
Sensibilizado com as causas humanitárias do povo gaúcho, o Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso do Sul (CRF-MS) lançou a campanha “CRF-MS Abraça o Rio Grande do Sul”.
O objetivo da ação, que tem apoio do Conselho Federal de Farmácia, é arrecadar de maneira profissional medicamentos, fraldas infantil e geriátrica, produtos de curativos, repelentes e absorventes.
“Nesta primeira etapa da campanha, vamos montar uma força-tarefa com esses produtos que foram selecionados mediante a lista que a rede pública do Sul divulgou e também avaliando as demais necessidades da população vítima das fortes enchentes”, disse o farmacêutico Clayton Godoy, coordenador de Fiscalização.
A campanha é coordenada pela Assessoria Técnica do CRF e Departamento de Fiscalização e mobiliza todos os colaboradores, conselheiros regionais, conselheiros federais e diretores.
Além disso, CRF-MS convidará outras entidades de classe, órgãos públicos, associações e lideranças para aderir à campanha.
Assim, as doações devem ser em produtos lacrados na embalagem original e dentro do prazo de validade. A equipe técnica receberá os itens e fará um criterioso processo de conferência e triagem farmacêutica.
Quem pode doar
Farmacêuticos, demais profissionais de saúde e empresas do setor farmacêutico, como farmácias, drogarias, clínicas, laboratórios e distribuidoras, além da população, empresários e entidades de classe.
A primeira fase de recolhimento será na Casa do Profissional Farmacêutico (sede do CRF-MS em Campo Grande), na Rua Rodolfo José Pinho, 66, Jardim São Bento, de segunda a sexta-feira, de 8h às 18h.
Aliás, no ato da doação, os produtos serão catalogados e armazenados em ambiente com controle de temperatura, e demais condições ideais.
“Precisamos que a população entenda a importância de preservar a qualidade dos produtos que atenderão os nossos irmãos do Rio Grande do Sul. Vemos que muitos farmacêuticos já estão se doando – seu talento e mão de obra – nos atendimentos da população, lá do Sul, e nós aqui no Estado também faremos a diferença com essa campanha”, diz a presidente do CRF-MS, Daniely Proença.
De acordo com a equipe técnica, os medicamentos que eventualmente não atenderem os critérios de qualidade, serão destinados para o descarte correto, já que o CRF-MS realiza há muitos anos as agendas de “Descarte Correto de Medicamentos”.
Como a farmácia pode participar
Já no interior do Estado, a população deve organizar as doações junto aos estabelecimentos farmacêuticos que aderirem a campanha.
Para o estabelecimento participar, o farmacêutico deve enviar os dados da empresa para o e-mail relacionamento@crfms.org.br. Mais detalhes podem ser obtidos pelo fone/WhatsApp (67) 99844-9371.
Portanto, as farmácias interessadas em abraçar a campanha podem acessar este link.
De acordo com Daniely Proença, “os farmacêuticos do interior podem falar com a equipe de fiscais e solicitar apoio na logística, mediante a disponibilidade de rotas e outros fatores administrativos”.
Veja lista de produtos que fazem parte da primeira etapa da campanha:
- Dipirona gotas e comprimidos
- Paracetamol gotas e comprimidos
- Albendazol solução e comprimidos
- Mebendazol comprimido e solução
- Nitazoxanida comprimidos
- Ivermectina comprimidos
- Permetrina xampu e Loção
- Repositor de Flora Intestinal (ex. Repoflor, Floratil, Enterogermina)
- Sais ou solução de reidratação Oral envelope
- Álcool iodado
- Ataduras
- Cremes e pomadas para feridas/micoses
- Esparadrapo
- Gaze estéril
- Absorventes
- Fraldas infantil e adulto
- Protetor solar
- Repelentes
Fonte: CRF-MS
Foto: Shutterstock
Leia mais
Anvisa esclarece fake news sobre entrega de medicamentos no RS