
Aumentar as vendas por meio da ciência do consumo, ativação e retenção dos shoppers é algo que já abordamos bastante por aqui.
Isso pode ser feito através de um programa de relacionamento, que para funcionar precisa seguir 4 etapas, que explicamos aqui (https://homologacaosite.com.br/guia-da-farmacia/espm-farma-academy-como-fidelizar-seu-cliente-com-o-uso-de-dados/).
Porém, para o programa de relacionamento funcionar, é preciso envolver a equipe da farmácia. “É preciso treinar o time, explicando o que é o programa de relacionamento e os objetivos disso, bem como, a forma correta de abordar o cliente para convidá-lo a participar, e as vantagens que ele terá com isso”, explica a head de vendas da Bnex, Juliana Milton.
Além disso, para motivar a equipe, é possível promover um sistema de prêmios para quem for melhor na obtenção de dados dos programas de relacionamento. “Não é preciso gastar dinheiro para fazer isso. Você pode premiar, por exemplo, com uma folga extra no sábado”, orienta Juliana.
Isso faz parte do tema do quarto workshop do ESPM Farma Academy, feito em parceria com a Contento Comunicação e o Guia da Farmácia, que aconteceu ontem (26): o employee experience.
“Estamos na era do employee experience, que visa melhorar o atendimento ao cliente através da valorização do seu colaborador. Para isso, é preciso que o líder crie uma empresa onde o colaborador queira estar. Para isso é preciso mapear a jornada do colaborador dentro da empresa, vendo como pode melhorar em cada etapa”, conta o mentor de gestores e líderes, professor da ESPM e sócio proprietário da Mega Inovação Consultoria e Treinamento, Amarildo Nogueira.
Para Nogueira, a comunicação assertiva é uma das chaves para isso, pois através dela o líder e os colaboradores podem alinhar expectativas, necessidades e desejos. “É preciso acolher, integrar e acompanhar o colaborador, pois só assim ele de fato vestirá a camisa da sua farmácia e se dedicará 100% ao trabalho. Com isso, o atendimento ao cliente melhora”, explica o especialista.
Para fazer isso, é necessário realizar feedbacks constantes, treinamentos, oferecer um plano de carreira, remunerações justas e participação nos resultados da empresa. “Depois de criar um plano de ação para melhorar a experiência do seu colaborador, você precisa avaliar a situação atual, definir as metas e os resultados esperados, desenvolver estratégias, implementar as iniciativas, comunicar os colaboradores de forma assertiva, avaliação de tudo que foi pré-estabelecido e ajustar se necessário”, orienta Nogueira.
O Farma Academy abordará temas da situação atual e tendências do varejo farmacêutico, pesquisa e design de jornadas, com laboratório prático, com apresentação e discussão em grupo de tudo que foi aprendido.
Fique atento ao portal do Guia da Farmácia, para se cadastrar nos próximos workshops do Farma Academy.
Foto e fonte: Guia da Farmácia