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Mercado

Exclusivo: 5 caminhos para aumentar as vendas de HPPC em farmácias

Por Adriana Bruno 8 de abril de 2024 Atualizado em: 03 de abril de 2024 Nenhum comentário 4 Minutos de leitura
Exclusivo-5 caminhos-para-aumentar-as-vendas-de-HPPC-em-farmácias

Em 2023, a Euromonitor International divulgou novos dados sobre o mercado de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos (HPPC) no Brasil e revelou que o País possui o quarto maior mercado de beleza e cuidados pessoais no mundo, ficando atrás apenas de Estados Unidos, China e Japão.

Durante a Semana ABIHPEC de Mercado 2023, realizada pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), foi apresentado um estudo internacional, The Future Of Beauty E-commerce 2023. O estudo apontou que 73% dos consumidores de HPPC estão dispostos a pagar mais por produtos e serviços personalizados. Além disso, a exclusividade de artigos personalizados também desperta o interesse de 74% dos milennials. Ainda de acordo com a análise, experiências personalizadas levam 44% dos consumidores a repetir a compra.

Otimismo

Se as estatísticas são positivas, a opinião de especialistas em varejo segue o mesmo caminho.  A Head de Operações da AGR Consultores, Priscila Saad, diz que contemplando grande diversidade de produtos e aplicações, as categorias de HPPC ganha cada vez mais espaço no share of wallet dos shoppers e, consequentemente, geram mais faturamento aos vendors. “O shopper, durante a pandemia, voltou maior atenção aos cuidados pessoais, sejam eles relacionados à saúde ou estéticos, e desde então vem mantendo esse comportamento”, comenta.

Ela ainda afirma que a busca por produtos inovadores também é uma característica do shopper, seja por embalagens eco-eficientes ou novos componentes com melhor performance. “Quanto maior o benefício prometido pelos produtos, melhor o valor agregado percebido pelo shopper, e portanto, melhor o tíquete médio”, diz.

5 pontos de atenção no PDV

 Priscila Saad, da AGR Consultores, apontou cinco caminhos para ter bons resultados com HPPC em farma. Acompanhe:

  1. Exposição

A beleza e o bem-estar procurados pelo consumidor não podem estar apenas “dentro” dos produtos. Estes atributos precisam compor a exposição nas gôndolas, em espaços de demonstração, sendo convidativos, gerando interesse, promovendo sensação de bem-estar e conforto. A experiência de compras deve “acompanhar” a essência destas categorias.

  1. Mix de produtos e marcas

O mix de produtos e marcas precisa observar, obviamente, a localização das lojas e as características do shopper. Fator de sobrevivência é conhecer o perfil do shopper e, então, a fórmula de sucesso é DADOS de qualidade, ANALYTICS bem aplicado = mais vendas.  Quanto mais inteligência é aplicada, maiores serão os acertos na definição de mix.

Atualmente, o mercado oferta soluções bastante acessíveis para trabalhar este aspecto. Quando não se baseia em dados, perde-se agilidade na tomada de decisão sobre quais marcas expor, qual a profundidade de cada categoria, entre outros aspectos.

  1. Comunicação com o cliente

A comunicação com o cliente é efetiva quando o vendedor entende e respeita suas preferências de contato. Por exemplo, a comunicação deve ser oportuna, usando o melhor formato e focando em temas relevantes: se o cliente nunca compra xampu anti-caspa, a loja não deve fazer bombardeios com promoções deste tipo de produto; mas se é um heavy-user de produtos 3×1 e está recebendo produtos de novas marcas, com inovação, ou algum outro diferencial, este seria o alvo para o envio de comunicados.

  1. Compra por impulso

Para sair da tradicional exposição de produtos complementares e/ou substitutos em gôndolas de maior fluxo ou nas prateleiras próximas ao caixa, Data Analytics também pode contribuir, como por exemplo, analisar as “cestas de compras” e indicar produtos complementares com base em histórico de compras. Esta funcionalidade é usada, de forma bastante recorrente em lojas online.

      5. Como planejar promoções sem errar

Desenvolver e executar campanhas promocionais com maior assertividade, envolve alguns passos fundamentais:

  1. Elaborar a estratégia: quais resultados a promoção deve entregar, como por exemplo, reduzir estoque, alavancar venda de outro produto ou categoria, impulsionar determinada marca ou categoria, entre outros;
  2. Sortimento e preços: definir os produtos e volumes que entrarão na promoção, precificação a ser praticada, margem esperada;
  3. Campanha: avaliar estoque e abastecimento necessário para suportar o período de campanha; se será em parceria com a indústria ou não, se haverá algum fornecimento de brinde ou serviço e qual a validade, como por exemplo, ao comprar o kit de maquiagem X o cliente recebe um voucher para uma make-up experience válido até determinada data;
  4. Ação prática: preparar material promocional e comunicação;
  5. Análise final: avaliar resultados e pontos de melhoria.

 

Foto: Shutterstock

Setor de HPC fecha 2023 com valor recorde de exportações, alcançando US$ 911,2 milhões

Adriana Bruno

Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes, atua na área há quase 30 anos e é especializada em varejo, negócios e saúde.

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