
As vendas de produtos de higiene para bebês devem movimentar R$5,2 bilhões em 2024, conforme estimativa da consultoria Kantar. Isso representa uma alta de 15,5% sobre o faturamento estimado para 2023, de R$4,5 bilhões.
Atentas a esse crescimento, as farmácias têm se tornado um canal estratégico para as vendas de produtos para bebês e crianças, de acordo com a plataforma de negócios da saúde e bem-estar InterPlayers. Entre 2021 e 2022, o canal farma aumentou em 12% a participação nas vendas totais do segmento de higiene infantil.
É o caso da Drogaleste, rede de farmácias com mais de 90 lojas nas zonas leste e norte da capital paulista, além de cidades próximas como Guarulhos, Santo André e Itaquá, que lançou em setembro uma linha própria de produtos de higiene para bebês (fraldas e toalhas umedecidas), a Le Care. No período de dois meses, os produtos dobraram de faturamento, segundo Thiago Sansana, CEO da Drogaleste. “A Le Care foi um dos grandes diferenciais deste ano para nós. Ela destacou-se não apenas como escolha popular, mas também como elemento estratégico para fidelização de clientes.”
Crescimento da categoria
O lançamento da marca foi planejado para aproveitar o período de vendas mais aquecido do segundo semestre, que inclui a Black Friday, acrescenta Thiago. “Produtos como fraldas e toalhas umedecidas dominaram as vendas líquidas, indicando forte aderência às promoções dentro da categoria infantil como um todo.”
Como exemplo, o preço promocional da a fralda Le Care Jumbo saiu de um faturamento de R$51,9 mil, em outubro, para R$137,4 mil, em novembro, um crescimento de 164,9%.
Já a versão com 140 unidades do lenço umedecido Le Care registrou faturamento de R$65 mil, em outubro, e R$114 mil em novembro, um aumento de 76,5% no período. Segundo a Drogaleste, desempenho foi superior ao da versão com 100 unidades de um concorrente, que faturou R$161,3 mil em novembro (alta de 7,4% em relação ao mesmo mês de 2023).
Black Friday
Para Thiago Sansana, o lançamento do lenço umedecido de marca própria em outubro atingiu o objetivo de gerar engajamento antecipado. “O esquenta de outubro mostrou-se uma estratégia eficaz, que chamou a atenção para o produto e resultou em forte desempenho em novembro, mês oficial da Black Friday. Esse crescimento reforça o potencial do esquenta para atrair consumidores e aumentar o fluxo de vendas antes da data oficial”, detalha.
De modo geral, as vendas promocionais da Black Friday atraíram público para as lojas da rede e contribuíram para o crescimento global das vendas no período.
Em novembro, a Drogaleste registrou vendas líquidas de R$45,6 milhões, um desempenho 6,68% superior ao de outubro (R$42,7 milhões). “Comparando novembro de 2023 com novembro de 2024, houve crescimento substancial em itens promocionais principais, refletindo maior adesão do público à campanha deste ano”, acrescenta Thiago.
Fonte e foto: Drogaleste
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