Close Menu
Login
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Notícias
    • Mercado
    • Saúde
    • PDV
    • Medicamentos
    • HPC
    • Regulatório
    • Lançamentos
  • Revista
    • Edição Atual
    • Edições Anteriores
    • Colunistas
    • Guia da Farmácia Responde
  • + Conteúdo
    • Vídeos
    • Ebooks
    • Especiais
    • Ferramentas
  • Plataformas
    • Guia Farma Digital
    • Guia de Equivalentes
    • Guia de Genericos
  • Serviços
    • Indústrias
    • Distribuidoras
    • Farmácias
    • Bulas
  • Busca de Medicamentos
  • Anuncie
ASSINE o Guia da Farmácia Cadastre-se na Área Restrita
×

Área Restrita

Cadastro gratuito apenas para prescritores de medicamento.
Acesse conteúdos exclusivos do Portal.

Cadastre-se

Esqueceu a senha?
Facebook X (Twitter) Instagram YouTube Login
Guia da Farmácia Guia da Farmácia
Guia da Farmácia
  • Notícias
    • Mercado
    • Saúde
    • PDV
    • Medicamentos
    • HPC
    • Regulatório
    • Lançamentos
  • Revista
    • Edição Atual
    • Edições Anteriores
    • Colunistas
    • Guia da Farmácia Responde
  • + Conteúdo
    • Vídeos
    • Ebooks
    • Especiais
    • Ferramentas
  • Plataformas
    • Guia Farma Digital
    • Guia de Equivalentes
    • Guia de Genericos
  • Serviços
    • Indústrias
    • Distribuidoras
    • Farmácias
    • Bulas
  • Busca de Medicamentos
  • Anuncie
ASSINE o Guia da Farmácia
PDV

Conectividade na farmácia: gerando KPI´s para aumento de vendas e segurança

Por Guia da Farmácia 10 de janeiro de 2023 Atualizado em: 11 de janeiro de 2023 Nenhum comentário 3 Minutos de leitura
Conectividade-KPI´s

O que é um KPI Farmacêutico?

Um indicador chave de desempenho farmacêutico (KPI) é uma medida quantificável usada para monitorar o desempenho de uma farmácia. Os KPIs ajudam as empresas a alinharem suas estratégias aos objetivos, aumentando as chances de sucesso. “Na indústria farmacêutica, o objetivo geralmente é garantir a boa saúde do paciente e, ao mesmo tempo, manter a lucratividade”, afirma o diretor da Linx Farma, Luis Fischpan.

Como identificar as métricas farmacêuticas certas

Os KPIs são uma forma de comunicação, é por meio dos dados que os insights virão e poderão ajudar na transformação dos números em informações. Os KPIs têm muito mais chances de serem absorvidos e aplicados se forem concisos, claros e relevantes. Mesmo que se tenha o conjunto mais formidável de KPIs no repertório, sem um método eficaz de comunicação, a estratégia não será alcançada. Para isso, Luis Fischpan, colocou algumas dicas fundamentais para quem está elaborando os KPI´s que nortearão a estratégia do seu negócio:

  • Desenvolva uma linha de base: as linhas de base são importantes pois ajudarão na comparação dos KPI´s no futuro. É fundamental registrar o tempo e o valor de uma métrica quando ela é criada, do contrário, será difícil mensurar o progresso.
  • Analise os dados: a análise das métricas é essencial! De nada adiantará colher as informações necessárias e não utilizá-las na produção de insights. Não se esqueça de que as métricas foram criadas para fornecer dados sobre o estado atual do seu negócio.
  • Tome uma atitude: o objetivo de uma métrica é identificar oportunidades de maximização e otimização. Mais do que a análise dos dados, é importante que você estrategie mudanças em cima das informações que colheu.
  • Revisão: os programas de KPI incluem revisões regulares das métricas e suas tendências. As avaliações trazem visibilidade às métricas e evocam um senso de responsabilidade na equipe. Se sua equipe vê os resultados de seu trabalho árduo, é mais provável que ela assuma mais responsabilidade em seu função e ajude a melhorar as métricas.

Farmácias 4.0: a importância da conectividade

A melhor maneira de se obter bons insights, criar estratégias relevantes e transformar números em informações, é por meio de softwares de conectividade. Após a definição dos KPIs e de tecnologia de ponta, é possível definir prazos, progredir na redução de atrasos, criar estratégias sobre os excedentes de estoques, determinar quais produtos geram mais lucro e o principal, monitorar esses dados com um clique.

Cada dia mais os softwares conhecem as necessidades do mercado, do farmacêutico e auxiliam a fazer a gestão completa da farmácia de forma rápida e intuitiva. Alguns features imprescindíveis para o gerenciamento do seu negócio são:

  • Gestão de vendas, estoques, validade e compras
  • Controle de caixa e emissão de notas fiscais
  • Gestão de vendas de convênios, PBM e CMV
  • Integração com SNGPC
  • PDV com indicação do medicamento que trará mais lucratividade
  • Gestão tributária de remédios

Muito além dos medicamentos: hubs de saúde inovam o setor farmacêutico 

Fonte: diretor da vertical de Farma da Linx, Luis Fischpan, com exclusividade para o portal Guia da Farmácia.

Foto: Divulgação

Guia da Farmácia

Premiado pela Anatec na categoria de mídia segmentada do ano, o Guia da Farmácia é hoje a publicação mais conhecida e lembrada pelos profissionais do varejo farmacêutico. Seu conteúdo diferenciado traz informações sobre os principais assuntos, produtos, empresas, tendências e eventos que permeiam o setor, além de Suplementos Especiais temáticos e da Lista de Preços mais completa do mercado.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Edição Atual

Prescrição em Debate

Notícias da Última Edição

Mais força e imunidade com vitamina C

8 de janeiro de 2025 Leia mais »

Fortalecendo a mente com as vitaminas C e D

4 de dezembro de 2024 Leia mais »

Franquias que cuidam

2 de dezembro de 2024 Leia mais »

Fios protegidos no verão

2 de dezembro de 2024 Leia mais »

Redes Sociais

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Telegram
  • WhatsApp

Sobre

Revista dirigida aos profissionais de saúde.

Rua da Paz, 1601
Conj 507
Chácara Santo Antônio, São Paulo - SP
04713-002
Tel: (11) 5082-2200
Clique aqui para enviar uma mensagem

Estamos nas redes sociais:

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • LinkedIn

Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de Serviço são aplicados.

Institucional

  • Sobre o Guia da Farmácia
  • Contento
  • Anuncie
  • Loja Virtual
  • Assine o Guia da Farmácia
  • Outros sites do Grupo
    • Medicamentos Equivalentes
    • Medicamentos Genéricos
  • LGPD – Política de privacidade

Últimos Posts

RD Saúde abre 3000 vagas de trabalho

RD Saúde abre 3000 vagas de trabalho

4 de agosto de 2025
Viroses: veja o que pode ajudar na recuperação

Viroses: veja o que pode ajudar na recuperação

13 de janeiro de 2025
Surya Cosméticos cresce 30% no mercado norte-americano

Surya Cosméticos cresce 30% no mercado norte-americano

13 de janeiro de 2025
FIT FOOD amplia portfólio de snacks saudáveis

FIT FOOD amplia portfólio de snacks saudáveis

13 de janeiro de 2025
São João disponibiliza totens de autoatendimento

São João disponibiliza totens de autoatendimento

13 de janeiro de 2025