
O Plenário do Conselho Federal de Farmácia debateu e deliberou, nesta quinta-feira, 25/05, pela elaboração de uma resolução que venha dimensionar a carga de trabalho do farmacêutico, a partir das atribuições que ele é encarregado de desenvolver em seu ambiente laboral. A questão foi trazida à discussão pelo conselheiro federal de Farmácia pelo estado do Amapá, Carlos André Oeiras Sena, frente à expansão da farmácia clínica, ao advento da prescrição digital e à incorporação de novos serviços, especialmente pela farmácia comunitária.
“Além das mudanças que por si exigem uma dedicação maior dos farmacêuticos, como a prescrição digital, verificamos que os estabelecimentos passam a ofertar serviços sem ampliar o quadro de profissionais, o que impõe uma sobrecarga de trabalho muito grande para seus contratados”, explica o conselheiro. “São penalizados o profissional, e, também, os usuários de medicamentos que recorrem à farmácia”, acrescenta.
Para o presidente do CFF, Walter da Silva Jorge João, uma resolução de dimensionamento da carga de trabalho do farmacêutico se faz necessária em consequência da evolução da profissão. “O que é muito positivo! Nossa iniciativa, de buscar essa regulamentação, reflete com propriedade uma preocupação que o Conselho Federal de Farmácia sempre tem, de não apenas regulamentar as atribuições do farmacêutico, mas também de viabilizar as condições para que ele possa exercê-las, com qualidade”, salienta.
CFF lança campanha em prol da prescrição correta de medicamentos
A proposta foi feita por mim, Gilcilene Chaer, conselheira federal de farmácia pelo DF. Já solicitei ao CFF a correção da informação.
Concordo plenamente em questão de sobrecarga de funções.
Cansativo exercer função de operador de caixa, balconista, gerência e farmacêutico todos dias.
Eu sou contra ser atribuído aos farmacêuticos outras responsabilidades que estão fora da sua responsabilidade, sem contar o salário que é uma brincadeira né, o ruim é que se não for levado em pauta e ter uma conclusão benéfica a profissão corre o risco de diminuir, porque falo por mim, estou frustrado com a profissão, tanto salarial qto profissional.
Tem farmacêutico passando pano no chão e limpando prateleira enquanto balconista ESTA NO BALCÃO vendendo e dispensando medicamento. É inadmissível.
Muito boa essa preocupação. Mas não pidemos esquecer que além de novas funções o farmacêutico deveria e poderia requisitar melhores salários ou até reconhecimento financeiro por funções acumuladas.
O farmacêutico também poderia ter o direito de atender em outros estabelecimentos, poder prescrever alguns antibióticos, manutenção de prescrição de receitas de antidepressivos para pacientes em uso prolongado, entre outras funções.
De fato! Alguém tem que tomar a iniciativa de melhorar a carga horária dos farmacêuticos, pois estudaram bastante pra trabalhar igual peão. E o salário nem merece ser detalhado. É muito estudo, muita responsabilidade pra ser escravo… É assim que os governantes querem os profissionais. Muito imposto e escravidão.
Jura que farmacêutico trabalha mesmo?
Pq na prática eu não vejo, é só um poste dentro de uma drogaria, não sabem nada, não sabem vender, não sabem indicar nem uma dipirona pra febre.Estudaram tanto e a grande maioria não aprendeu nada,não sabem nem quais são os documentos pra uma drogaria funcionar
Vou responder aqui em nome de todos os profissionais farmacêuticos à pessoa ai de cima, primeiro que não ficamos numa faculdade 4 anos, dedicando nosso precioso tempo pra ser vendedor de medicamentos, e o “POSTE” a qual se refere está permitindo que a farmácia esteja aberta, porque como vc nao conhece a legislação determina o funcionamento somente com a presença do farmacêutico, é por isso que a nossa profissão é tão desvalorizada, pois tem farmacêuticos ainda que se sugeitam a isso, desculpe mais precisamos rever esses conceitos. Porta aberta? Salario digno para os profissionais farmacêuticos, do contrario contratam VENDEDORES como a pessoa acima mesmo disse, aliás pra isso não precisa estudar né, e vender medicamentos é tão fácil como vender sapatos né amiga?
Se vc fala isso pq e uma pessoa incmpetente,ou daquela que acha melhor que um médico e só sabe tomar dipirona ou dorflex
Vai no médico nem sabe nem o que tem ou vai numa farmácia só pra desfilar na perfumaria
Estou desde 2016 sem reajuste salarial, uma vergonha! Deveria ser antiético receber um salário assim defasado. A carga de trabalho cada vez pior, mais cobranças, está desanimador. Vale mais a pena trabalhar de camelô. VERGONHA!!!
Ética x Salário, o que uma coisa tem a ver com a outra?
Não sabe nem oq está falando, sem capacidade intelectual para reinvindicar aumento.
O Farmacêutico tem que ser valorizado e reconhecido. A responsabilidade do Farmacêutico é imensa. Nosso salário é pouco, as empresas privadas e os serviços públicos não respeitam o piso salarial de cada Estado. Há acumulo de serviço, o Farmacêutico faz entregas, faz limpeza e considerado estoquista, isso não e função do farmacêutico. A função do farmacêutico é fiscalizar, coordenar e orientar os setores onde existem medicamentos, e realizar a Atenção Farmacêutico onde a o contato com o paciente, promover saúde. Tem Farmacêutico que trabalha mais que 8 horas as vezes fazendo serviço que nem é dele e aínda não ganha horário extra, é uma pena isso. Não há respeito com a profissão, só vê o lucro! A vigilância sanitária município é outra que não colabora, deixa passar muita coisa. Os Farmacêuticos no final são mais penalizados do que as empresas e o serviço público que exploram o seu trabalho.
Eu estou no ramo farmaceutico a anos ,entendo q qdo a pessoa entra no ramo é por q gosta …pois já sabemos a carga horaria e o salario . Sem contar q as pequenas drogarias nao suportam pagar 2 farmaceuticos pra cumprir as horas de funcionamento…é de se pensar…
É lamentável ficamos fazendo teste de CoviD sem ganhar nem insalubridade,final de semana não temos qualidade de vida não podemos viajar porque só folga um dia .
Somos escravos do sistema infelizmente
Precisamos de mais qualidade de vida.
Graças a Deus, alguém pensou nisso ! Tomara que não caia no esquecimento! E que logo saia uma resolução que nos ajude, porque a escala de drogaria é muito exaustiva! Temos vida fora do trabalho, precisamos de um tempo livre pra ter saúde mental e física, esse tempo é investimento em nós mesmos e se inclui também em se atualizar, estudar. Estamos cansados de ter que escolher se vamos descansar/sair/estudar com 1 dia de folga.
A pessoa nem sabe o quanto trabalhamos, não sabe o quanto somos cobrados e não sabe quantas tarefas temos que fazer, e temos que parar toda hora pra atender….e vem falar. Faça-me o favor, dá licença! Se parece tão fácil, vá ao nosso lugar, não passa vontade não.
Aposto que em 3 dias, não aguenta.
Bem trabalho em farmacia a 32 anos e claro difícil quase não tem farmacêuticos com 32 anos de experiência no mercado…acho que deveria abrir o leke para trabalhar e 2 ou mais drogarias seria melhor para todos hoje concordo que o salário do farmacêutico é baixo mas pelo situação do país é quase impagável uma farmacia de bairro que vende 50 mil arcar com um salário desses que não verdade com encargos inss férias décimo chega a mais de 6 mil fácil tem muita coisa a ser feita ainda