Close Menu
Login
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Notícias
    • Mercado
    • Saúde
    • PDV
    • Medicamentos
    • HPC
    • Regulatório
    • Lançamentos
  • Revista
    • Edição Atual
    • Edições Anteriores
    • Colunistas
    • Guia da Farmácia Responde
  • + Conteúdo
    • Vídeos
    • Ebooks
    • Especiais
    • Ferramentas
  • Plataformas
    • Guia Farma Digital
    • Guia de Equivalentes
    • Guia de Genericos
  • Serviços
    • Indústrias
    • Distribuidoras
    • Farmácias
    • Bulas
  • Busca de Medicamentos
  • Anuncie
ASSINE o Guia da Farmácia Cadastre-se na Área Restrita
×

Área Restrita

Cadastro gratuito apenas para prescritores de medicamento.
Acesse conteúdos exclusivos do Portal.

Cadastre-se

Esqueceu a senha?
Facebook X (Twitter) Instagram YouTube Login
Guia da Farmácia Guia da Farmácia
Guia da Farmácia
  • Notícias
    • Mercado
    • Saúde
    • PDV
    • Medicamentos
    • HPC
    • Regulatório
    • Lançamentos
  • Revista
    • Edição Atual
    • Edições Anteriores
    • Colunistas
    • Guia da Farmácia Responde
  • + Conteúdo
    • Vídeos
    • Ebooks
    • Especiais
    • Ferramentas
  • Plataformas
    • Guia Farma Digital
    • Guia de Equivalentes
    • Guia de Genericos
  • Serviços
    • Indústrias
    • Distribuidoras
    • Farmácias
    • Bulas
  • Busca de Medicamentos
  • Anuncie
ASSINE o Guia da Farmácia
Notícias

Consumo deve manter crescimento em 2025, ainda que em menor

Por Guia da Farmácia 19 de dezembro de 2024 Nenhum comentário 3 Minutos de leitura
Consumo-deve-manter-crescimento-em-2025-ainda-que-em-menor

O consumo de bens não duráveis deverá continuar em alta no próximo ano na América Latina, ainda que em menor intensidade. De acordo com o levantamento Consumer Insights Q3 2024, produzido pela divisão Worldpanel da Kantar, a projeção é que as compras cresçam cerca de 0,6% em unidades. Cada mercado, porém, deve performar de maneira diferente.

Brasil e Colômbia, por exemplo, devem crescer acima da média da região. A expectativa para América Central (Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicarágua e Panamá), México e Peru é que o mercado permaneça estável. Argentina, Bolívia e Chile, por sua vez, devem ficar abaixo da média.

Projeções

As projeções são baseadas no cenário de consumo do terceiro trimestre de 2024, que apresentou alta de 1,5% em termos de volume. Com isso, a região completou nove trimestres consecutivos de expansão. “Apesar do crescimento mais lento, a demanda consistente por produtos massivos em trimestres seguidos reflete a recuperação socioeconômica na maior parte da região e uma nova forma de comprar dos latinos”, comenta Marcela Botana, Market Development Director Latam, da Kantar.

Na prática, isso se traduz em carrinhos de compras maiores (alta de 11% no terceiro trimestre de 2024 em comparação ao anterior) e na priorização de cestas básicas. Alimentos e Bebidas continuam sendo majoritários, abocanhando 34,7% e 19,8% de relevância em 2024, respectivamente. Os Laticínios, contudo, seguem tendência de queda, indo de 19,2% em 2023 para 18,5% em 2024.

Canal de compras

Quando o assunto é canal de compras, as lojas tradicionais apresentaram declínio pelo oitavo mês consecutivo, caindo 44% em contribuição em setembro de 2024. Isso é algo inédito, já que sempre foi o maior e mais sólido nesse mercado. A preferência é transferida, principalmente, para as lojas de desconto (47%) e para os atacadistas (39%).

Uma novidade na região é que as marcas próprias vêm liderando o crescimento desde março de 2024 – isso mesmo representando apenas 7% do volume total. Elas, inclusive, impulsionam mais de 30% das novas vendas em todas as cestas, com destaque para Beleza e Cuidado Pessoal (40%) e Alimentos (26%) e Bebidas (70%).

“Acreditamos que 2025 pode ser o primeiro ano em que a América Latina, por muito tempo capitaneada por marcas comerciais, se volte para as marcas próprias como a principal fonte de crescimento do volume de bens não duráveis”, analisa a executiva.

Ainda é válido destacar que questões como sustentabilidade e valores pessoais continuam a influenciar as decisões do latino-americano. A quantidade de Eco-Actives (compradores que se preocupam com o planeta e estão tomando as medidas necessárias para reduzir o desperdício) cresceu de 18% em 2023 para 27% no ano seguinte.

Fonte: Kantar
Foto: Shutterstock

Leia também:

Exclusivo: veja ranking com os 20 desodorantes mais vendidos na farmácia

Guia da Farmácia

Premiado pela Anatec na categoria de mídia segmentada do ano, o Guia da Farmácia é hoje a publicação mais conhecida e lembrada pelos profissionais do varejo farmacêutico. Seu conteúdo diferenciado traz informações sobre os principais assuntos, produtos, empresas, tendências e eventos que permeiam o setor, além de Suplementos Especiais temáticos e da Lista de Preços mais completa do mercado.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Edição Atual

Prescrição em Debate

Notícias da Última Edição

Mais força e imunidade com vitamina C

8 de janeiro de 2025 Leia mais »

Fortalecendo a mente com as vitaminas C e D

4 de dezembro de 2024 Leia mais »

Franquias que cuidam

2 de dezembro de 2024 Leia mais »

Fios protegidos no verão

2 de dezembro de 2024 Leia mais »

Redes Sociais

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Telegram
  • WhatsApp

Sobre

Revista dirigida aos profissionais de saúde.

Rua da Paz, 1601
Conj 507
Chácara Santo Antônio, São Paulo - SP
04713-002
Tel: (11) 5082-2200
Clique aqui para enviar uma mensagem

Estamos nas redes sociais:

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • LinkedIn

Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de Serviço são aplicados.

Institucional

  • Sobre o Guia da Farmácia
  • Contento
  • Anuncie
  • Loja Virtual
  • Assine o Guia da Farmácia
  • Outros sites do Grupo
    • Medicamentos Equivalentes
    • Medicamentos Genéricos
  • LGPD – Política de privacidade

Últimos Posts

RD Saúde abre 3000 vagas de trabalho

RD Saúde abre 3000 vagas de trabalho

4 de agosto de 2025
Viroses: veja o que pode ajudar na recuperação

Viroses: veja o que pode ajudar na recuperação

13 de janeiro de 2025
Surya Cosméticos cresce 30% no mercado norte-americano

Surya Cosméticos cresce 30% no mercado norte-americano

13 de janeiro de 2025
FIT FOOD amplia portfólio de snacks saudáveis

FIT FOOD amplia portfólio de snacks saudáveis

13 de janeiro de 2025
São João disponibiliza totens de autoatendimento

São João disponibiliza totens de autoatendimento

13 de janeiro de 2025