
Considerando os aprendizados dos últimos meses de pandemia, independentemente do cenário (com ou sem vacina), a demanda do varejo farmacêutico não será impactada de forma significativa, segundo análise do VP Latam da Close-Up International, Paulo Paiva, durante o Abrafarma Future Trends, realizado hoje (09).
Nesse sentido, o evento, desenvolvido pela Associação Brasileira das Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), e que está entre os mais importantes do varejo nacional, trouxe, no primeiro dia, uma análise sobre o que esperar para o varejo farmacêutico entre 2020 e 2021, considerando uma série de cenários.
“O cenário em que teremos vacina e imunização lenta tende a ser o mais provável no médio e longo prazo. A vacina tem alta chances de ser efetiva, mas a distribuição e índices de imunização são os fatores relevantes e de alto impacto de sucesso”, analisa Paiva.
Ademais, o executivo traçou três cenários possíveis para o varejo farmacêutico para os próximos anos considerando uma maior ou menor disponibilidade de uma vacina contra a Covid-19. Acompanhe:
Como fica o cenário para a saúde e varejo farmacêutico sem vacina?
- Em primeiro lugar, haverá permanência do isolamento social, porém apenas para um nicho menor da população (população com condições de manter o home office).
- Segue o maior impacto para aqueles pontos de vendas (PDVs) de grandes redes, sobretudo entre as localizadas em centros empresariais.
- A relação representantes X médicos e pacientes X médicos deve ter intensificação da visita digital e consulta digital.
- Primordialmente, a expectativa é a de que a população atinja a imunidade ‘de rebanho’ de forma mais rápida.
Como fica o cenário para a saúde e varejo farmacêutico com vacina funcionando parcialmente?
- Permanência do isolamento social, porém apenas para um nicho menor da população (população com condições de manter o home office).
- Redução gradual do isolamento social durante todo o ano de 2021.
- A demanda nas grandes redes aumentará gradualmente nos centros empresariais.
- Decerto, a relação entre ‘representantes X médicos’ e ‘pacientes X médicos’ deve ter intensificação da visita digital e consulta digital em 2021.
Como fica o cenário para a saúde e varejo farmacêutico com vacina funcionando totalmente?
- Espera-se a extinção do isolamento social, com o retorno da atividade econômica no mesmo nível pré- pandemia
- A relação entre representantes X médicos e pacientes X médicos deve ter intensificação da visita digital e consulta digital em 2021.
- Enfim, a demanda nas grandes redes aumentará gradualmente nos grandes centros empresariais.
Fonte: Guia da Farmácia
Foto: divulgação