais »

Fios protegidos no verão

2 de dezembro de 2024 Leia mais »

Redes Sociais

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Telegram
  • WhatsApp

Sobre

Revista dirigida aos profissionais de saúde.

Rua da Paz, 1601
Conj 507
Chácara Santo Antônio, São Paulo - SP
04713-002
Tel: (11) 5082-2200
Clique aqui para enviar uma mensagem

Estamos nas redes sociais:

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • LinkedIn

Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de Serviço são aplicados.

Institucional

  • Sobre o Guia da Farmácia
  • Contento
  • Anuncie
  • Loja Virtual
  • Assine o Guia da Farmácia
  • Outros sites do Grupo
    • Medicamentos Equivalentes
    • Medicamentos Genéricos
  • LGPD – Política de privacidade

Últimos Posts

RD Saúde abre 3000 vagas de trabalho

RD Saúde abre 3000 vagas de trabalho

4 de agosto de 2025
Viroses: veja o que pode ajudar na recuperação

Viroses: veja o que pode ajudar na recuperação

13 de janeiro de 2025
Surya Cosméticos cresce 30% no mercado norte-americano

Surya Cosméticos cresce 30% no mercado norte-americano

13 de janeiro de 2025
FIT FOOD amplia portfólio de snacks saudáveis

FIT FOOD amplia portfólio de snacks saudáveis

13 de janeiro de 2025
São João disponibiliza totens de autoatendimento

São João disponibiliza totens de autoatendimento

13 de janeiro de 2025