
A Euromonitor avalia que o crescimento do mercado de beleza e cuidados pessoais está sendo liderado pela sustentabilidade, o eco beauty. Isso com produtos sustentáveis registrando crescimento anual de 10% entre 2020 e 2023. Ressaltando a urgência de as empresas adotarem práticas de sustentabilidade transparentes para gerenciar riscos. Além de cumprir com a regulamentação e, principalmente, aproveitar a crescente preferência do consumidor por produtos sustentáveis.
A sustentabilidade é apelo predominante de várias categorias de produtos. O aumento da disponibilização de ingredientes tem ajudado os participantes da indústria a destacar o uso de alternativas mais seguras e naturais. Com isso, fragrâncias, protetores solares, desodorantes e maquiagem são as quatro categorias de crescimento mais rápido, com previsão de crescimento de vendas de dois dígitos entre 2020 e 2023, de acordo com a Euromonitor.
A importância das classes C,D e E
No entanto, a percepção de sustentabilidade relacionada a preços mais altos, vem impedindo a adoção ampla, o que pode excluir boa parcela dos consumidores, como as classes C, D e E, que representam 76% da população brasileira. E que, além disso, respondem por quase metade do consumo do país. Segundo estudo da PwC e do Instituto Locomotiva “Mercado da maioria – Como a força da população de baixa renda está transformando o setor de varejo e consumo no Brasil”, divulgado em julho, os produtos de higiene e beleza estão entre as categorias de consumo que mais cresceram no Brasil e é a categoria que o mercado da maioria mais associa a questões ESG.
Para 49% dos consumidores das classes C, D e E, a escolha da marca está relacionada a causas ambientais; outros 42% relacionam a causas sociais e 43% a causas de diversidade.
O estudo revela que esses consumidores estão dispostos a evitar marcas que não estão alinhadas com os temas socioambientais, com 31% dos participantes da pesquisa manifestando que deixariam de comprar de marcas de higiene e beleza por atitudes preconceituosas ou falta de responsabilidade ambiental.
Fonte: Cosmetic Innovation
Foto: Shutterstock