Close Menu
Login
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Notícias
    • Mercado
    • Saúde
    • PDV
    • Medicamentos
    • HPC
    • Regulatório
    • Lançamentos
  • Revista
    • Edição Atual
    • Edições Anteriores
    • Colunistas
    • Guia da Farmácia Responde
  • + Conteúdo
    • Vídeos
    • Ebooks
    • Especiais
    • Ferramentas
  • Plataformas
    • Guia Farma Digital
    • Guia de Equivalentes
    • Guia de Genericos
  • Serviços
    • Indústrias
    • Distribuidoras
    • Farmácias
    • Bulas
  • Busca de Medicamentos
  • Anuncie
ASSINE o Guia da Farmácia Cadastre-se na Área Restrita
×

Área Restrita

Cadastro gratuito apenas para prescritores de medicamento.
Acesse conteúdos exclusivos do Portal.

Cadastre-se

Esqueceu a senha?
Facebook X (Twitter) Instagram YouTube Login
Guia da Farmácia Guia da Farmácia
Guia da Farmácia
  • Notícias
    • Mercado
    • Saúde
    • PDV
    • Medicamentos
    • HPC
    • Regulatório
    • Lançamentos
  • Revista
    • Edição Atual
    • Edições Anteriores
    • Colunistas
    • Guia da Farmácia Responde
  • + Conteúdo
    • Vídeos
    • Ebooks
    • Especiais
    • Ferramentas
  • Plataformas
    • Guia Farma Digital
    • Guia de Equivalentes
    • Guia de Genericos
  • Serviços
    • Indústrias
    • Distribuidoras
    • Farmácias
    • Bulas
  • Busca de Medicamentos
  • Anuncie
ASSINE o Guia da Farmácia
Mercado

Confira tendências de consumo e varejo no Brasil e na América Latina

Por Guia da Farmácia 12 de agosto de 2024 Atualizado em: 12 de agosto de 2024 Nenhum comentário 3 Minutos de leitura
Conheça-tendências-de-consumo-e varejo-no-Brasil-e-na-América-Latina
Recentemente, o country manager da Zebra Technologies, Vanderlei Ferreira, trouxe dados valiosos para o mercado em relação à logística brasileira. Dessa vez, a empresa apresenta uma pesquisa que mapeia as preferências de consumo no mercado latino-americano e brasileiro.
Entre as principais conclusões, destaque para os contrastes significativos entre o e-commerce e as lojas físicas, além da importância crescente da abordagem omnicanal.

Preferência por lojas físicas

Na América Latina, as lojas físicas continuam a ser a escolha preferida dos consumidores, especialmente em setores como alimentação, moda e fast-food. Essa preferência oferece uma oportunidade para otimizar a experiência digital nesses segmentos.
A maioria dos consumidores valoriza a possibilidade de “ver, tocar ou experimentar” os produtos antes da compra. No entanto, o estudo mostra que usuários de 25 a 34 anos são os menos satisfeitos com as compras em lojas físicas, enquanto a satisfação aumenta entre consumidores de 45 a 54 anos e acima de 55 anos.

E-commerce em ascensão no Brasil

Apesar da preferência geral por lojas físicas na América Latina, o Brasil se destaca pelo faturamento recorde de vendas online. Dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) revelam que o setor de e-commerce brasileiro atingiu R$185,7 bilhões em 2023, com previsão de crescimento contínuo nos próximos quatro anos. Isso consolida o e-commerce como um dos principais players do mercado nacional.
Embora 80% dos consumidores estejam satisfeitos com suas compras online, 83% consideram a facilidade para encontrar produtos como o fator mais importante, e 81% destacam a variedade de artigos como primordial. Ainda assim, compradores de 18 a 24 anos (76%) e acima de 55 (76%) são os menos satisfeitos com as compras online — embora mantenham níveis elevados de satisfação.
A pesquisa também aponta áreas que necessitam de melhorias: 56% dos entrevistados mencionam os custos com entrega, e 58% indicam a necessidade de facilitar trocas e devoluções. Além disso, 40% dos compradores na América Latina visitaram uma loja física nos últimos três meses para devolver ou trocar um produto.

Omnicanalidade, pagamentos e uso de aplicativos móveis

O estudo destaca a importância da abordagem omnicanal para atender às expectativas dos consumidores. No Brasil, por exemplo, apenas 12% dos consumidores fazem compras exclusivamente em lojas físicas, enquanto 12% compram exclusivamente online, semelhante ao Chile, onde essa porcentagem chega a 13%.
Outro insight foi é em relação ao uso de aplicativos para pedidos móveis. Isso por que é cada vez mais comum entre os consumidores — somente 24% dos consumidores latino-americanos nunca realizaram um pedido móvel. Brasil (28%) e Colômbia (27%) lideram nesse aspecto, enquanto Argentina (14%) e Chile (13%) são os países com menor adesão a pedidos móveis.
Fonte: e-commerce Brasil
Foto: Shutterstock

Leia mais:

Exclusivo: saiba como o varejo farma pode reduzir perdas

Guia da Farmácia

Premiado pela Anatec na categoria de mídia segmentada do ano, o Guia da Farmácia é hoje a publicação mais conhecida e lembrada pelos profissionais do varejo farmacêutico. Seu conteúdo diferenciado traz informações sobre os principais assuntos, produtos, empresas, tendências e eventos que permeiam o setor, além de Suplementos Especiais temáticos e da Lista de Preços mais completa do mercado.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Edição Atual

Prescrição em Debate

Notícias da Última Edição

Mais força e imunidade com vitamina C

8 de janeiro de 2025 Leia mais »

Fortalecendo a mente com as vitaminas C e D

4 de dezembro de 2024 Leia mais »

Franquias que cuidam

2 de dezembro de 2024 Leia mais »

Fios protegidos no verão

2 de dezembro de 2024 Leia mais »

Redes Sociais

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Telegram
  • WhatsApp

Sobre

Revista dirigida aos profissionais de saúde.

Rua da Paz, 1601
Conj 507
Chácara Santo Antônio, São Paulo - SP
04713-002
Tel: (11) 5082-2200
Clique aqui para enviar uma mensagem

Estamos nas redes sociais:

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • LinkedIn

Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de Serviço são aplicados.

Institucional

  • Sobre o Guia da Farmácia
  • Contento
  • Anuncie
  • Loja Virtual
  • Assine o Guia da Farmácia
  • Outros sites do Grupo
    • Medicamentos Equivalentes
    • Medicamentos Genéricos
  • LGPD – Política de privacidade

Últimos Posts

RD Saúde abre 3000 vagas de trabalho

RD Saúde abre 3000 vagas de trabalho

4 de agosto de 2025
Viroses: veja o que pode ajudar na recuperação

Viroses: veja o que pode ajudar na recuperação

13 de janeiro de 2025
Surya Cosméticos cresce 30% no mercado norte-americano

Surya Cosméticos cresce 30% no mercado norte-americano

13 de janeiro de 2025
FIT FOOD amplia portfólio de snacks saudáveis

FIT FOOD amplia portfólio de snacks saudáveis

13 de janeiro de 2025
São João disponibiliza totens de autoatendimento

São João disponibiliza totens de autoatendimento

13 de janeiro de 2025