
Duas principais mudanças têm sido observadas pela indústria de cosméticos no comportamento do consumidor: redução do poder de compra e diversificação de canais, sejam eles físicos ou digitais. Segundo Bruno Wolmer, diretor executivo comercial do Grupo Coty no Brasil, em decorrência da pandemia, os consumidores se reconectaram com o comércio de vizinhança, passaram a visitar diferentes ambientes de varejo e intensificaram a jornada de compras online, fortalecendo o conceito de multicanalidade entre os varejistas. “Com o cenário cada vez mais omnichannel no mercado, precisamos potencializar as fortalezas dos diferentes canais de venda, garantir nossa presença e posicionamento comercial de maneira assertiva”, revela o executivo, em entrevista exclusiva ao Jornal Giro News.
Escolhas Inteligentes
Além disso, o momento macroeconômico e a inflação resultaram em uma redução do poder de compra. “Tornou-se natural cada vez mais as pessoas buscarem adquirir itens percebidos como ‘escolhas inteligentes’ – produtos que oferecem qualidade a preço justo, algo que ganhou força em nosso segmento.” Para Bruno, a percepção de valor ganhou maior relevância, visto que os consumidores se tornaram mais ponderados e críticos em relação a suas compras. Eles buscam não só promoções e descontos, mas também priorizam produtos com atrativa relação custo-benefício, inclusive com a migração de marcas. O cenário tem instigado as empresas a buscarem novas estratégias de crescimento. Na Coty, dona de marcas como Risqué, Monange, Bozzano e Paixão, os alvos de sua agenda de “democratização da beleza” são praças nas regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste.
Digitalização das Vendas
Na jornada de diversificação de canais, o e-commerce passou a contar com estratégias individualizadas para diferentes plataformas e públicos. O objetivo, de acordo com o diretor, é aumentar os números de distribuição em PDVs e de penetração nos lares brasileiros, que hoje ultrapassa 70%. Além de uma estrutura comercial e de trade segmentada por canal (farma, supermercado, perfumaria, cash & carry e lojas de departamento), a Coty investiu em lojas virtuais. “Além de nossa Loja Coty, voltada ao consumidor final, reorganizamos nossa área de Trade Digital para fortalecermos nossa presença em diversas plataformas online dos nossos parceiros varejistas. E, em 2021, lançamos a Loja do Varejo, nosso portal B2B focado em pequenos e médios varejistas”, explica.
Sustentabilidade e Inovação
As iniciativas focadas em sustentabilidade são outro pilar da jornada de inovação, que busca acompanhar as novas demandas de consumo. Para o executivo, os consumidores estão mais conscientes e reconhecem produtos que possam causar menos agressão ao meio ambiente e que utilizem insumos e matérias-primas de forma responsável. “Estamos intensificando nossa jornada de inovações nas categorias nas quais atuamos, com projetos conectados à sustentabilidade, oferecendo ao mercado um calendário relevante de lançamentos”, destaca Bruno. No momento, o foco da Coty é a sua segunda promoção multicategorias, denominada “Sua Beleza Realiza Seu Sonho”. Com foco na execução em PDVs, a campanha tem o formato compre e concorra e distribuirá cerca de R$ 1,5 milhão em prêmios.
Coty cria estratégia para incentivar as vendas de perfumes nas farmácias
Foto: Coty