Close Menu
Login
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Notícias
    • Mercado
    • Saúde
    • PDV
    • Medicamentos
    • HPC
    • Regulatório
    • Lançamentos
  • Revista
    • Edição Atual
    • Edições Anteriores
    • Colunistas
    • Guia da Farmácia Responde
  • + Conteúdo
    • Vídeos
    • Ebooks
    • Especiais
    • Ferramentas
  • Plataformas
    • Guia Farma Digital
    • Guia de Equivalentes
    • Guia de Genericos
  • Serviços
    • Indústrias
    • Distribuidoras
    • Farmácias
    • Bulas
  • Busca de Medicamentos
  • Anuncie
ASSINE o Guia da Farmácia Cadastre-se na Área Restrita
×

Área Restrita

Cadastro gratuito apenas para prescritores de medicamento.
Acesse conteúdos exclusivos do Portal.

Cadastre-se

Esqueceu a senha?
Facebook X (Twitter) Instagram YouTube Login
Guia da Farmácia Guia da Farmácia
Guia da Farmácia
  • Notícias
    • Mercado
    • Saúde
    • PDV
    • Medicamentos
    • HPC
    • Regulatório
    • Lançamentos
  • Revista
    • Edição Atual
    • Edições Anteriores
    • Colunistas
    • Guia da Farmácia Responde
  • + Conteúdo
    • Vídeos
    • Ebooks
    • Especiais
    • Ferramentas
  • Plataformas
    • Guia Farma Digital
    • Guia de Equivalentes
    • Guia de Genericos
  • Serviços
    • Indústrias
    • Distribuidoras
    • Farmácias
    • Bulas
  • Busca de Medicamentos
  • Anuncie
ASSINE o Guia da Farmácia
Mercado

Estudo revela que 76% preferem compras online

Por Guia da Farmácia 10 de julho de 2024 Nenhum comentário 3 Minutos de leitura
Estudo-revela-que-76-preferem-compras-online

O comportamento do consumidor vem mudando ano após ano impulsionado por fatores geracionais, tecnológicos e socioeconômicos. A pesquisa CX Trends 2024, realizada pela Octadesk em parceria com o Opinion Box, revela insights importantes sobre as preferências e tendências de compra dos brasileiros, destacando o crescimento do e-commerce e a valorização da experiência omnichannel.

Rodrigo Ricco, Fundador e Diretor Geral da Octadesk, afirma que os consumidores mais jovens, que estão entrando no mercado de trabalho e ganhando maior poder de compra, apresentam preferências distintas em relação às gerações anteriores. “Mesmo os jovens que ainda não estão empregados influenciam significativamente as decisões de compra familiares, trazendo novos valores e preocupações para o processo de consumo”, destaca.

Consumidor é híbrido

A pesquisa ainda revela que o consumidor brasileiro é híbrido, navegando entre lojas físicas e virtuais. 76% dos consumidores realizaram compras online em 2023, enquanto 67% optaram por lojas físicas no mesmo período. Além disso, 47% realizaram compras por meio de aplicativos. Para Rodrigo, essa diversidade de canais exige das empresas uma abordagem integrada para oferecer uma experiência de compra fluida e satisfatória em todos os pontos de contato.

Outro destaque ficou por conta das lojas online (68%) e os marketplaces (66%), que são os locais favoritos dos consumidores para realizar suas compras. A conveniência, a variedade de produtos e os preços competitivos são fatores-chave que atraem os consumidores para o ambiente digital. Além disso, com a expansão da tecnologia e a crescente conectividade, o e-commerce tem se consolidado como uma força dominante no mercado varejista brasileiro. A integração entre lojas físicas e virtuais, conhecida como estratégia omnichannel, é essencial para proporcionar uma experiência de compra integrada e sem fricções, atendendo às expectativas dos consumidores modernos.

“Os consumidores não buscam apenas transações comerciais, mas sim experiências de compra memoráveis. Atendimento personalizado, ambientes interativos e agradáveis nas lojas físicas e estratégias de marketing sensorial estão se tornando diferenciais competitivos. Programas de fidelidade e eventos exclusivos são outras táticas utilizadas para engajar e recompensar a lealdade dos clientes”, ressalta o executivo.

Impacto ambiental nas escolhas

O estudo também aponta que a preocupação com o impacto ambiental das escolhas de consumo está em alta entre os brasileiros. Produtos sustentáveis, práticas éticas de produção e iniciativas de reciclagem são valorizados, refletindo uma mudança significativa nas prioridades dos consumidores. Outro fator essencial é a personalização. A demanda por produtos e serviços personalizados está crescendo. Utilizando tecnologias como big data e inteligência artificial, as empresas estão oferecendo recomendações personalizadas e produtos sob medida, adaptando-se às necessidades e preferências individuais dos clientes.

Ricco conta que as empresas do varejo brasileiro enfrentam o desafio de se adaptar rapidamente às mudanças no comportamento do consumidor e às novas demandas do mercado. “Compreender e antecipar essas tendências é importante para conquistar a lealdade dos clientes e garantir o sucesso a longo prazo em um ambiente altamente competitivo”, finaliza.

Fonte: CX Trends 2024
Foto: Shutterstock

Leia mais:

42% dos consumidores online já tiveram experiência com inteligência artificial

Guia da Farmácia

Premiado pela Anatec na categoria de mídia segmentada do ano, o Guia da Farmácia é hoje a publicação mais conhecida e lembrada pelos profissionais do varejo farmacêutico. Seu conteúdo diferenciado traz informações sobre os principais assuntos, produtos, empresas, tendências e eventos que permeiam o setor, além de Suplementos Especiais temáticos e da Lista de Preços mais completa do mercado.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Edição Atual

Prescrição em Debate

Notícias da Última Edição

Mais força e imunidade com vitamina C

8 de janeiro de 2025 Leia mais »

Fortalecendo a mente com as vitaminas C e D

4 de dezembro de 2024 Leia mais »

Franquias que cuidam

2 de dezembro de 2024 Leia mais »

Fios protegidos no verão

2 de dezembro de 2024 Leia mais »

Redes Sociais

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Telegram
  • WhatsApp

Sobre

Revista dirigida aos profissionais de saúde.

Rua da Paz, 1601
Conj 507
Chácara Santo Antônio, São Paulo - SP
04713-002
Tel: (11) 5082-2200
Clique aqui para enviar uma mensagem

Estamos nas redes sociais:

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • LinkedIn

Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de Serviço são aplicados.

Institucional

  • Sobre o Guia da Farmácia
  • Contento
  • Anuncie
  • Loja Virtual
  • Assine o Guia da Farmácia
  • Outros sites do Grupo
    • Medicamentos Equivalentes
    • Medicamentos Genéricos
  • LGPD – Política de privacidade

Últimos Posts

RD Saúde abre 3000 vagas de trabalho

RD Saúde abre 3000 vagas de trabalho

4 de agosto de 2025
Viroses: veja o que pode ajudar na recuperação

Viroses: veja o que pode ajudar na recuperação

13 de janeiro de 2025
Surya Cosméticos cresce 30% no mercado norte-americano

Surya Cosméticos cresce 30% no mercado norte-americano

13 de janeiro de 2025
FIT FOOD amplia portfólio de snacks saudáveis

FIT FOOD amplia portfólio de snacks saudáveis

13 de janeiro de 2025
São João disponibiliza totens de autoatendimento

São João disponibiliza totens de autoatendimento

13 de janeiro de 2025