Close Menu
Login
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Notícias
    • Mercado
    • Saúde
    • PDV
    • Medicamentos
    • HPC
    • Regulatório
    • Lançamentos
  • Revista
    • Edição Atual
    • Edições Anteriores
    • Colunistas
    • Guia da Farmácia Responde
  • + Conteúdo
    • Vídeos
    • Ebooks
    • Especiais
    • Ferramentas
  • Plataformas
    • Guia Farma Digital
    • Guia de Equivalentes
    • Guia de Genericos
  • Serviços
    • Indústrias
    • Distribuidoras
    • Farmácias
    • Bulas
  • Busca de Medicamentos
  • Anuncie
ASSINE o Guia da Farmácia Cadastre-se na Área Restrita
×

Área Restrita

Cadastro gratuito apenas para prescritores de medicamento.
Acesse conteúdos exclusivos do Portal.

Cadastre-se

Esqueceu a senha?
Facebook X (Twitter) Instagram YouTube Login
Guia da Farmácia Guia da Farmácia
Guia da Farmácia
  • Notícias
    • Mercado
    • Saúde
    • PDV
    • Medicamentos
    • HPC
    • Regulatório
    • Lançamentos
  • Revista
    • Edição Atual
    • Edições Anteriores
    • Colunistas
    • Guia da Farmácia Responde
  • + Conteúdo
    • Vídeos
    • Ebooks
    • Especiais
    • Ferramentas
  • Plataformas
    • Guia Farma Digital
    • Guia de Equivalentes
    • Guia de Genericos
  • Serviços
    • Indústrias
    • Distribuidoras
    • Farmácias
    • Bulas
  • Busca de Medicamentos
  • Anuncie
ASSINE o Guia da Farmácia
PDV

Como atender a terceira idade na farmácia?

Por Guia da Farmácia 9 de novembro de 2020 Atualizado em: 24 de setembro de 2020 Nenhum comentário 3 Minutos de leitura
terceira-idade-farmacia

A população brasileira manteve a tendência de envelhecimento dos últimos anos e ganhou 4,8 milhões de idosos desde 2012, superando a marca dos 30,2 milhões em 2017, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD) – Características dos Moradores e Domicílios, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Por isso, aumenta a necessidade de adequarmos o atendimento das farmácias a esse público.

Confira as dicas da palestrante, consultora de empresas e colunista do Guia da Farmácia, Silvia Osso, para melhor atender a terceira idade na farmácia:

Sortimento: os clientes idosos esperam encontrar no ponto de venda (PDV) produtos que os beneficiem e que os auxiliem na qualidade de vida.

Atendimento: neste quesito, é preciso enxergar que a menor habilidade física não significa menor capacidade mental. É preciso perceber que apenas parte da população idosa é “carente” e precisa de atenção especial. Portanto, não se deve tratá-los como se fossem incapazes.

O profissional de farmácia tem de estar capacitado para atender bem a todos os públicos e deixar de lado um tratamento especial apenas para o idoso. A inclusão é vital.

Digitalização: eles querem interagir com produtos eletrônicos, por exemplo, mas são mais impacientes em relação ao novo. Nesse sentido, as empresas podem investir em interfaces mais amigáveis e desenvolver manuais de leitura mais agradáveis e fáceis.

Infraestrutura: as lojas não precisam ser adaptadas para idosos. Elas precisam ser funcionais e servirem para todos os públicos. Atualmente, elas devem ter ótima sinalização visual, tanto para as categorias quanto para os grupos ou subgrupos.

Cuidados com a pandemia: nesse sentido, valem as sinalizações para as regras de convivência, como “use máscaras”, “evite ficar próximo das pessoas”. Outros cuidados são presença de suportes para álcool gel; tapetes higienizadores; corredores mais largos; balizas com faixas impedindo aproximação do balcão; e barreiras protetoras de acrílico/vidro nos caixas.

Atenção Farmacêutica: este serviço tem uma gama variada para atendimento e deve ser disponibilizado a todos os clientes. Afinal, os jovens também precisam de atenção sobre diabetes ou nutrição. Portanto, todos os serviços fazem parte da oferta para todos, incluindo os testes laboratoriais e as vacinas.

Necessidade de inclusão: é preciso desmistificar o idoso como um “velhinho desprotegido”. Isso é cultural, no Brasil, e deve ser abolido no atendimento ao consumidor. As farmácias ainda não têm necessidade de segmentar esse tipo de atendimento, layout ou mix.

Fonte: Guia da Farmácia

Foto: Shutterstock

Guia da Farmácia

Premiado pela Anatec na categoria de mídia segmentada do ano, o Guia da Farmácia é hoje a publicação mais conhecida e lembrada pelos profissionais do varejo farmacêutico. Seu conteúdo diferenciado traz informações sobre os principais assuntos, produtos, empresas, tendências e eventos que permeiam o setor, além de Suplementos Especiais temáticos e da Lista de Preços mais completa do mercado.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Edição Atual

Prescrição em Debate

Notícias da Última Edição

Mais força e imunidade com vitamina C

8 de janeiro de 2025 Leia mais »

Fortalecendo a mente com as vitaminas C e D

4 de dezembro de 2024 Leia mais »

Franquias que cuidam

2 de dezembro de 2024 Leia mais »

Fios protegidos no verão

2 de dezembro de 2024 Leia mais »

Redes Sociais

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Telegram
  • WhatsApp

Sobre

Revista dirigida aos profissionais de saúde.

Rua da Paz, 1601
Conj 507
Chácara Santo Antônio, São Paulo - SP
04713-002
Tel: (11) 5082-2200
Clique aqui para enviar uma mensagem

Estamos nas redes sociais:

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • LinkedIn

Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de Serviço são aplicados.

Institucional

  • Sobre o Guia da Farmácia
  • Contento
  • Anuncie
  • Loja Virtual
  • Assine o Guia da Farmácia
  • Outros sites do Grupo
    • Medicamentos Equivalentes
    • Medicamentos Genéricos
  • LGPD – Política de privacidade

Últimos Posts

RD Saúde abre 3000 vagas de trabalho

RD Saúde abre 3000 vagas de trabalho

4 de agosto de 2025
Viroses: veja o que pode ajudar na recuperação

Viroses: veja o que pode ajudar na recuperação

13 de janeiro de 2025
Surya Cosméticos cresce 30% no mercado norte-americano

Surya Cosméticos cresce 30% no mercado norte-americano

13 de janeiro de 2025
FIT FOOD amplia portfólio de snacks saudáveis

FIT FOOD amplia portfólio de snacks saudáveis

13 de janeiro de 2025
São João disponibiliza totens de autoatendimento

São João disponibiliza totens de autoatendimento

13 de janeiro de 2025