Close Menu
Login
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Notícias
    • Mercado
    • Saúde
    • PDV
    • Medicamentos
    • HPC
    • Regulatório
    • Lançamentos
  • Revista
    • Edição Atual
    • Edições Anteriores
    • Colunistas
    • Guia da Farmácia Responde
  • + Conteúdo
    • Vídeos
    • Ebooks
    • Especiais
    • Ferramentas
  • Plataformas
    • Guia Farma Digital
    • Guia de Equivalentes
    • Guia de Genericos
  • Serviços
    • Indústrias
    • Distribuidoras
    • Farmácias
    • Bulas
  • Busca de Medicamentos
  • Anuncie
ASSINE o Guia da Farmácia Cadastre-se na Área Restrita
×

Área Restrita

Cadastro gratuito apenas para prescritores de medicamento.
Acesse conteúdos exclusivos do Portal.

Cadastre-se

Esqueceu a senha?
Facebook X (Twitter) Instagram YouTube Login
Guia da Farmácia Guia da Farmácia
Guia da Farmácia
  • Notícias
    • Mercado
    • Saúde
    • PDV
    • Medicamentos
    • HPC
    • Regulatório
    • Lançamentos
  • Revista
    • Edição Atual
    • Edições Anteriores
    • Colunistas
    • Guia da Farmácia Responde
  • + Conteúdo
    • Vídeos
    • Ebooks
    • Especiais
    • Ferramentas
  • Plataformas
    • Guia Farma Digital
    • Guia de Equivalentes
    • Guia de Genericos
  • Serviços
    • Indústrias
    • Distribuidoras
    • Farmácias
    • Bulas
  • Busca de Medicamentos
  • Anuncie
ASSINE o Guia da Farmácia
Notícias

E-commerce representa 9% das vendas totais do varejo brasileiro

Por Guia da Farmácia 31 de outubro de 2024 Atualizado em: 30 de outubro de 2024 Nenhum comentário 3 Minutos de leitura
ecommerce

A edição brasileira do Relatório de Varejo Online 2024, desenvolvido globalmente pela FTI Consulting, destaca o potencial de crescimento do comércio eletrônico no Brasil. Porém, o aumento do endividamento das famílias, que alcançou 48% do rendimento anual, tem impactado a expansão tanto do varejo online quanto do offline nos últimos anos.

Mesmo frente aos desafios, o comércio eletrônico brasileiro segue crescendo, representando atualmente 9% das vendas totais do varejo. Embora esse número seja expressivo, ele ainda é inferior ao de mercados mais maduros, como Estados Unidos, China e países da Europa, além de nações latino-americanas como México (14%) e Chile (11%).

Embora o auge das vendas online tenha ocorrido durante a pandemia de 2020, com um aumento de 30%, o setor continua crescendo a um ritmo superior ao do varejo físico desde 2019.

Um dos principais impulsionadores desse aumento é o uso de smartphones como principal meio de compras online no Brasil. Em 2023, 55% das transações online foram feitas via smartphones, consolidando esses dispositivos como ferramentas essenciais para o e-commerce.

Setores como moda e beleza também apresentaram um crescimento significativo, acompanhando a popularidade dos eletrodomésticos e da tecnologia. Com relação às regiões, o Sudeste lidera em número de compradores online, beneficiado por sua infraestrutura mais avançada e maior familiaridade tecnológica. Entretanto, regiões como Norte e Nordeste têm grande potencial de crescimento.

Diferencial do e-commerce no Brasil

O comércio eletrônico no Brasil cresce em função de uma população jovem e mais conectada. A classe de menor renda, que representa aproximadamente 13% dos consumidores online, ainda tem participação limitada, mas essa tendência deve mudar com o aumento do poder de compra e as gerações familiarizadas com a tecnologia se tornando consumidores ativos.

Atualmente, 34% dos consumidores online possuem de 35 a 44 anos, indicando um futuro promissor para o setor.

Outro ponto que sustenta o e-commerce no Brasil é o uso, cada vez maior, de soluções de pagamento digital. O Pix, por exemplo, é o segundo método de pagamento mais utilizado no comércio eletrônico, atrás somente dos cartões de crédito e débito. Para além de fomentar a inclusão financeira, o Pix se mostra uma alternativa atrativa para aqueles sem acesso a crédito.

O uso de novas tecnologias, como inteligência artificial e automação logística, também pode impulsionar o crescimento do e-commerce, simplificando processos e melhorando a experiência do consumidor. Líderes do setor já estão implementando essas tecnologias para agilizar entregas e personalizar o atendimento, transformando o comércio eletrônico como uma alternativa cada vez mais eficiente frente ao varejo tradicional.

Fonte: Ecommerce Brasil

Foto: Shutterstock

Leia mais

Vendas por redes sociais devem alcançar US$ 8,5 tri até 2030

Guia da Farmácia

Premiado pela Anatec na categoria de mídia segmentada do ano, o Guia da Farmácia é hoje a publicação mais conhecida e lembrada pelos profissionais do varejo farmacêutico. Seu conteúdo diferenciado traz informações sobre os principais assuntos, produtos, empresas, tendências e eventos que permeiam o setor, além de Suplementos Especiais temáticos e da Lista de Preços mais completa do mercado.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Edição Atual

Prescrição em Debate

Notícias da Última Edição

Mais força e imunidade com vitamina C

8 de janeiro de 2025 Leia mais »

Fortalecendo a mente com as vitaminas C e D

4 de dezembro de 2024 Leia mais »

Franquias que cuidam

2 de dezembro de 2024 Leia mais »

Fios protegidos no verão

2 de dezembro de 2024 Leia mais »

Redes Sociais

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Telegram
  • WhatsApp

Sobre

Revista dirigida aos profissionais de saúde.

Rua da Paz, 1601
Conj 507
Chácara Santo Antônio, São Paulo - SP
04713-002
Tel: (11) 5082-2200
Clique aqui para enviar uma mensagem

Estamos nas redes sociais:

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • LinkedIn

Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de Serviço são aplicados.

Institucional

  • Sobre o Guia da Farmácia
  • Contento
  • Anuncie
  • Loja Virtual
  • Assine o Guia da Farmácia
  • Outros sites do Grupo
    • Medicamentos Equivalentes
    • Medicamentos Genéricos
  • LGPD – Política de privacidade

Últimos Posts

RD Saúde abre 3000 vagas de trabalho

RD Saúde abre 3000 vagas de trabalho

4 de agosto de 2025
Viroses: veja o que pode ajudar na recuperação

Viroses: veja o que pode ajudar na recuperação

13 de janeiro de 2025
Surya Cosméticos cresce 30% no mercado norte-americano

Surya Cosméticos cresce 30% no mercado norte-americano

13 de janeiro de 2025
FIT FOOD amplia portfólio de snacks saudáveis

FIT FOOD amplia portfólio de snacks saudáveis

13 de janeiro de 2025
São João disponibiliza totens de autoatendimento

São João disponibiliza totens de autoatendimento

13 de janeiro de 2025